Em II Crônicas 8 aprendemos que:
👑 Por melhores que sejam as condições. Grandes projetos, demandam tempo proporcional a sua conclusão. (v. 1)
👑 Entre os muitos problemas em se relacionar com alguém com crenças diferentes da sua podemos observar na vida do deste rei, "o casamento de Salomão com a princesa egípcia era uma violação direta da ordem ele Deus (Dt 17:17). O fato de que ela se converteu e se uniu ao marido na adoração a Deus (ver PR, 53) não justificou a desobediência aos requisitos divinos. A aliança aparentemente vantajosa que foi assim formada com o Egito levou a alianças com outras nações vizinhas. Houve casamentos com princesas pagãs que finalmente levaram Salomão a se afastar ele Deus e a se entregar à idolatria. Ele foi entrando cada vez mais pelos caminhos do mundo, em busca de grandeza e glória, e foi abandonando os princípios da justiça. De um rei sábio e temente a Deus, Salomão se degenerou num tirano néscio, ambicioso e opressor. Com respeito à remoção da residência da filha elo faraó das vizinhanças do templo, ver com. de 1 Reis 9:24". (CBASD, v.3, p. 238 v. 11)
👑 Nenhuma grande conquista é permanente, se posteriormente se passa a negligenciar os deveres de cada dia. (v. 13,14)
A rotina para pessoas medíocres é motivo de uma vida entediante. Já para as pessoas que buscam excelência, a rotina é responsável por estabelecer o alicerce de suas conquistas.
👑 Crônicas insiste no aspecto da importância das festividades entre o povo de Deus. E penso que isso deveria nos dizer alguma coisa. (v. 13)
👑 A expressão "O homem de Deus" é em certa medida recorrente no texto bíblico, porém em Crônicas ela só ocorreu duas vezes até agora. A primeira se referindo a Moisés (I Cr 23.14); E agora a Davi (v. 14). Receio que a escassez da expressão em Crônicas possa fazer alusão aos nossos dias de alguma maneira. Que Deus nos livre disso.
Com isso em mente, lhe convido a levar uma vida de modo que as pessoas saibam a quem de fato você pertence.
👑 Embora o "OURO" seja extremante valorizado em nossos dias, e também ao longo da história da humanidade, no Reino de Deus, e para os seus súditos o "OURO" é refugo diante de preciosidades como:
🐑 O sangue do Cordeiro (I Pe 1.18-19)
📖 A Palavra de Deus (Sl 119.72; 127.3)
🕊 O Espírito Manso (I Pe 3.4)
Reynan Matos
Teólogo