Em II Crônicas 17 aprendemos que:
👑 Os filhos seguem com facilidade o exemplo dos pais. Asa a pesar de seus deslizes foi um bom rei, e comprometido com Deus, embora tenha deixado o trono com muitos problemas para o seu filho. Ainda assim Josafá logrou exito.
👑 Quem tem sido a companhia de suas conquistas? A de Josafá foi o Senhor. (v. 3)
👑 A relação de Josafá com Deus fora de estrita obediência. E de igual modo somos convidados a nos relacionar com Deus. (v. 4)
👑 É possível ao ser humano ter o coração inteiramente entregue a percorrer o caminho estabelecido pelo Senhor. E nele percorrer com Alegria. (v. 6)
👑 O ensino da Palavra de Deus, deve ser anunciado aos quatro cantos da terra. Porque eles podem ser praticados em qualquer lugar, e circunstâncias. (v. 9)
👑 Quando alguém alcança verdadeira intimidade com Deus, isso se torna perspetivável por todos a sua volta. (v.10,11)
👑 Eis a condições daqueles que compõem o exército de Deus: Coragem (v. 13,14,17)
👑 A Bíblia Shedd nos apresenta o seguinte esboço desse início do reinado de Josafá:
O que Josafá fez para Deus:
1. Seguiu a piedade de Davi
2. Buscou a Deus e guardou seus mandamentos
3. Rejeitou os ídolos
4. Recusou a praticar as obras malignas de Israel
5. Sua fé e coragem, o levaram a destruir os postes-ídolos
6. Fundou uma obra missionária de educação religiosa
O que Deus fez a Josafá:
1. Foi com ele
2. Confirmou seu reinado
3. Impediu as nações de guerrear com ele
👑 Uma palavra final sobre a importância da obediência com base da experiência liderada por Josafá: "A obediência traz o favor de Deus. A obediência ao Senhor sempre traz Seu favor, e um fiel desempenho de princípios justos trará as credenciais divinas. No entanto, o Senhor é desonrado
quando aqueles colocados como mordomos do rebanho de Deus toleram e sancionam uma obra ímpia.
Os sinais exteriores de jejum e oração, sem um espírito quebrantado e contrito, não têm valor aos olhos de Deus. É necessária a obra interior da graça. A humilhação de alma é essencial. É para isso que Deus olha. Ele receberá graciosamente aqueles que humilharem o coração, ouvirá suas petições e sarará suas apostasias.
Ministros e povo precisam da obra de purificação na alma para que os juízos de Deus sejam desviados deles. Deus está esperando, esperando por humilhação e arrependimento. Ele receberá a todos os que para Ele se voltarem de todo o coração (Ms 33, 1903)". (CBASD, v. 3, p. 1281)
Reynan Matos
Teólogo
Curiosidade Bíblia: Só temos em Crônicas os detalhes desse período.