Pages

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Se você é pai, mãe, líder de crianças, adolescentes, Jovens, em um contexto cristão, para o bem de todos vocês leiam essa entrevista

Um conhecido orador e autor compartilha sua paixão pelo ministério para a juventude.

Josh McDowell é um orador e autor cristão conhecido internacionalmente. Ele já falou com mais de 7 milhões de jovens em 84 países, incluindo visitas a 700 universidades e faculdades. É autor ou coautor de mais de 75 livros que venderam mais de 10 milhões de cópias. Entre seus livros mais populares estão Beyond Belief to Conviction, The New Evidence That Exmands a Verdict e More Than a Carpenter. 1

Derek Morris : Como apologista e evangelista cristão, você provavelmente já falou com tantos jovens sobre Jesus Cristo como qualquer outro na história da igreja cristã. Compartilhe conosco uma das suas experiências mais memoráveis.

Josh McDowell:Eu estava em Phoenix, fazendo uma assembléia do ensino médio. No primeiro dia, havia cerca de mil e quinhentos estudantes do lado de fora ao meio-dia. Eu estava em uma pedra enorme para me conectar de forma mais eficaz com a multidão. Fui avisado de que havia um grupo de góticos no campus que tentaria interromper a assembléia. Eu tinha começado a falar quando seis góticos surgiram e estavam a uns três metros de mim. Eles estavam vestidos de preto, com tatuagens e piercings em todas as partes de seus corpos. Eles apenas ficaram lá e fizeram uma careta para mim. Sem que a multidão soubesse, mudei de assunto e falei sobre intimidade. Compartilhei com a multidão que Cristo pode lhe dar a capacidade de ser real com outra pessoa. Quando minha conversa terminou, pisei na pedra e a cabeça dos góticos saltou em minha direção. A multidão inteira ofegou. Ele veio a quinze centímetros do meu rosto. Lágrimas escorriam por suas bochechas. Ele me disse com muito respeito: “Sr. McDowell, você poderia me dar um abraço? E antes que eu pudesse dizer "Sim", esse jovem colocou a cabeça no meu ombro e chorou como um bebê. Então ele me disse: "Meu pai nunca me abraçou ou me disse que me amava".

Essa história continua voltando para mim sempre que me levanto para falar. Os jovens precisam saber que Deus os ama. E quem são Seus instrumentos para compartilhar Seu amor? Nós somos.

DM: Quando você descobriu a paixão de contar aos jovens sobre Jesus Cristo e o incrível amor de Deus?

JM: Depois de dedicar minha vida a Jesus Cristo no final da adolescência, imediatamente quis contar a ele o mundo inteiro. Eu nasci correndo! Tenho uma paixão pelos jovens, porque era lá que eu estava quando conheci a Cristo. Fiquei tão agradecido por ter conhecido a Cristo por mim mesmo e queria compartilhá-lo com os outros. Comecei meu ministério cristão conversando com estudantes universitários. Já falei em mais de setecentos campi de universidades e faculdades. Mas uma grande mudança ocorreu há 15 anos. Percebi que agora as decisões tomadas na universidade estavam sendo tomadas na oitava, nona, décima série. Então agora concentro meu ministério em crianças de 12 a 17 anos. Quero alcançar as crianças para Cristo antes que elas tomem muitas decisões que as afetarão negativamente pelo resto de suas vidas. Após cerca de 13 anos de idade na cultura de hoje, um jovem é endurecido como jovens após a universidade há 15 anos. Hoje em uma idade mais jovem, os jovens estão sendo confrontados com diferentes visões de mundo, idéias conflitantes. Por exemplo, há 15 anos, o Islã era uma religião em uma parte diferente do mundo. Agora é a próxima porta. Hoje, com acesso gratuito à Internet, tudo o que você acredita como cristão é desafiado. Isso não era verdade 15 anos atrás. É por isso que George Barna sugere, a partir de sua pesquisa, que se você não atingir os jovens na cultura de hoje aos 13 anos, nunca poderá alcançá-los. com acesso gratuito à Internet, tudo o que você acredita como cristão é desafiado. Isso não era verdade 15 anos atrás. É por isso que George Barna sugere, a partir de sua pesquisa, que se você não atingir os jovens na cultura de hoje aos 13 anos, nunca poderá alcançá-los. com acesso gratuito à Internet, tudo o que você acredita como cristão é desafiado. Isso não era verdade 15 anos atrás. É por isso que George Barna sugere, a partir de sua pesquisa, que se você não atingir os jovens na cultura de hoje aos 13 anos, nunca poderá alcançá-los.

DM: Você está envolvido no ministério para jovens há mais de 40 anos. O que faz você continuar?

