O capítulo 9 de atos é sem sombra de dúvida um dos registros mais marcantes na história da igreja primitiva.
Temos Saulo em sua sede de perseguição e ameaça aos cristãos, se deparando com Cristo Jesus. (v. 1,4,5).
Esse encontro de Saulo com Jesus, é para mim um dos momentos mais antagônicos, do que diz respeito ao sair da presença de Jesus. É priticamente um censo comum de que todos aqueles que tem uma audiência com Jesus, deveriam sair satisfeitos. O problema é que tal pensamento desconsiderar situações como as vidas por Jacó, que saio manco (Gênesis 32.9-12), e o Jovem rico, que chega alegre e sai triste (Mateus 19.16-22). E Saulo, antes de se encontrar com Cristo enxergava, e estava de pé. Ao se encontrar cai no chão e levanta cego (v.4,8).
Bem, tais experiencias deveriam fazer alguns reaverem o que significar ir a Jesus. E também deveriam considerar o que significa ser discípulo.
A palavra discipulado, está ganhando novos status, assim como o termo profeta. De uma perspectiva Bíblica, nenhum dos termos implicava em algum privilégio social. Embora essa seja a situação em muitos círculos religiosos. Nos tempos bíblicos, cause ninguém aceitava de pronto o ministério profético, e a atividade do discipulado, era exercida sem muito prestígio aquele que fazia novos discípulos. Ananias é um exemplo disso, a ele foi confiada a obra de fazer o bem aquele que fazia o mal para a toda a sua congregação. "Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém". (v. 13)
Penso que reação de Ananias é muito similar, aos cristãos que tem suas congregações atacadas pelos Saulos modernos. Todavia eles não se assemelham na atitude de Ananias, porque esse a despeito de quem era e os riscos que corria, atendeu ao chamado foi ter com Saulo, como quem ia a um irmão: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo". (v. 17)
E Saulo então foi Batizado. E aqui encontramos outro paradoxo sobre o que significa ser o batismo no meio cristão. É surpreendente a surpresa das pessoas quando são acometidas de algumas dificuldades, as vezes situações de fato bem extremas, como doenças terminais, divórcios, falência financeira. "Mais eu acabei de me batizar!", exclamam alguns. Como se o batismo fosse uma blindagem do ciclo normal desse lado da eternidade. Deus deixou claro para Ananias que Paulo estava sendo levantado para pregar o evangelho, e sofrer na realização dessa atividade. (v.15,16).
O motivo pelo qual Deus levantou a Saulo, não foi algo exclusivo há Saulo. Essa é a razão pela qual Deus continua enviando seus Ananias do século XXI. Ao levar as pessoas ao Batismo o Cristianismo as está preparando para levar avante a obra de estabelecer e expandir o Reino de Deus, e nessa obra você luta contra o "reino das trevas" que se encontra estabelecido e ocupando todo o mundo. Então ao sair das águas você se levanta como o Soldado habilitado a lutar na guerra. Porém, não em qualquer posto, mas na Infantaria, e por estar na linha de frente, você poderá sofrer alguns ataques. Então você me pergunta, mais Cristo não é o grande comandante, porque ele me permite sair ferido? Para não esquecermos que quem sustenta o Reino é Ele, e não seus soldados. É mais ou menos como li certa vez em um livro:
"Não é
fácil ser filho. Pensamos que já somos
suficientemente adultos para dirigir nosso próprio mundo sem tais coisas
confusas como dor e sofrimento que nos fazem lembrar da nossa dependência.
Pensamos que somos suficientemente sábios para tomar nossas próprias decisões
sobre moralidade; para viver corretamente sem que o megafone da dor esteja
soando estridentemente em nossos ouvidos". (Deus base que sofremos, p. 64)
E embora soe muito clichê bíblico, Jó será sempre o maior exemplo de que a entrega a Cristo, não nos tornará imunes, as mazelas do pecado desse lado da eternidade. E como Jó temos que aprender "a não procurarmos o Doador por causa das suas dádivas". (idem, p. 76) "Ele apegou-se à justiça de Deus quando, aparentemente, ele era o melhor exemplo da pretensa injustiça de Deus". (Idem, p. 76).
E agora aquele que estava perseguindo, passou a ser perseguido. (v. 23-25).
