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sexta-feira, 19 de abril de 2019

Josué | Capítulo 2

Gostaria de começar a analisa do presente capítulo com uma curiosidade bíblica, conforme destacada pelo professor Joy Fackenthall: "Das 93 mulheres mencionadas na Bíblia, apenas 49 sabemos os seus nomes e suas palavras somam pouco mais de um por cento do total da Bíblia. Isso torna as declarações bastante longas de Raabe ainda mais significativas e claramente de valor para o autor bíblico".

"Raabe encontra-se na lista dos heróis da fé (Hb 11.31), a despeito de sua vida repreensível (talvez tivesse sido sacerdotisa da religião pagã, e, assim, uma prostituta sagrada). Sua fé, sem dúvida despertada pelo testemunho dos espias, resultou na sua justificação, e frutificou em obras. Ela arriscou a sua vida para salvar as dos reapresentantes do povo de Deus (tg 2.25). Quando jericó foi tomada, Josué poupou sua vida e a de seus parentes (6.25). Ela casou-se depois com um israelita chamado Salmon (Mt 1.5), possivelmente filho de Calebe (cf 1 Cr 2.51) e tornou-se ancestral de Davi e Jesus Cristo (Mt 1.5-16)"  (Shedd)

V.  1

"A fé n as promessas de Deus não substitui a diligência c o esforço ele nossa parte; pelo contrário, os complementa". (CBADS, v.2, p. 168)

"Secretamente, [ ... ] dizendo. Ou, "dizendo secretamente". As instruções ele Josué aos homens foram dadas em segredo, isto é, sem o conhecimento elo povo. Ele se recordava claramente da reação adversa ao re la tório dos espias 38 a nos antes . Os 12 espias (Nm 13:2, 26) haviam sido enviados pelo povo (Dt 1:22) e apresentaram seu relatório aos israelitas (Nm 13:32). Esses dois espia s, em contrapartida, foram mandados por Josué, e fi zeram o relato diretamente a ele (]s 2:23). O líder deve agir com prudência. Muito embora Josué tivesse plena fé em
Deus, devia fazer tudo o que estivesse em seu poder para assegurar o sucesso do ataque. Como general, não deveria entrar em terra estranha e hostil sem antes explorá-la. Essa precaução deve ter sido tomada por ordem explícita do Senhor, com o objetivo de encorajar Josué. Além d isso, Deus conhecia a fé ele Raabe (v. 9-ll) e desejava salvá-la, juntamente com sua família".(CBASD, v.2, p. 169)

"Casa de uma mulher prostituta. Escritores judeus e alguns comentaristas protestantes tentaram mostra r que Raabe era somente a dona ele uma estolagem. No entanto, nem a palavra heb. zonah nem seu equivalente grego na LXX permitem tal interpretação. O uso do termo em todo o AT, bem como sua tradução em Hebreus ll :31 e Tiago 2:25 indicam que a palavra significa "prostituta". Essa ero sua ocupação, ou o fora no passado, e na casa de uma mulher assim os espias podiam entrar em busca de alimento e hospedagem, sem chamar tanto a atenção quanto o seria em outro lugar. Quando a luz do verdadeiro Deus clareou o coração de Raabe, ela se arrependeu e aliou seu destino ao do povo de Deus (PR, 369). Foi-lhe concedida a honra de se tornar uma antepassado de Cristo (ver com.
de Mt 1: 5). No entanto, o opróbrio de sua vida anterior a perseguiu para sempre, pois continuou a ser chamada de "prostituta".(CBASD, v.2, p. 169)

V. 2

"Então, se deu notícia. A cidade estava em situação ele emergência. Um exército que então recentemente vencera dois reis poderosos estava acompanhado a menos de 25 km ele distância. Os habitantes de Jericó sabiam dos milagres que tinham acompanhado a viagem dos israeli tas pelo deserto, conforme evidencia o depoimento de Raabe (v. 9-11). Viviam aterrorizados pela iminência de um cerco e, para eles, todo estranho parecia suspeito". (CBASD, v.2, p. 169)

V. 8

"Dormir no teto era uma prática comum durante a época ele calor e , no clima tropical ele Jericó, o verão começa cedo". (CBASD, v. 2, p. 170)

V. 11

"Todos os habitantes de Jericó ouviram e tremeram; somente Raabe passou do temor à fé e ao serviço". (CBASD, v.2, p. 171)

V. 15

"Uma corda. As cordas eram feitas de elementos tais como linho, fibras de palmeiras, pêlos de camelos, etc. Por ser de fio de escarlata (18) e garantir a salvação de todos dentro da asa é semelhante ao sangue do cordeiro que guardou as casas dos israelitas da praga destruidora, na noite da primeira Páscoa (Êx 12.1-13). Igualmente nos volve ao futuro, quando Cristo viria a verter seu sangue na cruz para a salvar a todos que se abrigassem nele pela fé". (Sheddd)

V. 16

Curiosidade: "Ide-vos ao monte. É o mesmo monte que a tradição nos diz ser o lugar onde Jesus jejuou por quarenta dias (Mt 4.1) e, por isso, chamado hoje o 'Quarentano". (Shedd)

V. 18

"Este cordão. O "cordão de fio de escarlata" não equivale à "corda" (v. 15) que Raabe usou para fazer os homens descer. O hebraico usa duas palavras diferentes. A palavra traduzida por "corda" (v. 15) é hebel, enquanto a palavra traduzida por "cordão" é tiqwah. Em outras passagens do AT, o termo é traduzido por "esperança" 31 vezes (SI 62:5; 71:5; etc.). Ele se origina de uma raiz que significa "torcer", "atar", e, em consequência, "ser firme", "ser forte", e, num sentido figurado, "estar confiante", "esperar". Teria sido absurdo exigir que Raabe exibisse em sua janela o meio usado para ajudar os espias a escapar. Isso teria mostrado a todos os espectadores o que ela se comprometera a não revelar. É provável que o "cordão de fio de escarlata" fosse feito de linho. Por se tratar de um produto de seu ofício (v. 6), não atrairia sobre ela atenção indevida". (CBASD, v.2, p. 172)

"Se não recolheres. Uma condição razoável. Se os parentes não desejassem perecer com o ímpio povo de Jericó, deviam manifestar sua crença procurando refúgio no lugar indicado, como fizeram Noé e sua família dentro da arca. De maneira semelhante, todos os que hoje desejam escapar dos juízos que Deus enviará sobre o mundo incrédulo serão encontrados na companhia de outros que também escolheram o caminho da vida". (CBASD, v.2, p. 172)

V. 23

"Vieram a Josué. Os espias apresentaram seu relatório diretamente a Josué (ver com. v. I). Ele deve ter aprendido uma lição elo episódio em que, junto com outros 11 , fora enviado de Cades-Barneia, e dez retornaram com um relato desalentador. Por essa razão, Josué deve ter considerado prudente manter em segredo a missão dos dois espias até receber as notícias que eles trariam. A mensagem deles (ver Js 2:9-11 , 23, 24) deve ter encorajado o líder e o povo a avançar sem demora pelo Jordão e a atacar Jericó". (CBASD, v.2, p. 172)

Conclusão

A experiencia de Raabe nos ensina três grandes lições:

(l) um grande pecado não é barre ira para o arrependimento; 
(2) muitas pessoas que levavam uma viela ímpia antes da conversão, podem depois se distinguir como heróis ela fé; e 
(3) a reputação, uma vez estabelecida, pode seguir uma pessoa por muito tempo depois de o arrependimento ter apagado o pecado de suo vida.

Reynan Matos
Teólogo