Pages

sexta-feira, 8 de junho de 2018

1 Coríntios | Capítulo 1

"Uma delegação de líderes da igreja de Corinto foi enviada a Éfeso  a fim de consultar Paulo a respeito de alguns problemas e desordens muito graves que tinham surgido na igreja. Foi como resposta a essas perguntas que Paulo escreveu 1 Coríntios". (Halley, p. 615) Isso é o que nos aguarda pelos próximos 16 dias.

Era uma cidade muito importante nos dias bíblicos em virtude de sua localização, além de uma população com mais de 750 mil habitantes sendo: 300 mil cidadãos livres e 460 mil escravos.

Viver como um coríntio significava adotar uma vida de imoralidade sexual e de embriaguez. Será que temos isso hoje em dia? se sua resposta for positiva, penso que o estudo desse livro pode lhe ser muito interessante.

Paulo inicia a carta com a menção de seu chamado da parte de Deus, e a quem ele se dirigia. Então no verso quatro ele faz algo que eu também tenho imensa satisfação em realizar, que é manifestar gratidão a quem de fato as merece, afinal que ouvir certa vez: "Quem é grato sempre tem pelo que agradecer". (v.4)

O agradecimento de Paulo é resultante de todo conhecimento que os cristãos haviam recebido da parte de Deus (v.5), e por isso ele faz um apelo que sem sombra de dúvida se estende até nós: "[...] serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo". (v. 8) Ou seja, Por irrepreensíveis entendemos sem culpa perante a lei de Deus, e por Dia de nosso Senhor Jesus Cristo, com certeza se refere ao segundo advento do Messias, tal compreensão é endossada no comentário da Bíblia Sheed.

Então ele chamará atenção para uma prática que se estende até os nossos dias e permeia praticamente todos os setores da sociedade contemporânea como: família, trabalho, igreja. Que diz respeito aos partidarismos onde pais, demonstram preferencias entre os filhos, ou patrões e encarregados, que privilegiam determinada pessoa ou setor em detrimento de outros que compõem a atividade profissional. Mais sem sombra de dúvida o pior diz respeito a existência de partidarismos no centro da cristandade. E Corinto está sofrendo desse terrível mal, e infelizmente temos indícios que tais práticas não se restringiram aqueles dias, como já falamos.

E o grande problema desse partidarismo é que cada um procura carimbar em Cristo sua pequena marca registrada. Onde na realidade eles deveriam está recebendo a Grande marca de Cristo. E vemos nesses grupos, as ênfases mais insignificantes do que eles acreditam ser a essência do Cristianismo.

Diante dessa situação Paulo exorta: "Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer". (v.10)

E quando destacamos sobre a importância do que seria a essência do Cristianismo, Paulo já deixa claro nesse capítulo ao enaltecer a mensagem da Cruz. No verso 18 ele diz: "Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus". Doutrinas tem seu lugar, conduta cristã nem se fala, missões então... Mais se as questão não orbitam na Cruz, é porque provavelmente não é tão importante como estão querendo colocar.

Para sermos ainda mais claros com esse tema da essência cristã que está tão em alta, numa época em que se sobre sai a aparência. A mensagem da Cruz é pautada pela Sabedoria, justiça, santificação e redenção, e esses quatros valores você encontra em João 3.16: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna".

Onde está a Sabedoria nesse verso? Deus agir pelo motivo correto, O amor.
Onde está a Justiça? Na cobrança da dívida que o ser humano adquiriu. 
Onde está a Santificação? No ato de crer, uma vez que aquele que me resgatou não tem poder só para quitar o meu débito como também tem poder para me restaurar.
Onde está a Redenção? Na doação da vida eterna.

Eu não sei a familiaridade que você tem com o Cristianismo, ou se pertence algum grupo que acredita ser cristão. Mais uma coisas posso te assegurar, seja sua relação com o Cristianismo, grande, pequena ou inexistente, você deveria dedicar um tempo considerável a João 3.16 se você está começando agora a sua jornada ou nem começou. E para aqueles que já são peritos no Cristianismo deveriam também retornar para João 3.16 para se assegurar que não estão se distraindo com o que não é essencial. 

Afinal "Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.

Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são". (v.27,28)

Portanto se você tem julgado o ser cristão loucura, e tem enveredado pelo caminho da indiferença religiosa cuidado para não ser envergonhado. Ou se consideras o ser cristão coisa para quem não tem perspectiva de vida como dizia Nietzsche, lembre-se que vivemos aqui certos do que esperar para o amanhã.

Se por outro lado, você gostaria de se juntar ou permanecer junto aos loucos, fracos, insignificantes e desprezados do cristianismo, se for possível feche os seus olhos que eu gostaria de poder orar por você

Oração

Deus eterno, e Pai amado, hoje estaremos iniciando o estudo de mais um livro de tua palavra, um livro que originariamente foi escrito a uma igreja e a cristãos em um período muito conturbado e que parece se identificar muito com o que temos vivido em nossos dias, por isso não permita que nos afastemos da Cruz e de anunciá-la a onde que quer que estejamos, para tanto enche-nos com teu Santo Espírito e que ele opere em nós a santificação que nós seja necessária para que sejamos cada vez mais sábios fazendo o uso devido da oferta de salvação que obtivemos através da justiça de Jesus. Livra-nos de pessoas que distorcem os teus ensinos e permita-nos que nos gloriemos em ti é o que eu te peço crendo no poder que há no nome de Jesus, amém!

Reynan Matos
Teólogo

Comentários adicionais