Pages

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Exegese pós-moderna

Colocando leitura denominacional em dia. Gostaria de destacar o artigo "Exegese pós-moderna" do meu prof. Jônatas Leal. Onde ele apresenta a importância de não cairmos no isolamento ou na assimilação das hermenêuticas que orbitam sobre nossa teologia. Com isso ele incentiva a busca por um diálogo eficaz afim de promover "o equilíbrio entre identidade e relevância", e assim auxilie a igreja no cumprimento de sua missão.

O artigo se desenvolve a partir de três conceitos da obra de Gadamer:

1. Pré-conceito: Onde se evidencia "o papel do leitor no processo hermenêutico, que o historicismo negava ou não valorizava.

2. Tradição: Em que pode ser tomada sempre como "ponto de partida, mas nem sempre o ponto de chegada. A estrada poderá apresentar curvas novas e, quando necessário, o viajante abrirá seu próprio caminho.

3. Fusão de horizontes: "Embora o significado de um texto permaneça o mesmo ao longo do tempo, a relevância e as aplicações devocionais, no cado de textos sagrados, podem mudar dependendo do horizonte individual do leitor. Nesse sentido, a fusão pode e deve acontecer".

Reynan Matos
Teólogo

Fonte:
Revista Ministério MAR-ABR/2017 p. 16-18