Em II Crônicas 12 aprendemos que:
🛡 É triste ler constantemente essas idas e vindas do povo de Deus. Sempre divido entre dois pensamentos, servir ao Senhor, e servir a si mesmo. (v. 5)
Precisamos urgentemente viver em conformidade do que conhecemos, de nada adiantará um mero conhecimento da pessoa de Deus, sem um relacionamento real com Ele.
🛡 A humildade é a formola para a resolução de inúmeros problemas, inclusive com Deus. E se ela é benéfica para com Deus imagine para com o nosso semelhante. (v. 6,7,12)
🛡 O reconhecimento da devida repreensão, é uma das características de um verdadeiro arrependimento. (v. 6)
🛡 "Deus não tem prazer no sofrimento que os transgressores trazem sobre si, e está atento para ver se abandonarão suas iniquidades para que não se cumpram os juízos preditos [cf. Ezequiel 18.30-32]". (CBASD, v.3, p. 250, v. 7)
🛡 A sete anos atrás me lembro bem de ter pregado sobre a nossa relação como escravos de Cristo. Ao que me lembro só falei sobre isso uma vez desde então, acredito que não deva ter colocado o assunto na época da melhor maneira que o mesmo deve ser apresentado. Fato é que, se não formos escravos de Deus, seremos escravos de Satanás, pode não soar lhe confortável a ideia de ser escravo de Deus, porque muito provavelmente você esteja obituado com a ideia de escravidão a partir de um senhorio satânico. E no verso 8 Deus consentiu que seu povo percebesse a distinção entre um e outro. E você deveria fazer o mesmo, lembrando que já nascemos escravos do pecado, então está na hora de você prestar serviço a outro Senhor (cf. Mateus 11.29-30) (v. 8)
🛡 O arrependimento não nos livra das consequências das nossas ações, é assim para com Deus, e não será diferente nas ações para com os nossos semelhantes. (v. 8)
🛡 Ainda bem que Salomão não estava mais vivo para o declínio vertiginoso que se seguia após o seu reinado. E a responsabilidade por tal ruína era originaria de sua própria casa. (v. 9b,10)
Aqui nós temos um alerta veemente ao pais, para não fecharem os olhos para a realidade existente em sua casa. Do contrário tudo o que construímos pode ser destruído pelos nossos próprios filhos.
🛡 A pesar da permanência de nossa natureza carnal, ela pode ser enfraquecida dia a dia, pela atenção que damos a nossa natureza espiritual, e essa se alimenta de três coisas apenas: Oração, Estudo da Bíblia, Testemunho do que estamos vivendo ao lado de Deus. Porém como Roboão muitos pretensos cristão buscam viver cada dia de outra maneira. (v. 14)
Outro destaque que precisamos considerar é que a religião bíblica ela não é vivida por mero assentimento intelectual, ela tem sua completude no coração (cf. João 4.23). (v. 14)
🛡 Como destacamos no capítulo anterior (II Crônicas 11. 4) A nossa casa deveria sempre um lugar onde deveríamos buscar, apoio, refugio compreensão. Mas infelizmente alguns lares, não faz jus ao termo, nada ali remete a uma ideia de conforto e tranquilidade. Espero que seus dias, não sejam dias sucessivos de discussões com quem deveríamos unir esforços para lutar com os verdadeiros inimigos. (v. 15)
🛡 Tudo isso se deu por terem deixado a lei do Senhor. Vemos nesse ato o primeiro passo para apostasia, deixar de se firmar na Palavra de Deus, para se firmar em seu orgulho em suas realizações e talentos, o que resulta na perda de humildade. A punição se manifesta a cada passo na sua vida de pecados. A misericórdia então só é concedida por uma disposição em se viver uma vida em obediência a lei de Deus. (Shedd, v. 1)
🛡 Curiosidade bíblica: "Muita informação histórica que vemos na Bíblia foi buscada em livros daquela época: os arquivos genealogias reais, e os escritos dos profetas de cada época. Os escritos da Bíblia, plenamente inspirados por Deus, foram guiados, ao lerem as estatísticas em bruto, a tira delas lições morais e espirituais e, assim, levar o leitor a perceber a mão de Deus em toda essa história. Isto também se deu no caso dos evangelhos (João 20.30-31)". (Shedd, v.15)
Reynan Matos
Teólogo