Um capítulo em
nove
expressões, sendo elas: Santa
convocação; Nenhuma obra
servil; Holocausto
continuo;
Aroma agradável ao Senhor;
Sem defeito; Oferta pelo
pecado; Expiação;
Libação;
Ofertas pacificas.
Só em pensarmos
conceitualmente percebemos
que muito é ensinado ao longo dessas repetições.
Números 29
narrar as atividades para 23 dias de festividade
consecutivas, sendo 09 para as
festas da trombeta, que se
seguia por 06 dias para celebrar o Dia da Expiação,
que na
sequência entrava a Festa dos Tabernáculos com mais 07, e
terminava com
mais 01 dia, que era dedicado a reunião
solene, no qual não deveriam trabalhar.
Essa “Santa
convocação” se da na Festa das Tombetas. Por
ocasião do dia da Expiação no 10º
dia do 7º mês, eles
praticavam o jejum nacional, o que era também um feriado.
V. 3
Curiosidade: “Três décimas de um efa. Equivale a
cerca
de 6.6 litros”
V. 7
“No dia dez. O Dia da Expiação (Lv 23:27), o ápice de todo o sistema sacrificial. O ritual desse grande dia é explicado em Levítico 16 e 23:26-32. Afligireis a
vossa alma. Literalmente, "examina r-vos-eis", "ficareis aflitos", "humilhar-vos-eis". Este ato incluía o jejum, que foi e é o grande jejum anual observado rigorosamente pelos judeus ortodoxos (cf. Lv 16:29; 23:27-29, 32; SI 35:13; Is 58:3, 5; At 27:9). Nenhuma obra. O dia
devia ser estritamente observado como um sábado de descanso (Lv 16:29, 31; 23:28-32)”. (CBASD, v.1 , p. 10012)
V. 11
“Oferta pelo pecado, para fazer expiação. Este é o rito do qual a festa derivava seu nome especial (ver Lv 16). Hebreus 9:7-1 2, 23-28 se baseia na descrição de Levítico 16. O sangue da oferta pelo pecado, para fazer expiação, era levado pelo sumo sacerdote para dentro do lugar
santíssimo. O sangue do novilho apresentado como oferta pelo pecado da família de Arão também era levado para dentro do lugar santíssimo (Lv 16:11, 14). Com exceção desses dois casos, nunca se levava sangue para o interior do santíssimo.
V. 12
Curiosidade: Essa festa ocorria após a colheita dos frutos e das uvas (Dt 16: 13).
V. 17
“O total de
novilhos oferecidos fica em setenta. Esse número
era a estimativa de Israel
para as nações da terra, e a
interpretação dada as estes sacrifícios pelos
próprios judeus é
que foram feitos no sentido de interceder a Deus em favor de
toda raça humana. Isto nos deixa vislumbrar algum aspecto
do plano redentor de
Deus, no qual o sacrifício único de Jesus
Cristo haveria de abranger pessoas de
todas as nações que se
convertessem a Ele, o qual custou aos próprios
discípulos
entenderem (Gl 2.14-21; At 10.1-48)”. (Shedd)
“a despeito elo número de sacrifícios acrescentados, a oferta diária nunca era deixada de lado. Da mesma maneira, o Cordeiro de Deus jamais pode ser substituído. Nenhuma função, nenhum rito e nenhuma regra pode tomar o lugar do Filho de Deus, o único por meio de quem há salvação do pecado”. (CBASD, v.1, p. 1012)
V. 38
“O povo sempre precisava de perdão. Era
importante não se perder de vista esse fato”. (CBASD, v.1, p. 1015)
Reynan Matos
Teólogo