Há muitas afirmações atribuídas a Ellen White que ela nunca fez ou que foram deturpadas. A propagação de supostas declarações dela em sermões, estudos e conversas no meio adventista requer que sejam avaliadas as fontes exatas de onde poderiam ter surgido tais suposições para podermos refutá-las. Três das quais mais nos chama atenção sãs as seguintes:
- Ovos não devem ser servidos à mesa
- Muitas das declarações de Ellen White eram dirigidos a pessoas específicas. Essas palavras foram escritas em um testemunho pessoal a um casal, o irmão e a irmã E. O conselho devia-se ao fato de que os filhos do casal tinham tendências imorais, e o uso de ovos as estimularia. O contexto deve ser observado para evitar contradições, já que, em outra obra, A ciência do bom viver; p.320, se posiciona a favor do uso de ovos de aves sadias e bem alimentadas e cuidadas.
- Os Salvos serão vistos nos cultos de quarta-feira
- Essa declaração jamais foi feita por Ellen White. A afirmação escrita por ela em Caminho a Cristo, p.98, diz:"Os que estão realmente buscando a comunhão com Deus serão vistos nas reuniões de orações fiéis ao seu dever, e atentos e ansiosos por receber todos os benefícios que possam obter. Aproveitarão todas as oportunidades de colocar-se onde possam receber raios de luz do Céu". Porém, reunião de oração não é uma referência ao culto de quarta-feira. No tempo da irmã White, nem mesmo existiam cultos neste dia. Ela refere-se a qualquer reunião em que o povo de Deus se ajunte para orar e estudar a Palavra.
- Devemos viver como se Cristo viesse daqui a 100 anos e preparados como se Ele viesse hoje
- Esse também é um pensamento que não tem origem em Ellen White, mas nos escritos de Ann Lee, membro de um grupo religioso conhecido como Shakers. A Sra. White declarou em Testemunhos para a igreja, v. 5, p.200:"Devemos vigiar e trabalhar e orar como se este fosse o último dia a nós concedido".
Felizmente, assim como existem dezenas de afirmações e interpretações amparadas no "achismo" ou na falta de conhecimento da verdade, há também os que examinam com cuidado a revelação e que buscam conscientemente a Deus.
Dr.Érico Tadeu Xavier
professor de Teologia
SALT/IAENE
Fonte:
Texto adaptado da Revista Adventista, Nov-2014, p.20,21