João é o único evangelista a fazer o registro dos diálogos mais extraordinários de Jesus. Sendo o primeiro o diálogo com Nicodemos, e o segundo com uma mulher conhecida pela sua cidade - a mulher Samaritana.
Ao retornar para Galiléia, Jesus resolve fazer um percurso maior, tendo que passar por Samaria. "Em vez de seguir por um caminho mais comum, que subia pelo vale do Jordão, talvez como medida de segurança. Samaria estava fora de jurisdição de Herodes, que acabara de preder João Batista". (Halley, p. 552)
Temos então (v.6) uma ênfase em sua humanidade. Então por volta de 12h da tarde, Jesus inicia um diálogo com esta mulher.
Então ela exprime o anseio de toda humanidade, onde podemos encontrar vida? (v.12)
E logo na sequência, ele exemplifica a realidade de muitos que se encontram com Cristo, tentam torna ló diminuto.
o que Jesus quis dizer no v. 22?
Se a nota tônica do diálogo de Jesus em João 3 é a Salvação. Em João 4 a ênfase repousa no tema da adoração.
Após o diálogo a mulher não se contem em testemunhar de Jesus. (v.29)
Enquanto a mulher convidava sua cidade a vim encontrar-se com Jesus. Jesus fala com os discípulos da importância de não sobrepormos as necessidades temporais e terrenas, diante da nossas necessidades eternas e celestiais. (v. 31-34) Afinal como está escrito: "Nem só de pão vive o homem" (Mt. 4.4 e Lc 4.4)
Assim como João Batista (3.28,30) que tinha clareza acerca de quem ele era e qual a sua obra. Jesus reforça a importância dessa realidade, ao falar da alegria de todos que convergem seus esforços para um resultado comum, embora a participação para o resultado seja diferente. (v.36)
Bem, diferente dos três primeiros capítulos de João que se encerram com o tema da crença, no presente capítulo o tema também se faz presente embora não seja no final. (v. 39,42,50)
Então João encerra o quarto capítulo com o segundo sinal de Jesus na Galiléia, curando o filho de um oficial do rei. (v.46-54)
Reynan Matos
Teólogo
Comentários adicionais
Pr. Ronaldo de Oliveira
Encontramos alguns paralelos entre o encontro de Jesus com Nicodemos e a mulher Samaritana
Um é homem o outro é mulher
Um encontro acontece a noite o outro ao meio dia
Um tem uma vida ilibada, a outro uma vida comprometedora
Um reagiu na hora, o outro levou anos
Ela sai e deixa o cântaro, algo que lhe era importante. Porque ela encontra algo mais importante. (v. 28)
Rosana Garcia Barros
"Jesus, portanto, estava quebrando um protocolo nacional para transmitir uma mensagem de proporções mundiais".
"De uma mulher desprezada a uma pregadora da verdade". (v.39)
"Como chamou aquela mulher, Jesus tem chamado a todos, independente de como estejam. Foi quando pensava que sua vida não fazia mais sentido; quando caminhar sob o pior calor do Oriente havia se tornado uma rotina; quando dependia emocionalmente de um homem que não a assumia publicamente, que o Sol da Justiça brilhou em sua vida, que a Água da Vida foi suficiente para lhe saciar a sede da alma".
"Ela tirou os olhos do chão da vergonha para olhar nos olhos dos que eram alvo do amor de Deus. Ela encarou “àqueles homens” (v.28) com tanta convicção que, prontamente, creram em seu testemunho".
A verdadeira adoração consiste numa declaração pública da fé daqueles que agradam a Deus. Muitos estão oferecendo a oferta de Caim (Gn 4:3) iludidos por um cristianismo apostatado que nada tem a ver com o “Assim diz o Senhor”. Entre o altar ensanguentado e o altar ornamentado ficam com a beleza deste último, esquecendo-se que foi esta “bela” oferta que Deus reprovou (Gn 4:5).
Pr. Heber Toth Armí
Você conhece a Cristo? Como avalias teu conhecimento sobre Ele? Que nota darias para tua intimidade e profundidade relacional com Aquele que Se doou completamente para te salvar?
Há cinco níveis no relacionamento com Jesus, do superficial ao mais profundo:
Nivel 1: Jesus é desconhecido, um mero judeu (v. 9);
Nível 2: Jesus é respeitado, embora questionado (vs. 11-12);
Nível 3: Jesus é reconhecido como Senhor; há submissão da pessoa, mas sem interpretar corretamente Suas palavras (v. 15);
Nível 4: Jesus é visto como profeta, conquanto Ele seja mais que profeta (v. 19);
Nível 5: Jesus é tido como Ele realmente é, o Messias, Salvador dos pecadores (vs. 25-26).
