Em II Crônicas 18 aprendemos que:
🗣 As bênçãos do Senhor, não nos priva de escolhas erradas. (v. 1,3)
🗣 De nada adianta consultar ao Senhor, se não for para lhe ouvir as orientações. (v. 4)
🗣 Nem sempre agradaremos, mas como povo de Deus, temos um compromisso com a Verdade, e não com os ouvintes. (v. 7,8)
Micaías é um retrato de que Deus sempre tem alguém comprometido com Ele em cada geração. E como se deu com Elias, as vezes até mais que um. (v. 8)
🗣 Por melhor que seja a festa, não devemos aderir à onda, se ela não foi promovida pelo Senhor. (v. 12)
🗣 Como dizia Lutero: "Quem paga o músico escolha a música, mas não pode dar o tom". Mais assim como Micaías que sabia de sua responsabilidade com Deus, e ao final disse o que lhe fora revelado, de igual modo deve os pregadores de hoje ter o mesmo compromisso. (v. 13)
Micaías é o clássico caso daqueles que não se surpreende pelo que os olhos veem, porquê a mente está surpreendida pelo que é contemplado pela Fé. (cf. v. 18) Nesse caso o trono é mais elevado, e o Rei, é indescritivelmente mais majestoso, do que os que estavam diante dele.
🗣 Quem vive imerso na mentira, anseia pela verdade, ainda que não esteja disposto a segui-lá. (v. 15)
🗣 Como nos dias de Acabe, ainda hoje Satanás faz uso de falsos profetas/pregadores para proclamar as suas inverdades, e por isso devemos estar atentos a advertência do Mestre (cf. Mat 24.4,5,11,24)
🗣 "Deus não coage a vontade. Quando pessoas más escolhem deliberadamente seguir a mentira, Ele não intervém". (CBASD, v.3, p. 270, v. 18)
🗣 "Enquanto a mão repressora de Deus está estendida, Satanás não tem permissão para matar, mas quando a mão de Deus é removida, então o inimigo prossegue em sua obra de destruição (ver GC, 614)." (CBASD, v.3, p. 270, v. 21)
🗣 Nota conceitual: Na cultura hebraica, como nada ocorre sem o consentimento divino, a linguagem atribui ao Senhor a realização de todas as coisas, quer boas ou más. Contudo, permissão é diferente de ação. (v. 22)
🗣 O compromisso com a verdade, nem sempre nos assegurará o resultado mais esperado, ainda assim devemos buscar ser cada vez mais verdadeiros, e comprometidos com a VERDADE. (v. 26)
Contudo, enquanto Micaías ia para a prisão, Acabe caminhava para a sepultura. pense nisso.
🗣 "Subiram". Josafá ilustra uma triste realidade; a de que "pessoas boas nem sempre procedem bem, e pessoas sábias nem sempre agem com sabedoria". (CBASD, v.3, p. 270-271, v. 28)
🗣 Pode tardar, mas a morte é o resultado final, daqueles que são obstinados em não ouvir o Senhor. (v. 33) Não tem disfarce certo. (v. 29)
A Bíblia Shedd comentando esse verso diz o seguinte: "Acabe foi morto apesar da proteção da armadura humana; Josafá foi milagrosamente preservado apesar de ter sido um alvo fácil. Nisto se evidencia a providência de Deus dirigindo os imprevistos para Seus próprios fins".
🗣 De nada adianta a bravura, quando ela é usada para ir contra a mensagem de Deus. (v. 34)
🗣 Eis as características das figuras humanas centrais nesse capítulo:
1. Josafá, entrando em decadência
2. Acabe, sutilmente perverso
3. Micaías, corajoso e sincero
4. Zedequias, cínico e cruel
Reynan Matos
Teólogo