Pages

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A importância da Arqueologia Bíblica


Cristianismo é uma fé histórica baseada em eventos reais registrados na Bíblia. A arqueologia tem, portanto, desempenhado um papel fundamental nos estudos bíblicos e apologéticos do cristianismo de várias maneiras.


Primeiro, a arqueologia confirmou a exatidão histórica da Bíblia. Ter verificado muitos locais antigos, civilizações e personagens bíblicos cuja existência foi questionada pelo mundo acadêmico e, muitas vezes descartada como mitos. A arqueologia bíblica tem silenciado muitos críticos como novas descobertas apoiaram os fatos da Bíblia.



Segundo, a arqueologia nos ajuda a melhorar a nossa compreensão da Bíblia. Apesar de não ter os escritos originais dos autores, milhares de manuscritos antigos afirmarem que temos uma transmissão exata dos textos originais. Arqueologia também pode nos ajudar a compreender melhor as nuances e usos de palavras bíblicas como eles foram usados ​​em seu dia.



Terceiro, a arqueologia ajuda a ilustrar e explicar passagens da Bíblia. Os eventos da Bíblia ocorreram em um determinado momento, em determinada cultura, influenciada por uma estrutura social e política. Arqueologia nos dá insights sobre essas áreas. Arqueologia também ajuda a complementar, temas não abrangidos na Bíblia. Muito do que sabemos sobre as religiões pagãs e do período intertestamentário vem da pesquisa arqueológica.



Infelizmente, apenas uma fração de sítios arqueológicos disponíveis foi pesquisada, e apenas uma fração dos locais pesquisados ​​foi escavada. De facto, estima-se que menos de dois por cento dos sítios pesquisados ​​foram trabalhados. Uma vez que o trabalho começa, apenas uma fração de um sítio de escavação é realmente examinada, e apenas uma pequena parte do que é analisado é publicado. Por exemplo, as fotografias dos Manuscritos do Mar Morto foram retidas do público durante quarenta anos após a sua descoberta.



É importante entender que as Escrituras permanecem a principal fonte de autoridade. Nós não devemos elevar a arqueologia para o ponto que se torna o juiz para a validade das Escrituras. Randall Price afirma: "De fato, há casos em que as informações necessárias para resolver uma questão histórica ou cronológica faltam de ambas as arqueologia e da Bíblia, mas é injustificado presumir a evidência material retirado do conteúdo mais limitado de escavações arqueológicas pode ser usado para disputar a evidência literária a partir do conteúdo mais completo das escrituras canônicas ". A Bíblia tem provado ser uma fonte precisa e confiável da história.



Notável arqueólogo Nelson Glueck escreve: "Por uma questão de fato, no entanto, pode ser claramente afirmado categoricamente que nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse uma única referência bíblica. Dezenas de achados arqueológicos foram feitos que confirmassem em resumo claro ou declarações de detalhes históricos exatos na Bíblia. "