O capítulo 17 do livro de Atos, registra uma das maiores lições para o cristianismo de todas as épocas:
1. Temos que ter o hábito de conversar sobre as Escrituras.
E infelizmente, uma das coisas mais difíceis de se ouvir em um País com hegemonia cristã como é o Brasil, diz respeito a ausência de círculos nas praças, nos bancos, nas escolas, faculdades, e vizinhança, onde o assunto em pauta é Cristo Jesus, e a vontade de Deus para o homem. (v.3) Mais não era assim com Paulo, ele não gastava dias falando do que não era conveniente. Ele dedicava dias falando sobre Deus, e sua obra salvífica. E qual a nossa dificuldade em fazer o mesmo?
Em contra partida, vemos na atitude dos judaizantes uma prática muito comum em nossos dias. (v.5) No que diz respeito a atitude das pessoas movidas pela inveja, fico muito triste ao ler a postura tão incoerente dos Judeus, com o conhecimento advindo de sua religião, tal como ocorre em muitos pretensos círculos cristãos modernos. E não para por aí, a inveja dos judeus para com o cristianismo não é novidade, a novidade é apresentada no verso 5 que movidos por ela, a inveja, eles se associaram a pessoas criminosas.
O que me faz questionar, o que faz um cristão estabelecer aliança de qualquer ordem que seja um não cristão?
2. A segunda grande lição diz respeito ao sentimento sobre o qual a Bíblia deve ser recebida, além de estudada.
É famoso entre os pregadores dos dias de hoje, o apelo para que cada comunidade seja composta de verdadeiros Bereanos, pessoas que não são levadas por qualquer vento de doutrina, e que examinam a Bíblia Sagrada com muita cautela. Só que por mais que se pregue, o que é comumente contemplado, são cristãos que ao se aproximarem das férias, ou de uma viagem a muito esperada, não encontramos nem ao menos a mesma expectativa daquelas que antecedem as horas de estar na igreja.
Como podemos desfrutar de um cristianismo vibrante, renovador, se todas as nossas atenções estão voltadas para aquilo que se passa na terra. É notório que o cristianismo atual não abre mão da Esperança da volta de Jesus, porém se a desigualdade social for extirpada hoje, Ele não precisa ter pressa para vim.
Com os Cristãos da cidade de Beréia não era assim, e com você também pode ser diferente. Aprenda a se achegar a Bíblia, como a oportunidade de ouvir exatamente o que Deus espera de você. E não apenas com a finalidade de cumprir um exercício religioso. Afinal de contas nem todo praticante de exercício físico o faz a fim de ter saúde, muitos realizam a fim de sobreviver. E nossa leitura diária da Bíblia Sagrada, não pode ter a finalidade de nos fazer sobreviver espiritualmente, Ela deve produzir vida e vida abundante, e por abundância entendemos: alegria, satisfação, completude, e a lista segue.
No verso 13, lemos o cumulo da inveja, onde os judeus de Tessalônica, tomando ciência da presença de Paulo em Beréia, vão até lá para perturbar as suas atividades. E é possível que você já tenha vivido uma experiência como essa. Se não tiver vivido em ambas as condições. a de, ser atrapalhado ou pior atrapalhar. Gosto muito de levar as pessoas a praticarem o autoexame do espelho, que consiste em se colocar diante de um espelho e permite que Deus lhe mostre quem de fato você é. Porque cego como a sociedade se encontra, fica difícil identificar o agressor se todos são vítimas.
Para ilustra usarei duas realidades domésticas:
a. O homem bateou agride sua esposa, e se vitimiza dizendo que foi uma reação ao temperamento dela.
b. A mulher trai o marido, e se vitimiza dizendo que foi uma reação a ausência de afeto por parte dele.
Ou seja, em ambos os casos falta um espelho, para que alguém se contemple ao lado de Deus e esse possa mostra que não existe um homem que sofre nas mãos de uma mulher irritante. E sim que uma mulher com limitações sofre nas mãos de um homem agressivo. Assim como não é a mulher que sofre pela ausência de afeto do marido. E sim um marido que sofre na convivência de uma mulher infiel.
Meus amigos precismos que os cristãos se levantem, como exemplo de pessoas que arcam com o resultado de suas escolhas e que não tem dificuldades de olharem para si, e admitirem sua fraquezas e deficiências, sejam essas de que ordem for.
Atos 17 encerra então com a clássica lição de Paulo as escola de missões que surgiram após ele.
1. Se você quer evangelizar alguém, você não faz isso se colocando em uma situação de superioridade, afinal o cristianismo é conhecido pela humildade do seu Cristo. (v.22)
2. Ao falar com alguém que crer diferente de você, o diálogo deve ser iniciado por aquilo que concordamos e não pelo que acreditamos de modo diferente. (v.23)
3. Todo verdadeiro missionário sabe que a Grande mensagem do Evangelho, não diz respeito a Cristo Jesus. As boas novas do Evangelho é Jesus Cristo. (v. 28) E como disse o Apóstolo Paulo: "Nele vivemos, e nos movemos, e existimos".
Isto feito não tenhamos dúvida que faremos parte daqueles que são a geração de Deus. (v. 29)
Afinal a alegria de Deus consiste em transformar o perdido em salvo e não o salvo em perdido (v.30).
Vamos orar por isso
Deus eterno e Pai amado, muito obrigado porque em meio as lutas de nossa vida, temos a tua palavra e ajuda-nos para que de fato ela opere em nossa vida de forma maravilhosa, livra-nos daqueles que nos invejam, e nos priva de invejarmos quem quer que seja, e deste modo nos tornemos instrumentos poderosos em tuas mãos, é o que te pedimos crendo no poder que a no nome de Jesus amém!
Reynan Matos
Teólogo
Comentários Adicionais







