"Teologia dogmática, então, pode ser definida como a científica exposição de todo o teórico doutrina sobre Deus de si mesmo e sua atividade externa, com base nos dogmas da Igreja".
Para definir teologia dogmática católica, será melhor começar a partir da noção geral de teologia. Considerado
etimologicamente,teologia (Gr. Theologia,
logotipos ou seja peri Theou ) significa objetivamente a ciência tratando de Deus , subjetivamente, o científico conhecimento de Deus e das coisas divinas. Se
definida como a ciência sobre Deus ( doctrina de Deo ), o nome de teologia aplica-se também ao filosófico do conhecimento de Deus, que é
lançada científica em forma natural, teologia ou teodicéia . No entanto, a menos
que teodicéia esteja livre de erros , não pode reivindicar o nome
de teologia . Por
esta razão, pagã e
da mitologia pagã doutrinas
sobre os deuses, deve ser imediatamente posta de lado como falsa teologia. A teologia
dos hereges também, na
medida em que contém graves erros , deve ser excluída. Em um
sentido mais alto e mais perfeito que chamamos de teologia que é a ciência de Deus e das coisas divinas que,
objetivamente, é baseado na revelação sobrenatural, e por isso, é visto à luz da fé Cristã . Teologia , assim,
estende-se a doutrina cristã ( doctrina fidei ) e abrange não
apenas os particulares das doutrinas de Deus, existência , essência e personalidade trino , mas todas as verdades reveladas por Deus. A patrística não tinha,
como regra, tomar teologia neste sentido amplo. Para os
anteriores Padres , limitando estritamente o termo teologia a doutrina sobre Deus , distinguiu-o da doutrina de sua atividade externa,
especialmente da Encarnação e Redenção ,
que eles incluídos sob o nome de
"Divino economia ". Agora, se Deus não é somente o objeto
principal, mas também o primeiro princípio cristão teologia, então seu fim deve
ser o mesmo Deus ,
querendo com isso dizer que deve ensinar, efeito, e promover a união com Deus através da religião Consequentemente,
encontra-se na própria essência da teologia ser a doutrina não só de Deus e da fé , mas também
de religião ( doctrina
religionis ). É esta tripla função que deu origem ao
velho ditado da Escola :Theologia
Deum docet, uma Deo docetur , ad Deum ducit (Teologia
ensina de Deus ,
é ensinado por Deus ,
e leva a Deus ).
No entanto, nem a teologia sobrenatural,
nem a teologia dogmática em particular é suficientemente especificada pelo
seu objeto material ou o seu fim, uma vez que natural, a teologia
também trata de Deus e
as coisas divinas e mostra que a união com Deus é um religioso dever . O
que essencialmente distingue as duas ciências é o chamado princípio formal
ou objeto formal.assim a teologia considera Deus e as coisas divinas unicamente
no sobrenatural de luz
externa revelação interna e fé ,analisa -los cientificamente , prova -los
e penetra na medida do possível em seu significado. Disto se segue
que a teologia compreende todos aqueles e somente
aquelas doutrinas que devem ser encontrados nas fontes de fé , ou seja, Escritura e Tradição , e que a infalível Igreja nos
propõe. Estas verdades , porém acessíveis a sua razão , recebe uma teológica coloração apenas por ser,
ao mesmo tempo sobrenaturalmente revelada e aceita no chão da infalível autoridade de Deus. O ato de fé não ser nada mais do que a
rendição incondicional do humano razão à autoridade soberana da auto-revelação de Deus ,
é claro que teologia Católica não é puramente filosofia da ciência como a matemática ou metafísica , que deve sim, de sua
própria natureza ser uma autoridade da ciência , baseando os seus
ensinamentos, especialmente dos mistérios da fé , com a autoridade de revelação divina e da infalível Igreja estabelecida
por Cristo , pois é a missão divina da Igreja para preservar intacto todo o
depósito da fé ( depositum fidei ), para pregar
e explicar com autoridade. Há, é verdade , muitos não-católicos e até
mesmo alguns católicos que
estão irritado ao ver teologia Católica antes de uma autoridade externa. Eles tomam ofensa a conciliar decretos , papais decisões ex cathedra ,
a censura de teológicas opiniões,
o índice de livros proibidos, o Plano de Estudos , o juramento contra o
modernismo . No entanto, todos estes eclesiástico fluxo
regulamentos naturalmente e logicamente do princípio formal da teologia Cristã:
a existência de revelação divina e o direito da Igreja a demanda, em nome de Cristo , uma inabalável crença em certas verdades sobre a fé e a moral . Para rejeitar a
autoridade da Igreja seria equivalente a abandonar a revelação sobrenatural, e Deus mesmo,
que não pode nem enganar nem ser enganado, uma vez que Ele é a
Verdade em si, e que fala pela boca da Igreja. Consequentemente, teologia como ciência , se isso evitar o perigo de erro , deve permanecer sempre sob a
tutela e orientação da Igreja . Para
um católico , teologia,
sem a Igreja é
tão absurdo como teologia sem Deus. Teologia dogmática,
então, pode ser definida como a científica exposição de todo o
teórico doutrina sobre Deus de si mesmo e sua atividade
externa, com base nos dogmas da Igreja .
Fonte: Enciclopédia Católica