Sobre a orientação do Espírito Santo, Paulo e Barnabé começam suas viagens missionárias, como está no capítulo 13.2 do livro de Atos.
E já no verso 2, nos deparamos com uma grande lição para aqueles que dizem ter aceitado a Cristo. Mais primeiro vamos ler os versos 1 e 2:
"Em Icônio, Paulo e Barnabé, como de costume, foram à sinagoga judaica. Ali falaram de tal modo que veio a crer grande multidão de judeus e gentios. Mas os judeus que se tinham recusado a crer incitaram os gentios e irritaram-lhes os ânimos contra os irmãos". (v.1,2)
Ou seja a obra de incitar as pessoas umas contra as outras, é atitude que se espera de alguém que não tenha encontrado a Cristo. Não estou dizendo que se você não é um cristão, você tem que obrigatoriamente ser um contendero. O que estamos afirmando é que, se você diz ter encontrado a Cristo, e a ele se entregado, então, você não pode ser o originador ou o mantenedor da inimizade entre as pessoas.
Mais uma vez a Bíblia segue destacando que aqueles que pregam a Palavra de Deus, devem fazê-lo com ousadia. Todavia, a ousadia bíblica tem sido substituída pela especialização humana. E muitos ao invés de serem verdadeiras testemunhas oculares, se tornam ecos da experiência de outras pessoas. Você pode está pensando, em tão eu não posso compartilhar a relato de outros? E eu lhe respondo claro que pode. O que não pode haver é a ausência de seus próprios relatos. Porque ao invés de contar sobre o que Deus fez na vida de outros, você não conta o que Ele tem feito na sua vida? Porque no lugar de se maravilhar com o que Deus designou para outros realizarem, você não se volta para a Bíblia Sagrada e encontra o que Ele espera que você realize.
A isso chamamos pregar com ousadia, uma pregação que é resultado da interação entre o humano e o divino, e não do humano com o humano. (v.3)
No verso 8, nos deparamos com mais uma cura, e uma pergunta vem a mente, porque eles tão ênfase ao tempo? leiamos o verso: "Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado". Esse destaque também é mantido em relatos como João 5.5 ao narrar a cura do tanque de Betesda: "Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos". Temos também em João 9.1 o registro da cura de um cedo de nascença, entre outras passagens.
Porque a ênfase no tempo? Isso pode nos dizer algumas coisas:
1. O fato de alguém nascer, ou viver com um determinado problema por um curto ou longo período de tempo, não quer dizer que tal pessoa ou seus familiares, estejam debaixo de uma maldição divina.
2. Os filhos de Deus podem sim, por mais fiéis que sejam ser acometidos de inúmeras dificuldades desse lado da eternidade. Mais adiante veremos isso ainda neste capítulo.
3. E o mais importante, independentemente do tempo que determinado problema esteja acompanhando os filhos de Deus, em momento oportuno, Ele solucionará essa situação. Não duvide disso jamais, porque os que duvidarem, eu tenho certeza, que se arrependerão. E o pior, em um momento que o arrependimento não terá mais efeito.
Seguindo em nossa reflexão com base no capítulo de hoje, além de buscarmos lhe incentiva a leitura diária da Bíblia Sagrada, nos esforçamos por relaciona tal conteúdo com a realidade dos dias de hoje. E com certeza algumas passagens acabam se tornando mais fácil nesse trabalho do que outras. Entre essas passagens temos o verso 11: "Ao ver o que Paulo fizera, a multidão começou a gritar em língua licaônica: "Os deuses desceram até nós em forma humana!".
Ou seja, esse negócio de querer colocar os homens no lugar de Deus, não é de hoje. Gosto muito de algo que li certa vez em um livro do Augusto Cury, onde ele fazia uma crítica a esse fenômeno chamado "fã". Segundo ele, esse é um estado que o ser humano alcança que ele não conseguia entender. Pense junto conosco: "O que faz alguém chegar a desmaiar, ou ficar com um coração acelerado, só por estar diante de alguém que tem uma determinada habilidade, quer seja, artística, ou profissional. Onde em muitos casos os fãs superam seus ídolos?".
