Quase tudo o que sabemos sobre a vida e ministério de Jesus vem dos Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Os Evangelhos existiu na tradição oral dos jovens comunidades cristãs por algum tempo antes de serem finalmente definido em forma escrita. Como as testemunhas oculares dos eventos da vida de Jesus, e como começou a passar na última parte do primeiro século, provavelmente tornou-se mais urgente que estes eventos ser preservado por escrito.
Novo Testamento da Bíblia, que inclui estes quatro Evangelhos, foi originalmente escrito inteiramente em grego, a língua comum das terras do Mediterrâneo em tempos romanos. O primeiro dos Evangelhos foi, provavelmente, Marcos, escrito por volta de 70 dC, cerca de 40 anos depois que Jesus foi crucificado. Mateus e Lucas foram escritos entre 80 e 90 dC Finalmente, O Evangelho de João apareceu em sua forma final em torno de 95 dC
Todos os quatro Evangelhos são anônimos no sentido de que não inclui o nome do autor. Os nomes tradicionais - Mateus, Marcos, Lucas e João - não se tornou associado com esses escritos até o século II. Nos primeiros séculos do cristianismo, os nossos quatro Evangelhos conviveu com uma série de outros escritos cristãos, muitos dos quais não foram preservados. Finalmente, o Sínodo de Cartago adotou as atuais 27 livros do Novo Testamento, incluindo os quatro Evangelhos, como o cânon do Novo Testamento, no ano 397 dC.
Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como os Evangelhos Sinópticos, porque eles são muito semelhantes. Os estudiosos da Bíblia acreditam que os autores de Mateus e Lucas estavam cientes do Evangelho de Marcos e incorporou muito do que nos seus próprios escritos, juntamente com o material de outra fonte comum de que não foi preservada, além de material exclusivo da sua própria experiencia.
O Evangelho de João é muito diferente dos Evangelhos Sinópticos na forma como apresenta e interpreta os acontecimentos da vida terrena de Jesus. Os Sinópticos retratam Jesus viajando e pregando em parábolas sobre a vinda do reino de Deus, enquanto João apresenta um quadro mais espiritual e meditativo de Jesus. João e os Sinópticos apresentar muitos dos mesmos acontecimentos da vida de Jesus, incluindo seu julgamento, crucificação e ressurreição.
Por causa das diferenças entre os Evangelhos, somos tentados a perguntar se há o retrato correto dos acontecimentos da vida de Jesus. No entanto, cada um dos quatro é uma visão única de Jesus, elaborado a partir de testemunhas oculares e tradições diferentes , e temos a benção de ter estas quatro "janelas" para ver quatro pontos de vista desses acontecimentos centrais do cristianismo.