A intenção de Jesus é que Seus seguidores não sejam superficiais, mas profundos discípulos. Em que nível deste você se encaixa? Jesus nos quer no nível máximo; mas, como saber se estamos no nível mais profundo? O próprio relato inspirado nos ajuda a entender quando estivermos envolvidos intensamente com Jesus.
1. Como só Jesus satisfaz, a pessoa se desapega facilmente de bens materiais, por mais importantes que sejam (vs. 13-14, 28).
2. Experimenta o perdão, transformação e passa por uma mudança radical de vida, sua rotina mudará totalmente (vs. 6-7, 10, 28).
3. Testemunha publicamente com palavras e com a vida a transformação operada por Cristo (vs. 16-18, 28-29).
4. Torna-se instrumento de salvação e graça aos que vivem na desgraça do pecado (vs. 14, 30, 39).
5. Possui fé contagiante, persuasão poderosa e convicção sobrenatural a ponto de conduzir muita gente ao encontro e intimidade com Cristo (vs. 40-42).
Jesus cria estratégia para desenvolver relacionamento íntimo conosco. Contudo, nossos preconceitos e ocupações tornam-se obstáculos para Ele.
Jesus desenvolveu relacionamento com a samaritana (vs. 1-30), com Seus discípulos (vs. 31-38), com os samaritanos (vs. 39-42), com os galileus (vs. 43-45), com um oficial do rei (vs. 46-54), e agora quer desenvolver com você, através destes relatos inspirados…
Do final do versículo 53 “fica bem claro que Deus ama ver as famílias unidas em Cristo. Sua vontade não é que haja famílias divididas no céu. Ele tem todo o cuidado de registrar o fato de que toda a casa creu no Seu Filho” – observa William MacDonald.
Pr. Adolfo Suárez
"A conversa de Jesus com a mulher Samaritana é uma verdadeira aula de evangelismo e discipulado".
Quem representa a mulher samaritana
1. Aqueles pessoas que são anonimas.
2. Aqueles que não tem religião, ou denominação definida. bem como aqueles que tem porém, guardão um preconceito religioso muito grande.
3. Aqueles que não tem nenhum recurso material.
4. Aqueles que não tem nível acadêmico. Não estudaram, aprenderam apenas pela experiência na escola da vida.
5. Aqueles cuja a moralidade é baixa. Pessoas que são a vergonha para a família, a sociedade e a igreja. São capazes de qualquer coisa a fim de conseguir o que querem. E na verdade o que querem é a verdadeira felicidade.
6. Aqueles que casualmente se encontram com Deus e ficam muito felizes e imediatamente são transformadas.
Por essas pessoas Deus tem um cuidado, muito, muito especial
Agora me permita compartilhar cinco grandes lições deste diálogo:
1º. Procuremos alguns desvios do caminho, a fim de alcançar quem precisa ser alcançado.
2º. Busquemos as pessoas a serem evangelizadas em todos os lugares.
3º. Tomemos a iniciativa de levar as pessoas a Deus.
4º. Aproveitemos os intervalos de tempo para falar do amor de Deus.
5º. Dialoguemos com as pessoas, com profundidade e eficácia.
Pr. Willie Oliver
Diretor Mundial do Departamento dos Ministérios da Família da IASD
"Do ponto de vista dos judeus – incluindo os discípulos de Jesus, a pessoa samaritana que viera ao poço era do sexo errado, da religião errada, da classe social errada, da raça errada e, acima de tudo, estava vivendo em pecado. Certamente ela não era alguém com quem Jesus devesse arriscar Sua reputação em uma conversa. No entanto, a mensagem de Jesus é clara, como destacada em Atos 10:15: “Não chame impuro ao que Deus purificou” (NVI). A passagem está falando de pessoas que consideramos inferiores a nós. Devemos permitir que o poder de Deus retire todos os preconceitos socialmente construídos que erguem barreiras entre nós e aqueles a quem Deus quer que alcancemos".
"Peçamos a Deus que nos purifique de preconceitos étnicos, tribais e raciais".
Manual de Halley (p.553)
"Um dos contrastes que se repetem mais frequentemente nos evangelhos é o repúdio de Jesus por parte dos líderes religiosos de sua nação e sua aceitação pelos marginalizados, pelos pecadores e pelo povo comum".
Manual de Halley (p.553)
"Um dos contrastes que se repetem mais frequentemente nos evangelhos é o repúdio de Jesus por parte dos líderes religiosos de sua nação e sua aceitação pelos marginalizados, pelos pecadores e pelo povo comum".