O "gênero" tem sido usado de várias maneiras em estudos
bíblicos. Em certo sentido, refere-se a tipos maiores de literatura que
podem ser reconhecidos por certas características gerais, como evangelho,
apocalíptico, profecia, sabedoria, etc, em outro uso mais técnico, refere-se a
pequenas unidades literárias, tais como histórias de milagres, provérbios,
oráculos salvação, etc, que poderiam supostamente ser rastreados em pré-escrita
tradição oral. Nesse sentido, a "crítica" forma antecipada
destinada a reconstruir essa configuração histórica (em alemão: Sitz im Leben ", estabelecendo na
vida") a partir do qual a tradição oral surgiu a fim de compreender a
determinado gênero que ele produziu. Para alunos iniciantes de leitura
escrita acadêmica às vezes é um desafio para distinguir qual o uso de um
determinado autor tem em mente.
No entanto, o género tem vindo a ser menos um termo
técnico. Desde as menores unidades de pré-literárias orais só foram postas
como uma hipótese, o cenário histórico e sua ligação com a tradição oral
proposta era de necessidade em grande parte da especulação. Na década de
1970, estudos bíblicos tornaram-se mais preocupado com o focar no texto bíblico
real ao invés de tentar usar o material postulada "atrás" do texto
como base para a interpretação. Como resultado, o género passou a ser mais
uma designação geral para os tipos de literatura que podem ser identificados
por características comuns e função, sem muita ênfase em qualquer estádio de
pré-literária oral para o material. Isto não invalida a ideia de tradições
orais por trás do texto escrito. Ele só ressalta que não temos mais tradição
que quer oral ou seu contexto histórico, mas tem o texto escrito. Gênero,
então, é agora amplamente utilizado para identificar os vários tipos de texto
escrito.
Enquanto género refere-se ao tipo geral da literatura, tal como
uma carta, a "forma" refere-se à estrutura ou recursos compartilhados
que podem ser utilizados para identificar esse tipo de literatura. A ideia
de gênero dentro das tradições bíblicas começa com a observação de que o
material que se repete em intervalos regulares e coloca dentro de uma
comunidade tende a assumir estrutura comum.
Por exemplo, as orações públicas tendem a ter partes
identificáveis que marcam certos aspectos das orações. Esta estrutura
comum, ou forma, é compartilhada com diferentes graus entre os vários grupos e
horários. Certas características da oração não tem tanto significado nas
palavras reais que são faladas como eles fazem para enquadrar a estrutura para
que ele possa ser reconhecido como um determinado gênero. Em outras
palavras, a comunicação tem a forma mais do que as palavras. Nós sabemos
de escutar centenas de tais orações que os elementos são fórmulas que será mais
ou menos o mesmo, e qual é o conteúdo real da oração a que temos de dar
atenção. A mesma coisa é verdade para outras atividades que se repetem
regularmente, como a adoração pública. Não importa o quanto algumas
igrejas querem negar que eles têm qualquer estrutura para adorar, se a adoração
é repetida em intervalos regulares dentro de uma comunidade, que levará em
certas estruturas ou formas.
Carta escrita é outra atividade que assumiu certas formas, mesmo
de distinguir entre diferentes tipos de correspondências. Nós aprendemos
estas formas e suas funções através do uso, de modo que quando recebemos uma
carta que começa com "Caro senhor ou senhora" imediatamente respondem
de forma diferente do que uma carta que recebemos que começa com "meu
querido". A forma, a estrutura e as características da escrita ou da
fala, servem para identificar o gênero, e que a identificação do gênero nos
ajuda, a saber, como responder de forma adequada à letra. Em estudos
bíblicos, um monte de mal-entendidos pode ocorrer quando não devidamente
identificados o gênero de literatura que estamos lendo.
Descobrimos através preservados documentos antigos que
greco-romana e judaica escrita da letra seguido convenções muito
regulares. Em outras palavras, letras antigas tinham certa forma. Não foi
que havia um molde que todos seguidos. Ele foi que, como a escrita da
letra moderna ou mesmo outras formas de comunicação, como falarem ao telefone,
havia certas características que as pessoas adotadas através do uso repetido
que auxiliaram comunicação. Elas poderiam ser alteradas de várias
maneiras, mas segundo um processo geral ou forma.
Havia quatro elementos gerais de antigos greco-romanas letras.
1) saudação de abertura contendo o nome do
escritor, o nome do destinatário, e uma saudação
2) uma oração, bênção, ou ação de graças
3) o corpo da carta (o que o remetente queria
dizer que ocasionou a carta)
4) saudação final e despedida
A maioria das cartas do Novo Testamento segue esta convenção, por
exemplo, Filipenses:
1) saudação de abertura
a) O nome do escritor
1:1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus,
b) o nome do destinatário
Para todos os santos em Cristo Jesus que estão
em Filipos, com os bispos e diáconos:
c) a saudação
01:02 Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e
do Senhor Jesus Cristo.
2) uma oração, bênção, ou ação de
graças
a) ação de graças
1:3-11 Agradecem ao meu Deus todas as vezes
que me lembro de você, 1:4 constantemente rezando com alegria em cada uma das
minhas orações por todos vós. . .
b) Relatório de circunstâncias
1:12-27 Eu quero que você saiba, amado que o
que aconteceu comigo foi realmente ajudou a espalhar o evangelho. . .