JM : Uma razão pela qual continuo alcançando os jovens por Cristo é que sou muito grato por minha própria salvação. Estou impressionado que o Deus Criador do universo queira um relacionamento comigo. Em Êxodo 34:14 , Ele diz: "Sou apaixonado pelo meu relacionamento com você". Estou apenas impressionado com isso! Então, toda vez que vejo alguém, especialmente um jovem, esse verso aparece em minha mente. Deus quer um relacionamento com essa pessoa! Ele quer que pastores, jovens pastores e pais sejam o canal para estabelecer esse relacionamento com Deus.

Uma segunda razão pela qual continuo buscando jovens para Cristo é porque acredito que o destino de todas as pessoas depende de como elas se relacionam com Jesus Cristo. Estou mais convencido do que nunca de que Jesus Cristo é o Messias, o Filho de Deus. Portanto, os jovens precisam ouvir a verdade sobre Jesus Cristo.

Em terceiro lugar, continuo buscando os jovens para Cristo, porque hoje existem tantas crianças feridas no mundo. Há uma palavra para descrever a geração de mosaicos de hoje: Abandoned. Os jovens se sentem abandonados emocional e espiritualmente. Eles precisam experimentar o amor de Deus.

DM: Você mencionou em seu site <www.beyondbelief.com> que precisamos de uma revolução espiritual na comunidade cristã - uma revolução da CrossCulture. 2 O que você quer dizer com isso?

JM: Eu odeio dizer isso, mas agora estamos perdendo a batalha. Não estamos vendo transformação na vida dos jovens cristãos professos. Setenta e cinco a oitenta por cento dos nossos jovens estão saindo da igreja. Uma pesquisa de Barna, Gallup e outros mostra que quase não há diferença entre um jovem dentro da igreja e um jovem secular fora da igreja. Antes, em questões como mentir, roubar, enganar, havia uma diferença de 14 a 18% entre cristãos professos e incrédulos. Agora, é menos de três por cento de diferença. Estamos além da necessidade de uma reforma. Precisamos de uma revolução, uma mudança drástica.

DM : Quais são algumas das maneiras pelas quais podemos ser mais intencionais ao alcançar os jovens para Jesus Cristo?

JM : Proporcionar um ambiente amoroso é uma maneira de você ser mais intencional ao alcançar os jovens para Cristo. Os jovens precisam de um ambiente amoroso para florescer. Idealmente, um jovem precisa de um lar cristão, onde mamãe e papai estão apaixonados um pelo outro e amam seus filhos, e seus filhos sentem esse amor. Uma pesquisa patrocinada pela YMCA, pela Dartmouth Medical School e pelo Institute for American Values ​​mostrou que os jovens são conectados para manter conexões duradouras com os outros e para o significado moral e espiritual. 3

Em segundo lugar, se você deseja ser mais intencional ao alcançar os jovens para Jesus Cristo e transmitir seus valores para a próxima geração, você deve viver essa verdade na presença deles. Ensine seus filhos ou jovens dentro do seu círculo de influência, não apenas o "o que", mas o "por que" da fé. Quando isso acontece, é muito provável que o jovem assimile a fé cristã.

Ao longo dos anos, minha esposa e eu assistimos muitos filmes com nossos filhos. Em 20 a 25 ocasiões, nos levantamos e saímos do teatro. Isso teve um impacto em nossos filhos. Agora, ouviremos nossos filhos dizerem: "Fomos assistir a um filme com alguns amigos ontem à noite, mas nos levantamos e saímos!" Onde eles encontraram coragem para sair? Eu havia modelado para eles a importância de tomar cuidado com o que você leva em sua mente e a coragem de sair, se necessário.

Terceiro, se você deseja ser mais intencional ao alcançar os jovens para Cristo, modele como é compartilhar sua fé. Envolva-se ativamente na mudança do mundo. Fale sobre missões. Envolva-se na comunidade. Procure pessoas, eventos, seminários, conferências que complementem o que você está ensinando e modelando para seus filhos. Vá em viagens missionárias. A cada ano, pergunte a si mesmo: "Em quais seminários queremos que nossos filhos participem este ano?"

DM : Ao ver a igreja cristã como um todo, que obstáculos ou barreiras estão impedindo os jovens de encontrar um relacionamento pessoal com Jesus Cristo? JM: Um obstáculo é este: os jovens não estão vendo exemplos dinâmicos, vivos, da vida de Cristo dentro do corpo de Cristo. Uma jovem afro-americana, Lena Williams, coloca desta maneira: "Não estamos vendo o amor de Deus através de outras pessoas". Quando a geração de hoje vê uma falta de modelagem autêntica, eles dizem: "Não é verdade". Biblicamente, toda a verdade é ensinada no contexto dos relacionamentos. Os jovens estão procurando a verdade que funciona. Se eles não vêem isso funcionando em suas próprias vidas, eles dirão: "Não é verdade". É por isso que é tão importante que vivamos nossa fé na presença de nossos filhos.

