Gostaria de compartilhar com vocês, uma das muitas conexões que encontrei ao ler a Bíblia em meus devocionais, sob um tema tão importante na vida de todo ser humano, que diz respeito a nossa capacidade de nos comunicar por meio da fala, já encontrei muitas pessoas que dizem. "eu sou verdadeira o que me vem a mente eu falo" até onde está verdade é de fato verdadeira? e o que a Bíblia teria a nos dizer sobre declarações desta natureza.
Nossa conexão é composta por quatro versos do livro de provérbios nos capítulos 12:9,23 e 13:3,7:
"É melhor ser humilde e aceitar um serviço pesado do que contar vantagem sobre as próprias habilidades e acabar passando fome.Alguns fingem que são ricos e nada têm; outros fingem que são pobres e têm grandes riqueza".
1. É melhor desempenhar uma atividade em que nossas habilidades não sejam completamente utilizadas, do que não realizarmos atividade nenhuma e passarmos por alguém sem nenhuma habilidade.
2. Ao invés de viver a vida de outros, apreendamos a viver a vida que temos e vivamos para estocar tesouros no céu.
" O homem sensato não fica exibindo seu conhecimento, mas o tolo demonstra a todas sua ignorância.Quem toma cuidado com suas palavras protege a própria vida, quem vive falando tudo que pensa acaba arruinando sua vida".
3. Deveriamos apreender a falar apenas quando fossemos consultados, ao contrário de outros que buscam sempre estarem oferecendo opiniões em questões dais quais na maioria das vezes não tiveram uma real experiência.
4. Devemos cuidar para que nossa língua venha ser uma fonte de vida para nós e para os que nos ouvem, e não uma espada na qual nós mesmos venhamos a ser feridos por ela.
Na Língua se acham as chaves da vitória e da derrota, qual das portas você ira abrir? e lembre-se :
Não conte vantagem, não seja exibido, cuide com suas palavras.
Reynan Matos
Fontes:
Bíblia Viva
Bíblia NVI