Pages

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Josué | A continuação - Introdução

Sigamos com a história dos descendentes de Abraão.

"Ele era primeiramente chamado de Hoshea', transliterado "Oseias" (Dt 32:44; Nm 13:8, 16), que significa "salvador" ou "salvação". Segundo o v. 16, Moisés mudou o nome dele para Yehoshua', Jeosué, acrescentando a forma abreviada de Yahweh ao antigo nome. Passou a significar "salvação de [ou por] Yahweh". (CBASD, v.2, p. 155)

Curiosidade: "Josué é o primeiro livro dos Profetas, embora seu conteúdo esteja intimamente ligado ao Pentateuco, conhecido pelos judeus como a Lei". (CBASD, v.2, p. 155)

O livro foi escrito no início do século 14 a.C. Algumas partes podem ter sido escritas nos últimos anos do século 15". (CBASD, v.2, p. 156)

Deus prometera uma posse gradual, para que a terra não se tornasse em desolação (Êx 23:29, 30).

"O tema principal é a fidelidade de Yahweh e o cumprimento de Suas promessas (Js 21 :43-45), sob a capacitada liderança de Josué, o escolhido por Deus para cumprir o propósito divino". (CBASD, v.2, p. 158)

"Da mesma forma, enquanto Josué e Israel dependiam inteiramente de Deus, a conquista de Canaã progrediu. Deus sempre trabalha por meio ele instrumentos humanos, qualificados como líderes por anos de treinamento, mas conscientes de sua própria indignidade. Mas, quando essas pessoas confiam em sua própria sabedoria e falham em depender inteiramente de Deus, muitos erros ocorrem, como em Ai e em Gibeão. Vidas são perdidas, e o trabalho do Senhor é atrasado. No entanto, quando há profunda humildade, e quando se manifesta coragem para tratar com o pecado, a vitória é certa". (CBASD, v.1, p. 158)

Reynan Matos
Teólogo