3) o corpo da carta (o que o remetente
queria dizer que ocasionou a carta)
a) por ocasião da letra
[O relatório de circunstâncias de Paulo serve como
ocasião da carta]
b) pedido
Apenas 1:27-28, viver sua vida de uma maneira
digna do evangelho de Cristo. . .
c conteúdo)
02:01-04:20 Se então há alguma exortação em
Cristo. . .
4) saudação final e despedida
a) bem desejos, saudações para os outros.
4:21-22 Saudai cada um dos santos em Cristo
Jesus. Os amigos que estão comigo vos saúdam. 4:22 Todos os santos
vos saúdam, especialmente os da família do imperador.
b) final de despedida
04:23 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com
o vosso espírito.
Como se observa, as letras não tem que seguir a forma
exatamente. Pode haver várias modificações dos elementos de acordo com os
propósitos do escritor. No entanto, se houver um movimento significativo
para longe da estrutura comum, que pode precisar pedir o significado da
alteração. É possível que a modificação de uma forma possa ser um indício
significativo para a mensagem. Por exemplo, na carta de Paulo para as
igrejas da Galácia, ele omite totalmente a seção de Ação de
Graças. Observe a rapidez com que ele se move para o corpo da carta.
01:01 Paulo apóstolo - enviada pela comissão nem humano, nem de
autoridades humanas, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou
dentre os mortos - 1:2 e todos os membros da família de Deus que está comigo,
às igrejas da Galácia: 1:3 Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor
Jesus Cristo, 1:4, que se entregou por nossos pecados, para nos libertar do
presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, 1:5 a quem seja a
glória para sempre e sempre. Amém. 01:06 Eu estou surpreso que você
está passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo e estão se
voltando para um evangelho diferente -
Em apenas seis versos que ele lançou em uma defesa de seu
ministério e começa a chamar os gálatas a responsabilidade pela sua
incapacidade de viver de acordo com a pregação do Evangelho. É óbvio que
Paulo está chateado com eles, evidenciada não apenas na linguagem e no
conteúdo, mas pelo fato de que ele não começa com a oração por eles, sem ação de
graças pela obra de Deus entre eles, e não bênção. A modificação da forma
de ajuda a comunicar sua angústia sobre suas ações.
Em outros casos, a omissão de características da letra pode ser um
indício de que a escrita não é uma carta real, mas é um tratado, um sermão, ou
algum outro tipo de escrita elenco na estrutura literária de uma
carta. Isto é especialmente verdadeiro se não tem a saudação e as
saudações finais, os elementos pessoais que esperaria em uma verdadeira
carta. Note-se que o livro de Hebreus, enquanto em alguns aspectos
expressos na forma de uma carta, contém nenhum desses recursos que um poderia
esperar em uma carta. Ele é normalmente identificado como uma homilia ou
um sermão escrito com algumas características de uma carta. Tiago, 2
Pedro, e 1 João são semelhantes na medida em que também não têm os elementos
pessoais que marcam uma carta. Esses escritos são especialmente mais
verdadeiramente epístolas , cartas pastorais que são
destinados a uma comunidade maior. Na verdade, a maioria das cartas de
Paulo, mesmo aqueles que seguem a carta de perto, são epístolas escritas para
uma comunidade maior. Somente Filemom entre as cartas do Novo Testamento
é, obviamente, escrito a um único indivíduo como uma carta pessoal.
Há um aspecto que devemos sempre ter em mente ao lidar com cartas
do Novo Testamento e as epístolas. Eles foram escritos para pessoas
específicas em circunstâncias específicas para tratar de temas
específicos. Que faz parte da função da forma de uma letra. Agora que
elas estão contidas nas Escrituras, é fácil ceder a nossa tentação moderna para
universalizar essas cartas e torná-los absoluta. Mas devemos sempre levar
a sério a natureza ocasional das letras. Isto é, eles devem ser ouvidos
dentro do contexto em que foram escritos e nas ocasiões em que eles foram de
endereçamento. Para tirar escritos ocasionais destinados a atender
circunstância histórica específica, como admoestações de Paulo para as facções
e os cristãos imaturos de Corinto, e assumir que eles são a lei universal para
todas as circunstâncias e em todos os tempos é radicalmente não compreendem a
natureza de cartas do Novo Testamento, mesmo como Escritura.
Isso não significa que as cartas do Novo Testamento e as epístolas
não têm nenhum valor para nós hoje. O oposto é verdadeiro. Como a
Escritura, eles foram preservados pela comunidade da fé por 2.000 anos,
precisamente porque têm valor duradouro para a Igreja como a palavra de Deus. Mas
esse valor deve ser entendido dentro do carácter ocasional e alcance limitado
das questões que as próprias letras foram endereçamento. Temos que
resistir à tentação de abstraíra-la em verdades genéricas e universais que
ignoram que contexto específico. Tendo em mente o gênero de cartas /
epístolas e as formas que ajudam a identificá-los como letras vai nos ajudar a
manter o seu carácter ocasional em vista. Que nos fornece algumas
diretrizes e limites para ler e aplicá-los em contextos contemporâneos.