Pages

sábado, 10 de agosto de 2013

Considerações da Primeira Semana na Classe de Evangelismo

Para tornarmos um departamento mais importante, não precisamos desfazer da importância e do apoio dos demais departamentos. É o que temos visto na classe de Evangelismo ministrada pelo Dr. Otoniel. O qual têm com muita regularidade apresentado a importância dos Ministérios de Pequenos Grupos, duplas missionárias, classe bíblicas e publicações como um dos meios eficazes na conquista de novas vidas para o reino de Deus. Mas ao ler alguns livros sobre Evangelismo notamos um certo clamor de alguns especialistas, para não deixar o Evangelismo morrer ao que parece que outros ministérios tem procurado se sobrepor ao método de pregação em massa  como se este fosse algo obsoleto.

Gostaria de lembrá-los de que o convite feito por Cristo aos Apóstolos foi para que abandonassem a prática de pesca de peixes para se tornar pescadores de homens, e se não me recordo mal  há alguns métodos para se pescar peixe:

1. Com Vara: algo que exige certa aptidão acompanhada de uma paciência admirável, tendo uma vara e uma isca como material, permitindo ao pescador escolher entre ficar com o peixe ou não.

2. Com Tarrafa: Também é necessária uma habilidade própria para este tipo de pesca, para a utilização deste método é necessário uma rede estilo bola,  o seu resultado é consideravelmente um pouco maior que a pescaria com vara.

3. Com Rede: Se para pescar um peixe ou para uma quantidade um pouco maior o pescador precisa de certa aptidão para tal atividade, o que dizer para a pescaria com a Rede, que assim como os demais métodos de pesca requer um preparo prévio, bem como um certo tempo para obtenção dos resultados necessários para a capacidade deste método, claro que ao contrário do método com Vara  que pode escolher muito bem com que peixe pescar a seleção da pesca, com a Rede, reduz até certo ponto o rigor desta seleção.

Aplicando em nosso contexto podemos concluir que:

1. O Estudo Bíblico seria a pesca com Vara: onde uma dupla missionária dar atenção exclusiva a determinada pessoa.

2. A Classe Bíblica seria a pesca com Tarrafa: onde uma certa quantidade de pessoas podem ser alcançadas simultaneamente.

3. E o Evangelismo seria a pesca com Rede: Onde como colocado anteriormente não requer menos preparo ou cuidados na realização do método, mais que também devidamente utilizado, obtêm um retorno positivo diante dos esforços que são colocados.   

Com base na distinção dos diferentes métodos não podemos dizer o que é melhor ou pior, já que cada um tende a atuar de maneiras bem distintas, com resultados distintos, e de todas as maneiras só há um objetivo. Conduzir as pessoas a Cristo.