Vemos no capítulo 20 de Atos, que Paulo começa a si despedir das pessoas em vista de seu retorno para Jerusalém. E por onde passava reafirmava a verdade sobre o reino de Deus, e a segurança que podemos ter no cumprimento de suas promessas.
No capítulo de hoje ele passa em duas cidades antes de chegar em Jerusalém, Tio e Cesaréia.
Na cidade de Cesaréia encontramos a citação de personagens famosos no cenário bíblico: Felipe, e suas filhas que profetizavam.
falar sobre machismo bíblico, e os dons a despeito de gênero
Em Cesaréia, Paulo e os que com ele estavam recebem a mensagem de sua prisão através do profeta Ágabo (v.10-11), os que então estavam com Paulo o persuadiam a não seguir para Jerusalém, ao que ele lhes respondeu: "Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser preso, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus". (v.13)
Quando lemos uma resposta dessa deveríamos nos perguntar, ao menos aqueles que são cristãos: E eu, o que estou disposto a passar pelo nome do Senhor Jesus? É triste considerarmos que em um período da história em que a Bíblia é extremamente acessível, a fragilidade dos cristãos atuais seja comparável a quantidade de Bíblias que circulam em nosso país. Isso me faz concordar que não é o quanto possuímos que muda alguma coisa, e sim o que fazemos com o que já dispomos, afinal parafraseando Jesus, quem tem uma fé extraordinária já impressiona pelo seu tamanho que não passa de um grão de mostarda. Dito de outra maneira. De que vale tudo que se sabe sobre Cristo Jesus, se não sabe o que está disposto a realizar por amor a Ele?
O verso 14 fala sobre vontade do Senhor para vida de Paulo, quem não o conhece a Deus verdadeiramente só enxerga a prisão de Paulo. Mais quem o conhece sabe que sua vontade consiste em ver a fidelidade dos seus filhos, apesar de não prover as circunstâncias para o testemunhos dos seus discípulos. Quanto as duras provas e tentações dos herdeiros de Deus, a Bíblia chama de a obra do maligno.
Ao chegar em Jerusalém Paulo e seus companheiros são recebidos com alegria (v.17). Mais logo que se passa a euforia da chegada com as narrativas das grandes maravilhas que se realizaram em benefício do estabelecimento e expansão do Reino de Deus (v.19), Paulo descobre que sua credibilidade era questionada em Jerusalém (v.21).
Já naqueles dias como nos dias de hoje, as pessoas desassociaram a pregação de Paulo dos ensinos de Moisés, o que é incoerente porque entre eles havia inclusive gentios como Timóteo que estavam circuncidados, quando a circuncisão nem lhe era necessária conforme Atos 15.29;16.3
Mais assim como Timóteo que foi circuncidado a fim de não escandalizar os irmãos, Paulo juntamente com os que com ele estavam também cumpriram o rito da purificação.
Ainda assim, os Judeus não quiseram acordo e mais uma vez cederam a tudo aquilo que vai contra os ensinos da Palavra de Deus, e agiram como muitas igrejas e pessoas que se julgam cristãs fazem. Quando a porta da igreja é fechada, deixam lá dentro o seu cristianismo. Nos dias de Paulo a porta da igreja foi fechada com o intuito de matá-lo, hoje muitas igrejas fecham suas portas para deixar morrer aqueles que não seguiram fielmente as prerrogativas de sua comunidade. E não podemos deixar de lado aqueles que gostariam de viver em dias como esse, onde ao invés de terem que falar mal daqueles que estão fora do que eles entendem por verdadeiro cristianismo, poderiam apedrejá-los. (v.30,31)
Graças a Deus cessaram de espancar Paulo, pena que para isso Deus tenha que ter usado até mesmo aqueles que eram inimigos do seu povo. Instrumento que Deus continua usando até hoje, quantas vezes alguém para deixar de ser linchado por pretensos cristãos, tem que encontra conforto com aqueles que quase nada sabem da experiência de viver com Cristo. (v. 32)
Como a multidão nunca chega em um consenso, Paulo é levado para um lugar reservado e no percurso consegue um autorização para falar com o povo, porém sobre o que ele disse nós veremos amanhã.
Hoje gostaria de orar por você que tem encontrado dificuldades em sua vida cristã, por conta dos lobos que se encontram em sua comunidade religiosa.
Oração:
Deus eterno, e Pai amado, ficamos admirados pela vida de homens como Paulo, Timóteo, Lucas, pessoas que abriram mão de suas vidas, com o intuito de serem instrumentos em tuas mãos para abençoar outras pessoas. Mais infelizmente nem todos se satisfazem em ser instrumentos em tuas mãos, por isso Pai, gostaríamos de entregar em tuas mãos a vida daqueles que tem sido instrumentos de Satanás e deste modo tornam a nossa vida e o exercício de nosso cristianismo ainda mais difícil. Que o teu Santo Espírito intervenha na vida deles, e deste modo eles também alcance a salvação é o que te pedimos crendo no poder que a no nome de Jesus amém!
Reynan Matos
Teólogo
Comentários Adicionais