Pages

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Só para quem gosta de tomar café 2ª parte

Muitos desejam saber por que ocorrem dores de cabeça quando da suspensão da cafeína. A resposta provavelmente resida na adenosina ou na acetilcolina ou em ambos esses transmissores. Uma das funções importantes da adenosina (que é parcialmente bloqueada pela cafeína) é o relaxamento ou dilatação dos vasos sanguíneos — particularmente aqueles do coração e do cérebro. Durante os períodos de consumo habitual de cafeína, o cérebro aumenta o número de receptores de adenosina, numa tentativa de dar-lhe um papel mais normal, levando em conta a competição da cafeína. Porém, uma vez que a cafeína seja removida, esse acrescido número de receptores permanece ainda por um pouco de tempo. A liberada ação da adenosina produz marcante relaxamento dos vasos sanguíneos. Com o relaxamento desses vasos sanguíneos no cérebro, há um aumento do fluxo de sangue e, conseqüentemente, uma congestão cerebral. Muitos atribuem a dor de cabeça oriunda da retirada de cafeína a esse mecanismo. De forma interessante, a tentativa do cérebro de lidar com as mudanças ACh induzidas pela cafeína também pode predispor a dores de cabeça. O "remédio rápido para dores de cabeça por supressão de cafeína é ingerir café, refrigerante cafeinado ou uma das muitas pílulas para dor de cabeça que contêm cafeína. Porém, nenhuma dessas opções é tão boa quanto a ―retirada agressiva. Normalmente, dentro de um ou dois dias, o cérebro se ajusta a um ambiente interno normal sem cafeína; as dores de cabeça desaparecerão e o cérebro estará bem no caminho de um melhor equilíbrio químico. Todavia, tive alguns pacientes que tiveram dores de cabeça severas por até duas semanas depois da retirada de cafeína. Nesses casos pode ter havido uma tendência subjacente a dores de cabeça, que foram ativadas pela eliminação da cafeína.

Sete ações do café sobre as atividades celebrais

1.      Ela tende a produzir dependencia
2.      Pode causar sindrome de abstinência
3.      Pode causar ou agravar doenças psiquiátricas
4.      Prejudica o desempenho físico e mental
5.      Interfere no sono
6.      Pode aumentar o risco de incidência em outras doenças que, por sua vez, exercem influência sobre o lobo frontal através de estresse físico  ou mental
7.      Podem causar toxiade e mesmo a morte

Outros problemas da cafeina

·         A cafeina pode ser co-carcinogênica, contribuindo para o desenvolvimento de câncer nos rins, mamas, cólon, pâncreas e ovários.
·         Ela aumenta o risco de baixo peso em filhos de mãe consumidoras
·         Ela eleva a pressão sanguínea em 3-5 mm hg
·         Ela pode causar palpitações e perigos ritmos cardíacos
·         Ela estimula a produção exessiva de àcidos estomacais e o refluxo gastroesofágico, que é a causa de azia (tanto ao que toca ao café comum como ao descafeinado)

·        Ela pode agravar  os sintomas pré-menstrual