Pages

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Sede obedientes como Adão, isso é possível?

Resposta a indagação do que significa a declaração na Pág. 391 do livro PJ.

Eu li a página que você indicou, se o contexto do capítulo não for ignorando diante do paragrafo que você destacou, a menos que eu tenha tido uma compreensão inadequada do mesmo, quando ela diz: "O Senhor não espera agora menos da alma, do que esperava do homem no Paraíso, obediência perfeita, justiça irrepreensível". A ênfase consiste de que a vigência da lei continua inalterada como sempre estive, e não que o homem pós queda de Adão haverá de cumpri-la como esse poderia e deveria ter cumprindo antes da queda.

Penso que a confusão que paira na cabeça de muitos estudiosos sinceros, e cristãos dispostos a serem fieis a esses ensino, é que o Padrão que está diante de nós é um alvo a ser percorrido, embora se tenha a consciência que o seu ápice não poderá ser alcançado.  

E o Jovem rico é uma prova disso: Ele tinha consciência de que ele não tinha pecado nenhum, afinal era um exímio cumpridor da lei, contudo Jesus mostrou que ao que depender da observância da lei ele estava perdido...

O grande problema do perfeccionismo conforme ensinando por esses grupos separatistas é que: Muitos dos que abraçam essas idéias pos-lapsarianas tem se tornado legalista, perdendo a alegria da salvação como um dom gratuito de Deus em Cristo Jesus, e se tornado crentes desconfiados, desleais ao, sorrateiramente, disseminar o descontentamento pela ausência de apoio às suas posições; além de fabricar sua versão dos fatos em torno da rejeição do perfeccionismo pela igreja. 

E o pior aspecto da crença pos-lapsariana/perfeccionista, é a atitude irreconciliável e belicosa de defensores dessa tese, com potencial para destruir a paz e o amor entre os crentes e dividir a igreja, contrariando exatamente o objetivo redentor pelo qual Jesus veio a este mundo: unir todos em um, só povo, em amor para que mundo pudesse crer que somos seus discípulos.

Um dos texto que mais me ajudam nesse quesito de perfeição, até onde podemos chegar estar no Caminho a Cristo p. 64, da edição de luxo que eu sei que você tem: "Quanto mais perto você estiver de Jesus, mas cheio de faltas se sentirá a seus próprios olhos, pois sua visão ficará mais clara, e suas imperfeições serão vistas em amplo e distinto contraste com a natureza perfeita de Cristo. Isso é prova de que os enganos de Satanás perderam seu poder, e que a influência vivificante do Espírito de Deus está lhe despertando".

Não sei como você entende o paragrafo que você me indicou, mas espero poder ter lhe ajudado.