O capítulo de hoje me lembra um dia em que estudava essa mesma passagem, não no conforto da minha casa, mas em uma cadeia, não porque eu estava preso, e sim porque estava como capelão penitenciário.
Ao falar da presença do anjo que libertou a Pedro que estava preso, nunca ouvi um amém tão fervoroso como naquele dia.
De fato, só quem tem consciência da prisão que se encontra que pode verdadeiramente desejar a liberdade. Esse é o maior problema com o pecado, ele lhe da aparência que você está livre, podendo ficar com quantas pessoas desejar conjugalmente, fazer uso de qualquer comida, bebida, vestimenta. Viver como bem intender. O fato é que viver sem limites, é viver escravo dos instintos.
Atos 12 começa com uma descrição muito violenta, as pessoas dos dias apostólicos tinham satisfação em assistir outras pessoas sendo mortas pela espada a sua frente. Após um relato como esse em nada me surpreende a satisfação de algumas pessoas em nossos dias de ver lutas como UFC, MMA, e o que dizer do chamado filme de ação, quando na realidade o filme deveria se chamar de violência. E eu não poderia deixar de fora filmes como Jogos Mortais, me desculpe a desatualização com o filme de terror. Mais como podemos desejar uma sociedade pacifica, que continuamente está exposta a produções sofisticadas de violência. Sem falar dos jogos eletrônicos bem amáveis que estão a nossa disposição. Bem a Bíblia diz que tudo isso era agradável aos olhos dos judeus. (v.3) Sobre o que contemplar não estou dizendo que só devemos assistir romance, e muito menos deixar de acompanhar qualquer esporte que seja. Só insisto que você se certifique no que te acrescentará?
Espero que nenhuma das situações aqui apresentada seja agradável a ninguém que tenha se entregado a Cristo.
Pedro é preso nesse contexto de satisfação pela exposição do outro a violência até a morte. Vários aspectos são interessantes nessa prisão de Pedro, a começar pelo efetivo que é destinado a mantê lo preso. 16 soldados? (v.4), 16 homens para manter preso um pescador. Se ao menos ele fosse um soldado romano, que segundo o Dr. Johs Mcdowell conseguia lutar contra 12 homens sozinho. Mais Pedro? Pedro é aquele que ao tentar corta a cabeça acerta a orelha (João 18:10-11, Mateus 26:51; Marcos 14:47 e Lucas 22:49-51)
Enquanto Pedro era preso, a igreja orava incessantemente. Não é a primeira vez que vemos o destaque bíblico da importância da oração. São inúmeros os episódios em que os homens oram e o milagre aconteceu. Não porque o mérito estivesse na intercessão dos homens, mas porque ela o coloca exatamente no lugar de onde ele nunca deveria ter saído. Uma criatura dependente de seu Criador. (v.5)
O problema de termos homens brilhantes em muitos ministérios, é que eles são levados a pensar as vezes pela própria comunidade, que não há espaço para a luz do Espírito Santo, para a luz do Sol da Justiça, ou para a luz da Glória de Deus. Tal iluminação é acompanhada de uma vida de constante comunhão com o Pai que não é obtida por mero estudo, e sim por um estudo acompanhado de oração.
Eu sei que tem algumas pessoas, que parecem ter vindo a existência para serem provadores de colchão, nunca vi dormir tanto. Dormir é importante, principalmente antes das 22h. até as 05h. Mais viver dormindo é um problema, ao menos para os que já passaram dos 16 anos. Já que estudos apontam que as crianças crescem enquanto dormem. Isso não nos dá direito para dizer que o que Jesus quis dizer ao pedir para sermos como crianças, que Ele estava se referindo a como devemo dormir.
No verso 6 a Bíblia destaca o fato de Pedro está dormindo, lembro que quando estive como capelão da cadeia, comentei com alguém sobre a minha vontade de ter passado um noite com os reeducando. Ao que essa pessoa me disse, você está pensando que a cadeia é o que, um albergue?
Bem, porque é importante o fato de Pedro está dormindo? Primeiro porque mostra para os cristãos de vidro do séc. XXI que não importa quão cheio do Espírito Santo você seja, os ataques do reino das trevas em algum momento podem sim afetar você. Segundo que nenhuma circunstância proveniente do maligno deve nos tira a paz que encontramos em Cristo Jesus. Como orava o salmista: "Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança".(Salmos 4:8)
Quando falamos que o cristão deve ser resiliente, alguns confundem com apatia, ou masoquismo, diante das dificuldade. entenda resiliência cristã a partir das palavras de Paulo: "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida. E temos portanto o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos. Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco. Porque tudo isto é por amor de vós, para que a graça, multiplicada por meio de muitos, faça abundar a ação de graças para glória de Deus. Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas". (2 Coríntios 4:8-18)
E assim uma luz iluminou a prisão de Pedro e também pode iluminar a sua. (v. 7).
Agora o verso 9 e o 14 são com certeza um dos mais engraçados da Bíblia:
1. Deus age em nossa vida, e as vezes nem nos damos conta de sua intervenção.
2. Ficamos tão maravilhados pela possibilidade do que Deus pode fazer que não abrimos a porta, para que sua intervenção se concretize.
Mais o capítulo 12 de Atos não termina tão bem como outros capítulo, ele nos apresenta um resultado daquele que se portam diante do mundo como se fossem verdadeiros deuses. A linha entre autoestima e arrogância se não for muito tênue, a margem de distância é muito próxima. Então se você é alguém que constantemente está nos holofotes, se certifique que quando Deus tiver que iluminar sobre outro, você não terá dificuldades em entender que quem ilumina as estrelas, é o sol. Como nós, por elas não terem luz própria elas acendem e cai, para que outra possa acender e assim o ciclo permanece.
Com tudo alguns são como Herodes, e não querem serem destronados jamais. E o resultado dessa postura, é entra para a história da pior maneira que se podia. (v.22,23)
Ao terminarmos a reflexão do capítulo de hoje, não sei se você se identifica com:
1. Herodes, que satisfazia aos desejos horrendos daqueles que estavam a sua volta, para não cair no desagrado dos mesmos, ou perder sua posição.
2. De repente você possa se identificar com igreja, que não cessa de orar quer o momento seja de bonança ou tribulação.
3. Quem sabe com Pedro, demorou para se entregar ao Senhor, mais quando o fez, os dardos do maligno podem até lhe atingir, mais você segue confiando em Deus.
4. Ou com Rode, que esculta sobre as intervenções divinas e se maravilha tanto que esquece de abrir a porta, para que a intervenção divina alcance até você.
Independente de quem você seja gostaria de poder orar por você.
Oração:
Deus Eterno, Pai Amado, muito obrigado porque mediante o registrado nas Sagradas Escrituras, podemos encontrar esperança para as dificuldades de nossa vida, ajuda nos para que continuamente possamos estar diante de tua Palavra, e tenhamos segurança em realizar o que o Senhor espera de cada um de nós. É o que te pedimos crendo no poder que a no nome de Jesus amém.
Reynan Matos
Teólogo
Comentários Adicionais