Pages

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O porque da Apologética ?



O objetivo de desenvolver uma disciplina como a apologia é defender a confiabilidade da Bíblia. É, portanto, aborda tanto a confiabilidade das narrativas bíblicas, bem como as premissas sobre as quais a fé cristã defende. No entanto, Apologética Cristã não é uma atividade voltada para a Bíblia. Em outras palavras, o objetivo da Apologética Cristã não é defender a Bíblia com a atitude como se fosse um livro indefeso. Pelo contrário, é uma oportunidade a ajudar aqueles que estão perplexos ou angustiados por dúvidas.
As Escrituras são capazes de autodefesa. Ele ficou assaltos com sucesso por quatro mil anos, enquanto os críticos e suas contendas foram passando. Por isso, o objetivo da apologética não é para dar uma mãozinha para as Escrituras, mas para ajudar o investigador sincero. Assim, a defesa da Bíblia não é apresentada para preservar as Escrituras, mas preservar a fé do pesquisador. Isto é o que se quer dizer com "Apologética Cristã".
Em nossas igrejas têm um monte de pessoas que nunca tiveram um problema com a sua fé. Eles não têm duvida alguma referente à Bíblia nem eles tem de enfrentar qualquer ataque contra a sua fé em Cristo. Muitas dessas pessoas podem, portanto, tornar-se alarmado quando ouvem falar de "apologética". Eles começam a pensar que o apologista está tentando defender a Bíblia por causa da Bíblia - para estabelecer que a Bíblia é a palavra de Deus.
Uma vez que estas pessoas quase nunca enfrentaram todos os desafios graves para a sua fé, e uma vez que eles sabem que as Escrituras não precisam ser defendidas pelo homem, eles tendem a se tornar céticos ou hostis sob a apologética. A menos que o apologista lhes explique o papel ao homem, existe a possibilidade deles rejeitarem apologética devido à sua ignorância.
Assim, para colocar as pessoas apreensivas à vontade, o defensor se deve primeiro entender o motivo e objetivo da apologética. Só este entendimento claro vai ajudá-lo a empregar os métodos de apologética com o motivo adequado e da maneira certa para o público certo. Ele deve entender que nem todo cristão é o seu alvo. Só uma pessoa com este entendimento será capaz de colocar tenso e cético, mas temente a Deus, os cristãos à vontade.
APOLOGÉTICA tem limites: Desde que apologética é uma operação ao homem, ela nunca pode ser usada para provar que a Bíblia é a palavra de Deus. O melhor que pode fazer neste caso é para apontar para o caráter inusitado da Bíblia em matéria de unidade, precisão, consistência, história e poder transformador. O resto fica a cargo do investigador. Aceitar a Bíblia como a Palavra de Deus vem apenas por um ato de fé na qual a apologética pode desempenhar um papel de muito apoio.
Assim, o objetivo da apologética não é nem para estabelecer a Bíblia como palavra de Deus, nem para criar fé em mentes céticas. Em vez disso, seu objetivo é ajudar a pessoa a ver que os ataques trazidos contra a Bíblia não são válidos. Uma vez que se demonstrou que as declarações da Bíblia e os fatos da ciência não entrarem em conflito uns com os outros, o caminho está liberado para o inquiridor sincero para fazer o salto de fé.