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domingo, 17 de fevereiro de 2013

Definição e natureza da teologia dogmática


"Teologia dogmática, então, pode ser definida como a científica exposição de todo o teórico doutrina sobre Deus de si mesmo e sua atividade externa, com base nos dogmas da Igreja".


Para definir teologia dogmática católica, será melhor começar a partir da noção geral de teologia. Considerado etimologicamente,teologia (Gr. Theologia, logotipos ou seja peri Theou ) significa objetivamente a ciência tratando de Deus , subjetivamente, o científico conhecimento de Deus e das coisas divinas. Se definida como a ciência sobre Deus ( doctrina de Deo ), o nome de teologia aplica-se também ao filosófico do conhecimento de Deus, que é lançada científica em forma natural, teologia ou teodicéia . No entanto, a menos que teodicéia esteja livre de erros , não pode reivindicar o nome de teologia . Por esta razão, pagã e da mitologia pagã doutrinas sobre os deuses, deve ser imediatamente posta de lado como falsa teologia. A teologia dos hereges também, na medida em que contém graves erros , deve ser excluída. Em um sentido mais alto e mais perfeito que chamamos de teologia que é a ciência de Deus e das coisas divinas que, objetivamente, é baseado na revelação sobrenatural, e por isso, é visto à luz da fé Cristã . Teologia , assim, estende-se a doutrina cristã ( doctrina fidei ) e abrange não apenas os particulares das doutrinas de Deus, existência , essência e personalidade trino , mas todas as verdades reveladas por Deus. A patrística não tinha, como regra, tomar teologia neste sentido amplo. Para os anteriores Padres , limitando estritamente o termo teologia a doutrina sobre Deus , distinguiu-o da doutrina de sua atividade externa, especialmente da Encarnação e Redenção , que eles incluídos sob o nome de "Divino economia ". Agora, se Deus não é somente o objeto principal, mas também o primeiro princípio cristão teologia, então seu fim deve ser o mesmo Deus , querendo com isso dizer que deve ensinar, efeito, e promover a união com Deus através da religião Consequentemente, encontra-se na própria essência da teologia ser a doutrina não só de Deus e da fé , mas também de religião ( doctrina religionis ). É esta tripla função que deu origem ao velho ditado da Escola :Theologia Deum docet, uma Deo docetur , ad Deum ducit (Teologia ensina de Deus , é ensinado por Deus , e leva a Deus ).
No entanto, nem a teologia sobrenatural, nem a teologia dogmática em particular é suficientemente especificada pelo seu objeto material ou o seu fim, uma vez que natural, a teologia também trata de Deus e as coisas divinas e mostra que a união com Deus é um religioso dever . O que essencialmente distingue as duas ciências é o chamado princípio formal ou objeto formal.assim a  teologia considera Deus e as coisas divinas unicamente no sobrenatural de luz externa revelação interna e fé ,analisa -los cientificamente , prova -los e penetra na medida do possível em seu significado. Disto se segue que a teologia compreende todos aqueles e somente aquelas doutrinas que devem ser encontrados nas fontes de fé , ou seja, Escritura e Tradição , e que a infalível Igreja nos propõe.  Estas verdades , porém acessíveis a sua razão , recebe uma teológica coloração apenas por ser, ao mesmo tempo sobrenaturalmente revelada e aceita no chão da infalível autoridade de Deus. O ato de fé não ser nada mais do que a rendição incondicional do humano razão à autoridade soberana da auto-revelação de Deus , é claro que teologia Católica não é puramente filosofia da ciência como a matemática ou metafísica , que deve sim, de sua própria natureza ser uma autoridade da ciência , baseando os seus ensinamentos, especialmente dos mistérios da fé , com a autoridade de revelação divina e da infalível Igreja estabelecida por Cristo , pois é a missão divina da Igreja para preservar intacto todo o depósito da fé ( depositum fidei ), para pregar e explicar com autoridade. Há, é verdade , muitos não-católicos e até mesmo alguns católicos que estão irritado ao ver   teologia Católica antes de uma autoridade externa. Eles tomam ofensa a conciliar decretos , papais decisões ex cathedra , a censura de teológicas opiniões, o índice de livros proibidos, o Plano de Estudos , o juramento contra o modernismo . No entanto, todos estes eclesiástico fluxo regulamentos naturalmente e logicamente do princípio formal da teologia Cristã: a existência de revelação divina e o direito da Igreja a demanda, em nome de Cristo , uma inabalável crença em certas verdades sobre a fé e a moral . Para rejeitar a autoridade da Igreja seria equivalente a abandonar a revelação sobrenatural, e Deus mesmo, que não pode nem enganar nem ser enganado, uma vez que Ele é a Verdade em si, e que fala pela boca da Igreja. Consequentemente, teologia como ciência , se isso evitar o perigo de erro , deve permanecer sempre sob a tutela e orientação da Igreja . Para um católico , teologia, sem a Igreja é tão absurdo como teologia sem Deus. Teologia dogmática, então, pode ser definida como a científica exposição de todo o teórico doutrina sobre Deus de si mesmo e sua atividade externa, com base nos dogmas da Igreja .



Fonte: Enciclopédia Católica