MONTEIRO, MOUMOUNI ABSOLVIDO, OUTROS CONDENADOS A MAIS DE PRISÃO, ALGUNS PARA A VIDA
Em uma decisão dividida, um veredicto foi proferida hoje por um tribunal de Lomé, Togo, que absolve pastor adventista do sétimo dia Antonio Monteiro e frases Adventista membro da Igreja de Bruno amah à vida na prisão, um advogado da Igreja Adventista disse.A decisão do Tribunal de Apelações de Lomé vem quase 22 meses após os dois homens e os outros foram detidos em Março de 2012 sob a acusação de conspiração para cometer assassinato.Em um caso que chamou a atenção da denominação global, os dois homens, como bem como outros três, foram detidos há quase dois anos sem julgamento e apenas na acusação de um homem que foi descrito como um "mentiroso patológico" em um exame psiquiátrico por ordem judicial. Aquele homem, Kpatcha Simliya, que também foi detido, também foi condenado em decisão desta manhã e condenado à prisão perpétua. Todd McFarland, um conselheiro-geral adjunto para a sede mundial da Igreja Adventista, que estava com a equipe de defesa no julgamento deste fim de semana, disse que a decisão também incluiu outros dois homens-Beteynam Raphael Kpiki Sama, que foi condenado e sentenciado a 25 anos de prisão e multado em 10 milhões de francos CFA (EUA 20.800 dólares), e Idrissou Moumouni, que foi absolvido.
A quase dois anos saga tem sido seguido por milhões de adventistas do sétimo dia, que ocuparam oração internacionais vigílias , lançou campanhas de mídia social, patrocinado iniciativas de redação de cartas a funcionários do governo e diplomatas, conferências de imprensa e liderou uma unidade de assinatura de um petição pedindo a libertação dos homens.
"Nós temos sentimentos mistos sobre a decisão do tribunal", disse John Graz, diretor de Relações Públicas e Liberdade Religiosa para a Igreja Adventista a nível mundial. "A absolvição de Pastor Monteiro é uma boa notícia e estamos felizes por ele e sua família. Estamos surpresos e muito triste com a condenação de Amah".
Monteiro, um nativo da ilha de Cabo Verde, estava servindo como missionário no Togo desde 2009 como o diretor dos Ministérios da Família no Sahel Missão da União da denominação em Lomé.
As prisões e detenções se desenrolou após uma série de homicídios em setembro de 2011. Dependendo diferentes contas de jornal e da polícia, mais de uma dúzia de corpos de mulheres entre as idades de 12 e 36 havia sido encontrado no subúrbio do norte de Lomé Aguê. Os corpos tinham esfaquear feridas e alguns órgãos sexuais tinham sido removidos. Sangue e partes de animais são muitas vezes utilizados em cerimônias do vodu, que é amplamente praticado no Togo. Quando nenhuma prisão foi feita, o público exigiu justiça para os assassinatos, disse que os líderes da igreja. Simliya mais tarde foi mostrado na televisão cercado por guardas policiais, contando a história da série de assassinatos que ele disse que ele organizou e nomear cúmplices que coletaram sangue e órgãos. Mas grande parte da história se mostrou improvável, incluindo o número de vítimas e os métodos utilizados, de acordo com a médica legista do Simliya. "Qualquer homem informado e razoável teria dúvidas a respeito de sua incrível manifestação ou a viabilidade de seus crimes ou supostos crimes," a setembro 9, 2012, exame psiquiátrico por ordem judicial afirmou, que foi visto por ANN. Simliya viria a se retratar de sua acusação, dizendo que ele foi espancado pela polícia e forçado a dar nomes de pessoas que ele supostamente sabia que eram co-conspiradores em uma rede de tráfico de sangue, de acordo com o exame psiquiátrico.
Ainda assim, o seu testemunho, a única evidência no caso foi o suficiente para trazer condenação em decisão de hoje. O júri que proferiu a decisão consistia de três juízes e seis leigos, disse McFarland.
Ainda assim, o seu testemunho, a única evidência no caso foi o suficiente para trazer condenação em decisão de hoje. O júri que proferiu a decisão consistia de três juízes e seis leigos, disse McFarland.
Decisão desta manhã foi proferida às 5 da manhã, disse McFarland. O julgamento começou sexta-feira 10 de janeiro às 8:45 am e prorrogado até 03:30 sábado de manhã. O tribunal se reuniu novamente às 11:45 da manhã de sábado, e alegações finais terminou às 23:30 naquela noite.
Fonte: ADVENTIST NEWS NETWORK