Pages

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrônomo e matemático que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego (é o presbítero que vive sob uma regra que o obriga a realizar as funções litúrgicas mais solenes na igreja catedral ou colegiada.) da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.
Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.


As principais partes da teoria de Copérnico são:
  • Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos).
  • O centro do universo é perto do Sol.
  • Perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, e as estrelas fixas.
  • A Terra tem três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo.
  • O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra.
  • A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas.
Testemunho de Copérnico:

Milhares de pessoas correram às igrejas da Polônia, no dia 11 de fevereiro de 1524, para aguardar o fim do mundo. Fora, a tempestade, a ventania que aumentava a medida que o dia se aproximava do fim, e a neve se avolumava.
   - Hoje, Deus enviará um dilúvio mais terrível que o de Noé. Desta vez ninguém sobreviverá - predisse o Prof. Stoeffler, de Tubingen. Este é o dia da conjução de dois planetas sob a constelação de Peixes.
Muitas pessoas acreditavam que tinha chegado o dia do juízo. Alguns haviam até construido arcas, estocando alimentos, esperando flutuar no dilúvio, como Noé fez. Os demais se ajuntavam nas igrejas, rezendo.
   - Você não acha que devia estar rezando em vez de estudar as estrelas? 
   - Perguntou a Copérnico um sacerdote da catedral de Frauenburg. Você não sabe que o mundo esta chegando ao fim?
   - Deixe que acabe - disse Copérnico. Eu não acredito em astrologia. Deus, não as estrelas, está no controle deste planeta
   - Mas as pessoas estão dizendo que você esta enganado, porque esta ensinando que a Terra não é o centro do Universo.
   - Eu creio que meus cálculos estão corretos. Insistiu Copérnico. O Sol e os planetas não giram em torno da Terra, como as pessoas acreditaram nos últimos quinze séculos. A Terra e os planetas giram em torno do Sol.
    - Mas alguns bispos dizem que Deus está irado porque você  tentou transtornar a ordem do Universo. Continuo o sacerdote.
    - Isto é um absurdo! O dia vai terminar e as pessoas vão voltar para casa. Isto não é o fim do mundo. Disse Copérnico, apontando para a porta. Agora, por favor, desculpe-me, mas tenho um trabalho importante a fazer.

Copérnico esta certo em seus cálculos. O Sol é o centro do sistema solar, e o mundo não chegou ao fim no dia 11 de fevereiro de 1524. A Bíblia diz claramente que ninguém está informado acerca do dia da volta de Cristo e do fim do mundo. Mas ainda hoje, em 2014 existem pessoas estabelecendo datas para esse acontecimento. Pode estar certo vale a pena crer no que a Bíblia diz.


Copérnico cria em Deus por isso ele disse:

  "Deus, não as estrelas, está no controle deste planeta"