Em II Crônicas 14 aprendemos que:
😇 Os filhos não são reféns dos exemplos de seus pais. Eles podem romper com toda e qualquer prática corruptora, e desfrutar dos benefícios de se responsabilizar por sua autonomia, ao invés de viver cativo da vitimização. (v. 1)
😇 Essa semana em especial por ocasião do dia do pastor, e do meu aniversário, em vários momentos por meio das redes sociais, fui lembrado por pessoas amadas, uma das frases mais significativas que encontrei até então: "O que homens fizeram, homens podem fazer". E se o rei Asa, a semelhança de vários outros ao longo da história do povo de Deus, puderam fazer o que era "reto e bom perante O Senhor"... Pela Graça de Deus, nós também poderemos, viver tal padrão. (v. 2)
😇 Para desfrutarmos a paz de Deus, não podemos viver uma vida divida entre Ele, e os falsos deuses presentes no mundo. (v. 3)
😇 É prudente nos valermos do tempo de bonança, para nos prepararmos para os dias de adversidade. (v. 7)
😇 O segredo da oração está em saber exatamente como pedir. Observe que Asa, não fala da preocupação acerca deles. Mas a sua preocupação residia em como ficaria o nome de Deus na situação. (v. 11)
A oração foi a arma vitoriosa de Asa, conforme descrito na Bíblia Shedd:
1. Nela a o reconhecimento do poder de Deus.
2. A confiança para a vitória repousava na pessoa de Deus, e não força do exército armado.
3. O inimigo fora derrotado porque a causa da disputa era de Deus e não dos homens.
"Nossa esperança não está em nosso conhecimento da verdade nem em nossa capacidade, mas no Deus vivo. [...] Deve haver [...] viva fé em que o Deus poderoso manifestará Seu poder, do contrário, tudo se demonstrará um fracasso". (CBASD, v.3, p. 1281)
😇 Assim como o povo de Deus nessa ocasião, se deixados a própria sorte não prevaleceriam, seriam sucumbido pelo poder existente nos inimigos. O mesmo se dá com o povo de Deus nos dias de hoje, se não mantiver real intimidade com o seu Deus, será sucumbido pelos poderes corruptores do maligno. (v. 12)
#RpSP #salvosdacruz #LeiaaBíblia
Curiosidade teológica: Ao comentar o v. 1 desse capítulo a Bíblia Shedd trás a seguinte observação: "Descansou. A morte dos fiéis é apenas um breve sono".
Curiosidade bíblica: A informação do v. 6 não é dada no relato de I Rs 15.16
Existe uma relação de complemento entre II Cr 14.2 e I Rs 15.11