As pequenas inconsistências normalmente em detalhes históricos, não deveriam ser superior a sólida e rica fonte de dados reveladores que temos acerca de toda a Escritura.
DISCREPÂNCIAS ENTRE OS EVANGELHOS DE LUCAS E MATEUS
No decorrer de minhas aulas na USP faço questão de desmistificar alguns conceitos que os alunos aprenderam errado, como fato quando se trata de teoria, ou como verdade total quando se trata de verdade parcial. Exemplos desses três são, respectivamente, o modelo planetário do átomo (devido a Rutherford em 1909), a evolução neodarwinista e a questão do sangue circular devido exclusivamente ao efeitos do coração como bomba hidráulica. Ultimamente tenho desmistificado uma questão de cunho religioso que foi aprendida errado: a confusão entre as histórias do nascimento de Jesus como relatadas nos evangelhos de Lucas e de Mateus. Faço isso apresentando uma sinopse das diferenças entre os dois relatos; para tanto, compilei essas diferenças, apresentadas a seguir, ordenadas segundo a sequência de Lucas e que aproveito para repartir com os leitores.
Zacarias e Isabel | Origem dos pais | Anunciação | Visita a | |
LUCAS | 1:5-25 | Nazaré 1:26, 2:39 | Para Maria 1:26-38 | 1:39-45, 56 |
MATEUS | Nada | Belém 2:1, 23 | Para José 1:18-25 | Nada |
Cântico de Maria | Nascimento de | Cântico de | Recenseamento | Nascimento | |
LUCAS | 1:46-55 | 1:57-66 | 1:67-79 | 2:1-5 | Estábulo 2:7 |
MATEUS | Nada | Nada | Nada | Nada | Casa 2:11 |
Visitação | Guia da visita | Após o nascimento | Simão e Ana | Jesus com | |
LUCAS | Pastores 2:8-20 | Nada | Ida ao templo 2:22-24 | 2:25-38 | 2:46-50 |
MATEUS | Magos 2:1-12 | Estrela 2:9 | Fuga para o Egito 2:13-15 | Nada | Nada |
Diferenças de genealogia | Extensão da genealogia | Matança dos | Atmosfera | |
LUCAS | José-Eli a Natán-David 3:23-31 | José a Adão 3:23-38 | Nada | Ingênua |
MATEUS | David-Salomão a Jacó-José 1:6-16 | Abrão a José 1:2-16 | 2:16-17 | Real, sábia |
Depois de distribuir uma folha com esses quadros impressos, ler alguns dos trechos citados para dar credibilidade aos meus dados, e ainda mostrar que a partir do cap. 3 de Lucas e de Mateus (a pregação de João Batista) começam as coincidências, inclusive com o de Marcos e o de João (menos com este, o mais espiritual de todos; ambos, significativamente, começam no batismo no Jordão) peço aos alunos para deixarem de lado qualquer ideia anterior que tenham em relação a essas histórias, e pergunto: "Observando objetivamente essas diferenças – notando-se que em várias colunas encontra-se algo em um evangelho e nada no outro, e quando isso não acontece há discrepância total entre os dois –, o que se pode concluir?" Invariavelmente, a resposta dos alunos é "São duas histórias diferentes." Aí eu lembro a eles que nos presépios na época de Natal em geral veem-se figuras dos pastores junto com as dos magos, e Jesus numa manjedoura, para mostrar exemplos de confusões dos dois relatos. Concluo essa parte da aula simplesmente afirmando que é possível compreender essa diferença entre os dois relatos; até hoje nenhum dos alunos teve a curiosidade e o impulso de perguntar "E como seria essa compreensão?" Obviamente, eu convidaria o aluno curioso para uma conversa particular, onde iria relatar, com cuidado para não usar muitos conceitos antroposóficos, as extraordinárias e originais revelações de Rudolf Steiner nos volumes de seus ciclos de palestras O Evangelho Segundo Lucas (GA 114) e O Evangelho Segundo de Mateus (GA 123), ambos disponíveis na Editora Antroposófica. O problema aí é não dar um aspecto sensacionalista ao relato.
Para os que se interessarem em se aprofundar no assunto, recomendo ainda o estudo de O Quinto Evangelho (GA 148), O Evangelho Segundo Marcos (GA 139), O Evangelho Segundo João (GA 112, ciclo dado em Kassel), O Apocalipse de João (GA 104), De Jesus a Cristo (GA 131) e O Cristianismo como Fato Místico e os Mistérios da Antiguidade (GA 8), todos editados pela Ed. Antroposófica.
Fonte:DISCREPÂNCIAS ENTRE OS EVANGELHOS DE LUCAS E MATEUS