Pages

terça-feira, 23 de outubro de 2012

II Crônicas | Capítulo 10

Em II Crônicas 10 aprendemos que:

🗣 Como veremos, Roboão, é o tipo de pessoa que não faz jus ao nome que tem. No caso dele, desprezou o significado de seu nome: "a extensão do povo". (v. 1) Em outras situações, desprezam o bom nome da família que pertencem, trazendo vergonha e desgosto a casa de seus pais. (v.16)

Israel era pra ser regida por um governo Teocrático, contudo o deslocamento de Roboão para Siquém, não representa cuidado com o povo, como pode ser contrastado ao longo do capítulo. E sim que ele queria exercer um reinado longe do templo, ou seja, longe de Deus. (v.1)

🗣 Não devemos ser apressados em dar respostas. quanto mais importante, mais tempo será necessário. (v. 5)

🗣 A experiência ganha maturidade com o tempo, receio que diferente dos dias de Roboão, os  jovens não tenho pessoas mais velhas aquém procurar para se aconselhar. Já que vivemos dias, de aversão a maturidade. Se já ouve um dia na história da em que se orgulhavam de cabelos brancos e pele enrugada, com certeza não são esses nossos dias, marcados por uma valorização exacerbada pelo que efêmero. (v. 6)

🗣 "Se te fizeres benigno". Não há melhor regra de governo que a bondade. No lar e na escola, no trabalho. a bondade aquece o coração e faz amigos [CBASD, v.3, p. 244]". (v. 7)

🗣 Como me disse um amigo certa vez, o Pr. Hamilton: "As pessoas não buscam conselhos, elas buscam uma opinião que concorde com o que elas já decidiram". E foi exatamente o que encontramos no caso de Roboão. (v. 6, 8, 13)       

🗣 Curiosidade bíblica: "Escorpiões é o nome dado a um tipo de açoite com muitas correias, nas quais eram atados pedaços de metal, para produzirem dores semelhantes às picadas de escorpião". (Shedd, v. 11)

"Ao longo dos séculos tem havido quem pense que o governo deve ser exercido pela força, em vez de pela bondade e misericórdia, e que o povo pode ser mantido em sujeição pela violência. No entanto, a História mostra o contrário [CBASD, v.3, p. 244]". 

🗣 A dureza na vida, é muito mais resultante das nossas más escolhas, do que das circunstâncias a nossa volta. (v. 13)

"O propósito, é claro, era fazer uma ostentação de força; mas, na verdade, ele estava apenas dando uma lamentável demonstração de fraqueza e insensatez. Palavras hostis levam a atos hostis, ao passo que palavras amáveis vindas de um coração bondoso levam à submissão e à obediência, à cooperação e à tranquilidade [CBASD, v.3, p. 244-245]"

🗣 Lideres sábios têm os ouvidos sintonizados com a voz de seus liderados. Ao assumir um posto de liderança a primeira tarefa é tomar conhecimento dos males existentes e trabalhar em uma solução. (v.16)  

Reynan Matos
Teólogo