Saulo inclusive deixa um grande testemunho para aqueles que como ele, são estigmatizados pala sociedade cristã. E não são recebidos de pronto pela igreja, ainda que esses tenham sido batizados. Não foi assim com Saulo e o mesmo também pode ocorre com você. E como ele não deixou a Cristo, pelo receio da igreja em recebê lo você também não pode deixar. (v.26)
Saulo, não era aceito porque era um perseguidor e provavelmente um assassino. você pode ser que esteja sendo rejeitado porque saio do mundo do crime ou da propinquidade. Ore a Deus para que ele levante um Barnabé para você.
Quem é Barnabé na narrativa de Atos 9? É aquele cristão que, independentemente do passado daqueles que se achegam ao cristianismo, ele os acolhe, tornando-se o seu tutor espiritual. (v. 27)
Não gostaria você, que já é um cristão, deixar de ser do círculo dos sacerdotes, se tornar um Barnabé para a vida de alguém que está chegando a igreja? E você que está perseguindo a igreja ou os cristãos, não gostaria que Deus levantasse um Ananias para lhe ajudar a enxergar as verdades do Reino de Deus?
Avançando na reflexão do capítulo de hoje, a igreja de Deus só deve crescer se ela estiver seguro que o fruto desse crescimento é resultado da obra do Espírito Santo, e não de invencionices humanas. (v. 31)
Após realizar a cura de um homem chamado Enéias, que estava paralítico havia oito anos (v.33,34) Pedro segue para Jope (moderna Jaffa, porto marítimo mais próximo de Jerusalém). E ali ele realiza um dos maiores atos do Reino de Deus: A ressurreição. O tema da morte é um assunto tanto controverso não só entra as religiões no mundo, como dentro das denominações no cristianismo, mais deixaremos esse assunto para outro dia. Porque hoje queremos chamar atenção para essa mulher que foi ressuscitada conhecida na Bíblia como Dorcas (v.36)
Muitas pessoas leem a Bíblia com certa regularidade, mas infelizmente não compreende o tanto que gostaria. E eu penso que uma dessas razões, deve-se ao fato das pessoas deixarem o relato bíblico, preso a um passado milenar. A Bíblia foi preservada até os dias de hoje, a fim de ser um manual para o ser humano, então ao lermos cada capítulo da Bíblia, temos que fazer uma simples pergunta: "O que, que eu tenho haver com isso?".
Se você é um cristão, observe bem o que a Bíblia está descrevendo, um mulher havia morrido, e as pessoas que estavam em seu funeral, choravam com as obras de quem havia morrido na mão (v. 39). Ou seja, elas lamentavam a morte de alguém que lhes fazia o bem. Se viéssemos a óbito hoje quem além dos nossos familiares sentiram a nossa falta? e porque eles sentiram? simplesmente porque lhes províamos alguns momentos de alegria e prazer? Dorcas fez falta em sua comunidade porque suas obras eram obras relevantes para aqueles que se beneficiaram. Dorcas foi uma mulher que entendeu, que a vida que vale a pena ser vivida é aquela que é compartilhada em benefício dos nossos semelhantes.
O capítulo de hoje foi uma leitura com muitos destaques: Perseguição, discipulado, batismo, crescimento, cura, boas obras e ressurreição. Eu não sei com qual delas você se identifica, mais uma coisa eu sei...
Se for para ser perseguido, que seja por Cristo.
Se for para discipular, que seja para tornar as pessoas seguidoras de Cristo.
Se for para ser batizado, que seja por amor a Cristo.
Se for para crescer, que seja ao lado de Cristo.
Se for para ser curado, que seja para viver ao lado de Cristo.
Se for para ter boas obras, que não seja para invalidar o sacrifício de Cristo.
Se for para ser ressuscitado, que seja para desfrutar da Eternidade com Cristo.
Se você deseja isso de fato para sua vida permita-me agora orar por você.
Oração:
Deus Eterno, Pai amado, do trono de tua graça ser com esse filho teu que se encontra perseguindo tua igreja, ou de repente sua própria esposa e filhos por estarem de seguindo, como se encontrasse com Saulo, se encontra com ele também hó Deus. E ajuda-nos a termos a habilidade de Barnabé para discipular esse filho ou essa filha tua, até que eles sejam batizados e venham a crescer continuamente em teu reino, sendo curado do mal que o pecado nos ocasionou, e desse modo torne-se um instrumento poderoso em tuas mãos, e assim venhamos todos passar a eternidade ao teu lado. É o que te pedimos crendo no poder que há nome de Jesus amém.
Reynan Matos
Teólogo
Comentários Adicionais