Pages

sábado, 5 de maio de 2018

Atos | Capítulo 11

Esse capítulo poderia ser um dos mais lindos da história do cristianismo se fosse pelo seu incio.

O tema do Etnocentrismo é uma questão que se arrasta pela humanidade a muito tempo. E quando tomarão conhecimento que Pedro havia estados com aqueles que não faziam parte da nação de Israel, quase que o destituíam do seu apostolado. 

Gosto muito de uma declaração de Lutero onde ele critica o desejo de alguns de se chamarem luterano. Ele indagava, porque alguém gostaria de se chamar luterano podendo ser reconhecido como cristão. A postura de Lutero deveria ser adotada por todos aqueles que de fato estão seguindo a Cristo. É triste ver a maneira como alguns expõe suas denominações como se elas fossem o instrumento de salvação da humanidade, quer seja, Católico, Batista, Presbiteriano, Assembleiano, ou Adventista.

O compromisso de Cristo é em buscar um povo não uma denominação. Mais já no primeiro século do cristianismo eles estavam com problemas nesse quesito. (v. 3)

Então Pedro fala da visão acerca dos animais, e que como vimos no capítulo anterior o que Deus havia purificado não era os alimentos e sim as pessoas. (v.7) De modo que Pedro lutava para fazê los entender que "Deus não faz acepção de pessoa". (Atos 10.34) 

Isto posto, Pedro responde que não podia resistir a Deus. (v.17) Penso que essa também deveria ser a postura de todo cristão, e porque não de todo ser humano? Já que como foi dito certa vez por alguém. "É fácil ser ateu quando se esta em terra firme, agora vamos ver como eles se saem em um avião com problema na turbina". 

O apóstolo encerra sua explicação do que se deu no capítulo 10 de Atos, com a abrangência universal de Deus para a salvação do homem. Atente bem, estamos falando de Salvação para todos, não que todos serão salvos. É verdade que Deus é amor, que Jesus morreu por amor, que a Salvação é pela Fé. Porém, acreditar que em virtude de tudo isso no final todos irão para o céu, é desacreditar da Justiça divina, e ter Jesus como um mentiroso. Porque se tem alguma distinção entre os seres humanos da perspectiva divina é a condição de salvo ou perdido, e para tal Jesus contou inúmeras parábolas como das virgens (Mateus 25. 1-13); Joio e Trigo (Mateus 13.24-30); O rico e Lázaro (Lucas 16.19-31).

Que haverá duas classes é inevitável, o que pode ser evitado é o fato de estarmos entre os perdidos. Já que para ser salvo depende apenas de nossa entrega ao Senhor Jesus. (v.18)

Deixando para trás agora esse incidente vivido entre Pedro e a igreja etnocêntrica, temos Barnabé pregando em Antioquia. E muitas pessoas ali decidiam se entregar ao Senhor, mas não era uma entrega de qualquer maneira. Eles decidiam com firmeza de coração (v.23). Sabe aquela firmeza que não faltou a Daniel (1.8) e seus amigos quando tinham todas as facilidades do mundo babilônico. Não abriram mão de suas convicções nem por risco da própria vida. 

Se você ainda não aceitou a Cristo, convidou a fazê lo, e se já vez se certifique de quão profunda, e real foi a sua entrega. Porque no que diz respeito a nossa Salvação não há espaços para reservas. Afinal a morte de Cristo, não foi meia morte, ou muito menos uma encenação como acreditam os agnósticos. Sua morte foi completa e real. E para tanto nossa entrega não pode ser incompleta e circunstancial. Ou seja, se as circunstâncias forem favoráveis estou com Cristo, se não faço igual a Pedro antes do pentecostes. 

Firmeza de coração é algo que precisamos não apenas para nossa relação com Cristo, mais com a esposa, com os filhos, com os amigos, com o trabalho. O grande problema com a humanidade pós-moderna é que ela se relaciona com a vida, do mesmo modo que ela se relaciona com as coisas. E como todas as coisas são descartáveis, elas pensam que tudo na vida é descartável. Mais não é assim. 

Para aprendermos um pouco acerca dessa firmeza, não precisamos nem voltar tanto assim no passado, a geração dos nossos avós, e eu falo para uma galera que como eu tem 29 anos. Na época dos nossos avós quem quando uma coisa se quebrava eles concertavam, e não apenas iam descartando e adquirindo outro pro lugar. Não estou dizendo que você não pode renovar seus equipamentos, eu só gostaria que você considerasse que a vida não acompanha a dinâmica das atualizações da tecnologia, e que muito menos a vida é pautada pelos ditames da moda. 

#firmezadecoração

E por isso eles foram chamados de Cristãos pela primeira vez, porque era uma comunidade que vivia exatamente a semelhança do Mestre que anunciavam. Quem se assemelhavam, os Apóstolos, os Diáconos, os Presbíteros, os Anciãos, os Bispos? Não apenas estes, mais todos que estavam que haviam o pitado pelo Reino de Deus.

Se você de fato também deseja ser reconhecido como um cristão, permita o Espírito Santo, toma a sua vida por completo, em toda inteireza do seu coração. Para tanto eu gostaria de agora poder orar por você.

Oração:

Deus Eterno e Pai amado, muito obrigado Senhor, porque apesar das nossas limitações, de nossos preconceitos, quer sejam de ordem religiosa, ou social, teu Santo Espírito não se afasta de nós, e como aqueles primeiros cristãos venceram essa barreira etnocêntrica, ajuda-nos a superarmos também. E que a nossa vida esteja inteiramente rendida diante de teu altar, sem nenhuma reserva a esse velho homem, mais completamente entregue ati. É o que nós te pedimos crendo no Poder que a no nome de Jesus amém.

Reynan Matos
Teólogo

Comentários adicionais