Bem quando nos referimos aos fãs no chamado mundo secular, parece não encontrarmos muita dificuldade, a final todos precisamos de referencial. Mais quando o assunto entra no campo do cristianismo, o referencial não precisa mais ser buscado, por que Ele já existe, e não é o Padre, Pastor, presbítero, ancião ou diácono. O referencial é CRISTO. E naquele dia em Listra aquelas pessoas queriam fazer exatamente como muitos cristão tem feito, tornando verdadeiros ministros em pequenos deuses. Não se iluda por mais eloquente que alguém seja, não foi ele que inventou as palavras. Por melhor que seja o cozinheiro, não foi ele quem inventou o alimento. Com isso posso lhe assegurar, por mais perto que alguém nos leve a uma atmosfera celestial isso não fará dela um semi-deus. E foi exatamente isso que tentaram fazer com Paulo e Barnabé em Listra.
Vejamos agora a resposta desses servos de Deus, diante dessa insanidade religiosa de tornar homens em deuses, verso 14,15: "Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando: "Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há". Uma palavra aos ídolos de plantão, especialmente os que se encontram no cristianismo. Não é porque as pessoas te exaltam que você é de fato digno dessa exaltação. Cuidado para não confundir o instrumento com quem o manuseia. Embora o pincel tenha sido necessário para pintar o quadro da Monalisa, sem Leonardo da Vinci, o quadro não teria saído. Já que se ele usasse qualquer pincel o quadro sairia de qualquer jeito, mais o pincel não mão de qualquer pintor não temos a mesma certeza, se o enigma da Monalisa, sairia. Assim de maneira bem bíblica, o poder do povo de Deus não emana de si mesmo, e sim do Deus a quem eles adoram, Deus esse que usa os homens, mais na falta desses ele usa Jumenta, pedra, e as vezes o resultado acaba sendo até mais eficaz. Então sobre dar glória vamos manter apenas aquele a quem de fato ele é digna.
E por fim, como tínhamos dito antes encerraremos nossa reflexão de hoje com o verso 22: "fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus". Como assim, o que devemos entender por passar "muitas tribulações? Ao contrário do que muitos dizem por aí da incompatibilidade entre Paulo e Tiago, vamos entender a declaração de um pelo outro, Livro de Tiago 1.2-4: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma". Isto é para que aja amadurecimento é necessário situação que permitam a demostração de tais crescimento.
Vamos as identificações de hoje:
1. Se você é alguém que tem sido fã de alguém que não é Cristo Jesus gostaria de convidar a mudar de fã clube.
2. Ou se estou falando para alguém que tem vivido apenas, de se admirar e compartilhar da intimidade de outras pessoas com Deus, gostaria de lhe dizer, Ele está te esperando para vocês viverem suas próprias histórias.
3. Mais se em nenhum dos dois casos você tem se identificado, pode ser que sua situação seja de dor, ou tribulação, e por alguma razão você já estava quase sem esperança, e digo quase, porque agora você sabe que mais importante do que encontrar com quem pintou a Monalisa, é ter acesso a quem trouxe a Monalisa, as cores e o pintor a existência. E nos podemos fazer isso agora através dessa de uma oração.
Vamos orar:
Deus eterno e Pai amado, é com imensa satisfação que chegamos a tua presença, afim de que o Senhor mediante a atuação do Espírito Santo em nossa vida, ajude-nos a sermos instrumentos poderosos em tuas mãos, para levar a outros a te adorarem na beleza da tua santidade, e para tanto toma nossa vida com tudo o que temos em tuas mãos. Se por hora não for pertinente acalmar as tribulações da nossa vida, aclama o nosso coração, fortalece em nos a esperança do cumprimento de tuas promessas é o que te pedimos crendo no poder que a no nome de Jesus, Amém!".
Reynan Matos
Teólogo
Comentários Adicionaisa