Pages

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O Exercício da Liderança

   O foco da liderança está mudando. Essa é a conclusão de Miguel Ribeiro ao falar dos verdadeiros líderes do momento. Ele chama de "Líderes positivos".
   Segundo ele, a sociedade está em constante mudança. A cada dia, novos e maiores desafios estão à frente. O que é a verdade de uns, não é, necessariamente, a verdade de outros. Os sistemas sociais experimentam uma avassaladora transformação gerada por um mundo globalizado e complexo. Com certeza não há tempo suficiente para entender tudo o que esta a nossa volta. A vida humana tornou-se complicada e desafiadora. Doar, ajudar as pessoas a encontrar caminhos que lhes traga satisfação e alegria de viver é um dos maiores desafios. Para tal situação, necessitamos de lideres que mostrem a direção, que aplainem o caminho, que façam as pessoas acreditarem em si mesmas, em seu potencial e que despertem pensamentos positivos e realistas em relação à vida.


   Se os eruditos do comportamento humano consegue perceber isso e se mostram preocupados com a dinâmica daliderança, quanto mais aqueles que têm o dever de liderar a igreja de Deus, fazê-la crescer e prepará-la para o encontro com o Senhor Jesus em seu segundo advento. A igreja necessita de gestores que consigam, envolver, inspirar, organizar e qualificar o maior número possível de crentes para que possam desenvolver uma visão positiva sobre o desenvolvimento do reino de Deus na terra e seu papel na igreja.
   A igreja, neste último momento da história humana, tem um ministério específico para em todo o mundo (Apoc. 12: 6 a 12), portanto é necessário que seus líderes tenham habilidade e sabedoria para intruí-la e organizá-la para esse propósito. A isto chamamos de discipular, instruir, organizar, envolver e executar com propriedade o que se planejou, até que se possa alcançar resultados positivos.
   Marcelo Dias nos mostra que a maior necessidade para o cumprimento da missão é um coração rendido ao Senhor, que vê no reavivamento da veradeira piedade o motivo correto para o envolvimento da missão.

Pr. Kleber Reis 
Presidente AML