Pages

domingo, 10 de junho de 2018

1 Coríntios | Capítulo 3

O capítulo três é permeado pelo discussão do capítulo 2 no que diz respeito a insanidade de uma sabedoria cheia do homem e vazia de Deus. Essa propensão na igreja de Corinto de modo especial é resultante de sua proximidade a cidade de Atenas, "onde o ambiente era dominado por egoístas que se ostentavam como filósofo". (Halley, p. 618)

Algo muito parecido com o que temos na sociedade atual. Em que as pessoas são levadas a pensar que só pelo fato deles terem acesso a informação, isso as torna pessoas sábias.

Encontramos então neste capítulo uma advertência de Paulo a Corinto que se aplicará bem aos cristãos de todos os tempos: "Ninguém se engane a si mesmo" (v.18). Com certeza a muitas coisas ruins no mundo, e difíceis de se resolver, mais provavelmente muito seria evitado se as pessoas não se agradassem tanto de praticar o auto engano. Essa advertência de Paulo nos remete até ao aforismo grego usado por Platão γνωθι σεαυτόν ( transliterado: gnōthi seauton) "Conhece a ti mesmo". 

Penso que tal estilo de vida seja de fato um dos maiores desafios contemporâneos, onde temos a impressão de que a massa só pode viver nos extremos das posições, neste caso ou se enxerga mais do que fato é, ou menos. 

Além de manter em questão esse aspecto de fundamentação intelectual e psicanalítica na cristandade, Paulo combate a "arrogância e a pretensão filosófica de algumas pessoas da igreja [que sinalizavam] sua infantilidade espiritual. [Além da produção de facções que tendiam a destruir a igreja (v.17)] e não resultavam em nada de valor permanente (v.12-15). A igreja é criação de Deus. É eterna na sua natureza e grandiosa demais para cair no domínio exclusivo de determinado grupo de partidários (v. 21-23). Tenhamos grandeza moral e sabedoria suficientes para enxergar esse fato!". (Halley, p. 619).

Paulo insiste com os Cristãos acerca da importância de não serem eternas crianças em cristo, ou seja, a vida espiritual demanda um amadurecimento com o passar dos anos. Mais em Corinto assim como em muitas comunidades cristã de hoje, o que havia era vários pretensos cristãos que viviam como seres carnais e não espirituais, e a evidencia segundo Paulo consistia no ciúme e na contenda.

Então se você é um cristãos e vive entristecido por que acredito que todos a sua volta são mais reconhecidos, elogiados, paparicados mais do que você. Ou você é um excelente criador de contendas, nunca consegue ficar calado, por que a verdade é carente da melodiosidade da sua voz. Saiba que na realidade você é um imaturo espiritual.

Além da importância do autoconhecimento, e progresso na maturidade cristã, Paulo também trata em primeira coríntios 3 da nossa relação com o corpo físico. E embora os versos 16,17 que diz: "Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado". Sejam comumente aplicados para o cuidado com o que nos alimentamos e isso seja também verdade, diz respeito também, ao exercício, as horas de sono, ao uso dos sentidos. Restringir a aplicação do texto a uma realidade gastronômica ou nutricional, seria minimizar a relação holística do Criador para com sua criatura.

E se você diferentes dos cristãos de Corinto se desejar crescer, não só em saúde, finança, intelectualidade, mais acima de tudo em Graça afim de glorificar devidamente a Deus, se você puder aí a onde você está feche os seus olhos e vamos orar a Deus.

Oração

Deus eterno e Pai amado, do trono de tua Graça, e mediante a atuação do Santo Espírito em nossa vida, livra-nos de nossa carnalidade, não permita que a natureza pecaminosa se prevaleça sobre a nossa natureza espiritual. Se temos sido promotores de contenda, perdoa-nos, se temos achado que somos tratados de modo incompatível com nossa dignidade, permita-nos contemplar-nos a cruz mais uma vez e assim nos regozijemos com o tratamento que do Senhor temos recebido. E deste modo tenhamos clareza de reconhecer que embora sejamos pó, nos fizeste um pouco menor do que os anjos, e por nós o sangue do Cordeiro vertestes na cruz. Gostaríamos não apenas de entregarmos esse dia em tuas mãos mais que pelo sangue desse Cordeiro o Senhor recebe a nossas vidas, é o que te pedimos crendo no poder que a no nome de Jesus, amém!

Reynan Matos 
Teólogo

Comentários Adicionais