DM : Fiquei impressionado com a sua resposta a um jovem em seu site que estava lutando com pensamentos e ações impuros. Como muitos cristãos comprometidos, jovens e velhos, ela queria honrar Jesus Cristo mantendo pensamentos e ações puros, mas era uma luta para ela. Você falou sobre pensamentos puros deslocando pensamentos impuros e sobre a importância de memorizar as Escrituras.

JM : Na carne, você nunca resistirá a pensamentos e ações impuros. Precisamos ensinar nossos filhos a serem cheios do Espírito Santo pela fé. É a presença permanente do Espírito de Deus que nos fortalece. É um processo simples: desejo de ser preenchido, porque a Bíblia diz: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos” ( Mt 5: 6 ). Não tenha pecado não confessado em sua vida. A Bíblia diz: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” ( 1 João 1: 9).) E então, peça ao Espírito Santo que o encha. “Se pedirmos algo de acordo com a Sua vontade, Ele nos ouvirá. E se sabemos que Ele nos ouve, tudo o que pedimos, sabemos que temos as petições que Lhe pedimos ”( 1 João 5:14 , 15 ).

Uma vez que pedimos para sermos cheios do Espírito Santo, precisamos reconhecer que Deus usa Sua Palavra para nos transformar. Somente quando colocamos as Escrituras em nossos corações e mentes, ela pode substituir aqueles pensamentos que podem ser tão destrutivos. Você pode cooperar com o Espírito Santo no processo de renovação de sua mente, esforçando-se por substituir pensamentos impuros por pensamentos puros. Quando você derrama líquido em um tubo de ensaio, ele força o gás a sair. Da mesma forma, pensamentos puros podem forçar pensamentos impuros para fora de sua mente. Memorizar e meditar nas Escrituras é particularmente útil. Aqui estão algumas dicas úteis para ajudá-lo a memorizar as Escrituras: Decida memorizar pelo menos um versículo por semana. Comece com estes: Romanos 12: 1 , 2 ; Salmo 51:10 ; Colossenses 3: 1-3 ; eFilipenses 4: 8 . Memorize palavra por palavra. Não crie sua própria tradução. Pense no verso. Pergunte o que esse versículo significa e o que Deus está lhe dizendo neste versículo. Aplique o versículo à sua vida. “Como resultado deste versículo, ______.” Reveja. Revise o novo versículo todos os dias por dois meses. Então, uma vez por semana depois disso. O salmista disse que escondeu a Palavra de Deus em seu coração para ajudá-lo a evitar o pecado ( Sl 119: 11 ). Quando você pede para ser cheio do Espírito Santo e encher sua mente com a Palavra de Deus, você será abençoado!

DM : Quais são alguns recursos que podem nos ajudar a alcançar os jovens para Cristo?

JM : Há Dare 2 Share com Greg Stier. 4 Eles têm a visão de treinar um milhão de adolescentes para compartilhar de maneira clara e confiante sua fé e estabelecer trinta mil equipes de evangelismo (equipes eletrônicas) em todo o país até o final de 2010. É um movimento maravilhoso, e eles estão alcançando milhares de crianças para Cristo. Os Ministérios WisdomWords, com Mark Matlock, realizam conferências PlanetWisdom para ajudar os jovens a crescer em um relacionamento pessoal mais profundo com Jesus Cristo. 5 Agradeço a Deus por Marcos. E depois há Teen Mania com Ron Luce. 6Em nenhum lugar você pode ir onde sua fé se tornará mais contagiosa do que Teen Mania. Ron desafia os adolescentes a se posicionarem por Cristo em suas escolas, comunidades e em todo o mundo. Paul Fleischmann e a Rede Nacional de Ministérios da Juventude estão trabalhando com mais de oito mil pastores jovens. O objetivo deles é expor todo adolescente ao evangelho de Jesus Cristo. 7 Youth Specialities trabalha ao lado de jovens cristãos de quase todas as denominações e organizações que servem jovens. 8 Eles estão fornecendo recursos e treinamento para milhares de jovens pastores todos os anos. E depois há o nosso próprio ministério, além da crença. 9 Estamos comprometidos em equipar os jovens desta geração a se tornarem tão completamente convencidos da realidade e da relevância de Jesus Cristo e de Sua Palavra que eles agem de acordo com suas convicções cristãs, independentemente das consequências.

Existem tantos recursos. A estrutura está lá. A fundação está lá. Mas ainda temos um grande trabalho a fazer para alcançar a próxima geração para Cristo. Precisamos orar, ser fiéis à nossa comissão como corpo de Cristo, e Deus, o Espírito Santo, se moverá!

1 <www.josh.org>
2 <www.beyondbelief.com>
3 <www.americanvalues.org/html/hardwired.html>
4 <www.dare2share.org>
5 <www.planetwisdom.org>
6 <www.teenmania.org>
7 <www.youthworkers.net>
8 <www.youthspecialities.com>
9 <www.beyondbelief.com>