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terça-feira, 5 de março de 2019

Números | Capítulo 27

Temos em Números 27 a declaração de Morte, de Moisés, a substituição de um líder, e a interseção das filhas pelo pai. 

"ao fim da contagem das tribos, o Senhor estabelece a lei de divisão proporcional de terras, em que as tribos mais numerosas receberiam mais do que as tribos menores. Contudo, as filhas de Zelofeade levaram a Moisés e ao Senhor um caso que não havia sido previsto na lei – se um pai morresse sem deixar filhos, mas somente filhas, estas ficariam sem a posse da terra? Deus atendeu ao pedido das filhas de Zelofeade e determinou que a herança fosse passada a elas e a qualquer mulher na mesma condição. Contudo, essa lei sofreria mais uma atualização no capítulo 36". (Jornada 2019, p. 49)

"É curioso notar que as filhas de Zelofeade encontraram uma necessidade de aprimoramento na lei de posse das terras, e o Senhor lhes deu razão!" (Jornada 2019, p. 49) Essa é mais uma prova de que ele nos ouve.

V. 3

"Isto é, em pecados pessoais dos quais todos eram culpados, não um pecado de franco desafio ou de negligência voluntária. Os filhos não podiam, de maneira alguma, ser responsabilizados pelas faltas dos pais (Nm 16: 27-30; Ez 18:20)". (CBASD, v.1, p. 1004)

V. 4

"Depois desse caso, uma lei geral com tal propósito foi adotada (Dt 25:6)". (CBASD, v.1, p. 1004)

V. 6 

"O contato imediato e direto de Moisés com o próprio Deus é a base da formação de toda a lei dos israelitas; Deus falou claramente aos Seu servo Moisés, boca a boca (Nm 12.8)". (Shedd)

V. 8

"Quando alguém morrer. O caso das filhas de Zelofeade abriu um precedente e um estatuto formal foi constituído para solucionar casos semelhantes posteriores". (CBASD, v.1, p. 1005)

V.9

"Se não tiver filha. Nos v. 9 a 11, encontra-se a declaração formal da emenda da lei da herança, baseada no precedente do caso das filhas de Zelofeade. As disputas entre irmãos, com respeito a questões de propriedades, podem ser causa de grande amargura (Lc 12:13)". (CBASD, v.1, p. 1005)

V. 14

"Fostes rebeldes. Ver Nm 20:1, 12 e 24. O pecado de Moisés e de Arão (Nm 20:8-13) é chamado, nesta passagem, de rebelião". (CBASD, v.1, p. 1005)

V. 15

"Disse Moisés. A grandeza de Moisés no exercício da liderança é vista no fato de ele ter se colocado em segundo plano e começado a planejar o futuro do povo de Deus.

V. 16

"Moisés gostava de dar este título a Deus, que pela sua Graça poupava a um povo que, pelos seus pecados, estava constantemente atraindo sua própria destruição e morte". (Shedd)

V. 18

"Toma Josué. Ele fora um auxiliar próximo a Moisés (Êx 24:13); portanto, estava bem familiarizado com o estilo de administração do líder". (CBASD, v.1, p. 1005)

Em quem há o Espírito. Literalmente, "em quem é espírito" (ver o v. 16). A referência aqui é à riqueza de espírito necessária, sob o temor de Deus e o controle do Espírito Santo, o único que pode habilitar o ser humano para as responsabilidades na obra do Senhor". (CBASD, v.1, p. 1005)

Curiosidade: "Na igreja cristã, a imposição das mãos no rito da ordenação combina os seguintes três aspectos: bênção, sucessão no cargo e autoridade para ensinar (At 6:6; 13:3; 2Tm 1:6)". (CBASD, v.1, p. 1005)

Com isso aprendemos que:

1. Para solucionar as dificuldades devemos leva-las a Deus.
2. O segredo do Poder, é se entregar para ser instrumento do Espírito Santo
3. A humildade de Moisés em aceitar um subsistido que não é da sua casa é uma lição aos líderes de todas as épocas.
3. O líder de Israel tinha de ser um tipo de Cristo, na obra de reger, guiar e cuidar.  

Reynan Matos
Teólogo