Pages

quinta-feira, 13 de junho de 2019

#leiamais | considerações 259 | 50 discursos que marcaram o mundo moderno

Recentemente fiquei sabendo que somos a média das cinco pessoas com quem mas convivemos. 

Bem nesses últimos 50 dias, desfrutei da companhia de pessoas que impactaram o mundo, por meio de suas Palavras, que ganhavam forças por meio de suas ações. 

Os discursos cobrem o período de 1908 - 2016

Contudo para mim os mais impactantes foram os discursos de:

1. Franklin D. Roosevelt - "A única coisa que devemos temer é o próprio medo".
2. Eduardo VIII - "Eu deixo meu fardo"
3. Nikita Khrushchev - "O culto ao indivíduo e suas consequências nocivas"
4. Harold Macmillan - "A maior parte do nosso povo nunca esteve tão bem"
5. Ernesto 'Che' Guevara - "Para ser revolucionário, primeiro é preciso ter uma revolução"
6. Martin Luther King - "Eu tenho um sonho" (ESSE NÃO PODIA FICAR DE FORA CLARO)
7. Malcolm X - "O voto ou a bala"
8. Betty Friedan - "A hostilidade entre os sexos nunca foi pior"
9. Ronald Reagan - "Os impulsos agressivos de um império do mal"
10. Desmond Tutu - "A solução final do apartheid"
11. Mary Fisher - "O vírus da aids não é uma criatura política"
12. Steve Jobs - "Você já está nu. Não há motivo para não seguir seu coração"

E entre esses doze, para mim os indispensáveis são o 7 e 12, entretanto tenho que destacar que vale a pena da uma lida também no da Margaret Thatcher - "Uma dama não volta atrás", principalmente para quem ocupa funções chave de liderança.

Ao longo dessa coletânea foram dedicados 4 discursos voltados para as necessidades e direitos das mulheres. 

Só um personagem teve a oportunidade de ter dois de seus discursos na relação o Ronald Reagan

E seria de muita valia estudar em sequências os discursos 41, 42; e em outro momento o 41, 43 (estudar)

Os discursos dos muçulmanos presentes nesse livro, são marcados por exaltação a Deus, todos sendo inciado com uma referência a Ele.

E a Bíblia assegura a notoriedade entre muitos desses discursos. O que me fez pensar, naqueles que tem ridicularizado ou negligenciado seu estudo. 

Dois itens parecem permear quase todos os discursos, a necessidade de levar as audiências ao reconhecimento da necessidade de sacrifícios diante das situações, e o senso de urgência.

Sem querer ser contraditório mas a nossa citação será extraída de um discurso que acabou não entrando em nossa relação daqueles que causaram mais impacto ou aproveitamento, isso se deu por uma avaliação do discurso como um todo, afinal da grande maioria se tira uma grande lição ou outra e aqui está uma delas: "ergam os olhos para além dos perigos de hoje, em direção às esperanças de amanhã". (John F. Kennedy, p. 137)

50 discursos que marcaram o mundo moderno. Org. Andrew Burnet; tradução Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017. 328 p.

Reynan Matos
Teólogo