Pages

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Atos | Capítulo 23

Pelos próximos quatro capítulos do livro de Atos, Paulo irá iniciar uma nova peregrinação, agora diante de reis e governadores, não apenas em busca de sua libertação, se não e sobre tudo, aproveitando a oportunidade para testemunhar do Senhor Jesus. Lembre-se testemunhar, não defender, afinal já é Ele quem nos defende, e Ele não precisaria nem do nosso testemunho, mais para o nosso próprio bem Ele nos confinou a oportunidade de reafirmarmos nossa fé, mediante o compartilhar com outros do que temos visto, ouvido e vivido sobre e com Ele.

Já no verso um temos uma declaração muito pertinente a nós feita por Paulo: "[...] tenho andado diante de Deus com toda boa consciência até ao dia de hoje". (v. 1)

E você como tem andado? Mais antes de responder a essa pergunta, deveríamos considerar por onde temos andado. No livro de Salmos 1.1 é aconselhado que: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". 

Ou seja, temos que decidir por qual caminho seguiremos, se diante de Deus ou diante dos homens? entendendo que você decidiu caminhar diante de Deus, já que você está conosco todos os dias, você precisa se assegurar de que você está de consciência tranquilidade diante do seu Deus. 

Ontem me fizeram uma pergunta que eu gostaria de adapta-la a você. Como seria o Cristianismo se todos os cristão fossem como você? Essa me pareceu uma pergunta muita boa, principalmente para aqueles que se acham mais do que na realidade são. E o engraçado é que, por maior que seja a ênfase midiática na quantidade de pessoas depressivas, tenho a impressão que o mal dessa geração esta mais para o o mal associado ao narcisismo, e digo isso com base nas redes sociais, e sua síndrome "selferiana". 

Em uma época muito distante a foto era algo usado para registra um momento, evento, ou lugar. Agora ela tem outro razão, registrar o indivíduo. É mais ou menos assim, se foi não basta tirar a foto, você precisa sair nela. É engraçado pensar nisso, porque as redes sociais fez exatamente o que as grandes nações civilizadas e democráticas lutaram por décadas para conseguir, privacidade. Então vem a síndrome "selferiana" onde se busca a exposição. 

Paulo estava exposto diante de Deus, toda via ele afirma de consciência limpa. E esse é o segundo aspecto que teríamos que considerar bem da declaração de Paulo. No primeiro onde nos encontramos? No segundo como está a nossa consciência? 

Gosto de uma definição em que esclarece que, a consciência consiste no fato de indivíduo está acordado, logo se ele está dormindo ele se encontra em inconsciente. Porque tecnicamente consciência "é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência".

E infelizmente o que temos contemplado na sociedade e inclusive dentro de pretensas comunidades cristãs é a existência da inexistência de cristão. Você me diz mais isso é contraditório. E eu lhe respondo que não se levarmos em consideração o conceito de consciência que acabamos de esboçar aqui. 

A muitas pessoas que podem até ter entrado em alguma comunidade cristã de modo consciente, mais hoje se encontram em um estado profundo de verdadeira hibernação, apesar de estarem em constante atividade, todavia são ações meramente de um corpo que se move e não, ao invés de ser um resultado de uma mente que pensa. 

Paulo ao considerar tudo que ele havia realizado até ali, ele pode dizer, estou de consciência limpa. E nós, ao contemplarmos o que temos realizado podemos também afirmar que estamos de consciência limpa? 

Bem isso foi o verso um, seguindo com o encontramos nesse capítulo vemos Paulo dando um exemplo de como se portar diante das autoridades, ainda que suas ações sejam de ordem duvidosa: "Não falarás mal de uma autoridade do teu povo". 

Tenho insistido sempre com as pessoas se não dar para falar bem, não apenas das autoridades mais de qualquer pessoa, então em hipótese alguma precisamos nos dar ao trabalho de falar mal. A premissa do cristianismo é deixar o julgamento a cargo do Justo Juiz a saber Jesus Cristo. Ao invés de ocupar o lugar de Satanás que julga os nossos irmão diariamente segundo a Bíblia. 

Um pausa a para um esclarecimento técnico: Após as palavras introdutórias de Paulo, ele toma uma tapa na boca, e lhe chamam de "parede branca" no verso 3, isso queria dizer que ele já era um homem morto, fazendo alusão aos túmulos que eram pintado de branco, para evitar contaminação ritualística.

Voltando a nossa reflexão, após um dissenção causada por Paulo entre o grupo dos fariseus e saduceus, envolvendo o tema da ressurreição entre outras coisas Deus fala com Paulo dizendo: Tenha Coragem! porque assim como ele tenha testemunhado em Jerusalém, ele deveria o faze-lo agora em Roma. (v.11)

E o mesmo Ele diz a nós hoje, para termos coragem de não apenas testemunharmos, mais acima de tudo nos relacionamos com Ele, e desse modo podermos confiar plenamente em sua promessas.

Não sei por onde você tem andado, mais posso lhe assegurar que o melhor percurso é aquele que podemos fazer de consciência tranquila ao lado de Deus. Se essa não tem sido a sua realidade eu gostaria de poder orar por você, e se está é exatamente a maneira com a qual você tem vivido, vamos também falar com Deus.

Oração:

Deus eterno, e Pai amado muito obrigado porque ao estudarmos a tua Palavra vemos homens que apesar de toda a degradação que o pecado causou e tem causado a natureza humana, tua graça é suficiente para nos permitir andar ao teu lado e ainda termos uma consciência tranquila. Ajuda aqueles filhos teus que ainda não estão caminhando ao teu lado justamente em virtude de sua má consciência, realiza nele a transformação necessária e aqueles que já estão no caminho da salvação, firma os nossos passos, e dar nos a coragem necessária para testemunharmos a outros do teu grande Amor, é o que te pedimos crendo no poder que a no nome de Jesus, Amém!

Reynan Matos
Teólogo

Comentários Adicionais