Em II Crônicas 15 aprendemos que:
🚴🏼♂ Pode levar um certo tempo, mas Deus sempre levanta homens no meio do seu povo afim de leva-lós de volta a Ele, porque enquanto a porta da Graça estiver aberta, o Senhor sempre se mostra receptível ao seu povo. (v.1)
🚴🏼♂ Não é de hoje, que após começar a colher os frutos de uma vida sem Deus, ou subserviente a falsos deuses, as pessoas se voltam Aquele que era, é, e em breve haverá de vim, o único e verdadeiro Deus. (v. 3,4)
🚴🏼♂ Ao longa de toda história bíblica, os vitorioso do Senhor, não alcançam o desejado, ao preço de uma vida ou decisões fáceis. E por isso são constantemente convidados a serem fortes e não desfalecerem. (v. 7)
"O conselho do profeta foi na verdade:'Sejam fortes no Senhor, continuem firmes com coragem". (CBASD, v.3, p. 258, v. 7)
🚴🏼♂ Buscar por ordem na vida em conformidade com a vontade de Deus, é algo animador para que outras obras possam ser devidamente realizadas. E é sempre bem-vinda a presença de pessoas que nos motivar a seguir nesse caminho que nos levará a Deus (v. 8)
É da responsabilidade dos líderes removerem toda e qualquer abominação no meio do povo.
🚴🏼♂ Só existe uma maneira eficaz de se estabelecer uma relação com Deus, e é de livre vontade. A vida com Deus não é algo que se estabelece pela força (cf. Zc 4.6). (v. 12)
🚴🏼♂ Não apenas os de nossa casa, mas todos que andaram nas trevas, tem a oportunidade de por livre decisão optar pelo reino da Luz, e tomar parte ativa entre esse povo. (v. 16)
🚴🏼♂ A ausência da remoção do menor item que seja daquilo que desagrada a Deus, acarretará em algum malefício em determinado momento, e muitas vezes em proporções maiores que o aparente benefício da concessão (v. 17)
Apesar dos seus deslizes, Asa adorava tão somente a Deus. (O capítulo seguintes pontuará alguns dos seus deslizes)
🚴🏼♂ O resultado daqueles que buscam viver em conformidade com o reino de Deus, é desfrutar de uma vida de Paz, sobre tudo a Paz verdadeira (cf. Jo 14.27). (v. 19)
Curiosidade bíblica: Azarias só apresentado nessa passagem ao longa da Bíblia. (v. 1)
Curiosidade bíblica: Essa renovação de aliança encontramos nos períodos de
1. Asa, 910 - 869 a.C. (v. 12)
2. Josias 640 - 609 a. C. (2 Rs 23.3)
3. Neemias (Ne 10.29)