Pages

sexta-feira, 15 de março de 2019

Deuteronômio | Capítulo 1

Moisés reiterá o que deveria ser a certeza de todo pregador da Palavra de Deus, que quando fala ao povo, fala segundo o que Deus de fato disse (v. 3).

Já no verso seis ele nos faz considerar aonde temos passado tanto tempo? Qual tem sido o monte em que habitais, o do entretenimento, do trabalho, da ociosidade, da família, do serviço em benefício do outro? onde tens passado tanto tempo?

V. 3

"No ano quadragésimo. Era um período de transição. Deuteronômio é obra que assinala a transição para uma nova geração, para uma nova possessão, para uma nova experiência (novo modo de vida), e para uma nova revelação de Deus - a revelação de seu amor". (Shedd)

V. 9

Custou, mas Moisés aprendeu o que muitos líderes ainda não se deram conta, de que ninguém é apto liderar sozinho, que liderança saudável é aquele que se faz em parceria com outros. (cf. Êx 18)


V. 13,17


Não apenas Paulo na carta aos Tessalonicenses, mais aqui ele descreve três características essências a um líder do povo de Deus: Sabedoria, inteligência, experiência, imparcial. (v. 13,17)

Curiosidade: "O juízo é de Deus. Riquezas, poder, posição, estirpe, educação - nada disso deveria influenciar uma decisão judicial. Os juízes de Israel eram representantes de Deus. De fato, eram chamados 'elohim, literalmente: deuses, a mesma palavra usada para Deus em Gênesis 1:1-31 (ver Êx 7:1). 'Elohim é aplicado aos juízes (Êx 21:6 e 22:8, 9) em virtude de sua função de falar e decidir em nome de Deus". (CBASD, v.1, p. 1046)

V. 16

Curiosidade: Na organização política de Israel destacavam-se quatro classes: 1) os descendentes dos patriarcas; 2) os estrangeiros; 3) os peregrinos; 4) os servos. "O cuidado por todos aqueles cuja posição podia ter sido motivo de humilhação é uma das características mais acentuadas de Deuteronômio". (Shedd) 


V. 21

"Sobe, possui-a. As Escrituras sempre nos encorajam a 'possuir'. Muitos crentes vivem na pobreza espiritual e na derrota porque deixam de se apossar de tudo quanto Deus preparou para uma vida vitoriosa". (Shedd)

V. 26, 27, 32

E chegamos ao que acredito ser um dos versos mais triste da Bíblia (v.26): "Porém vos não quisestes subir", trocaram a herança de Deus por uma vida de murmuração (v. 27),  você se identifica com essa descrição? 

V. 32

Por que rejeitar o céu, para viver uma vida de murmuração e descrença (v. 32)?

"Nem por isso crestes. O pecado que expulsou Israel de Canaã (Hb 3.19) e que expulsa o pecador do céu (Jo 3.18,36) é a incredulidade". (Shedd)

V. 34

O resultado de uma vida assim é está apto para receber a indignidade do Senhor (v. 34)

V. 36 

Curiosidade: "Eleazar, filho e sucessor de Arão, também entrou em Canaã (Js 17:4; 24:33)". (CBASD, v.1, p. 1047)

V. 37

Embora a salvação seja individual, muito pode ser feito para colocar um povo a perder, e Moisés quase que perde, muito mais do que Canaã terrena (v. 37)

V. 38

"Josué ... entrará. No anúncio do julgamento houve também a manifestação da misericórdia de Deus. Calebe e Josué haveriam de ser poupados, como também toda a segunda geração de Israel". 

V. 42,43

Muitos círculos cristãos se entristecessem por não terem entre eles pessoas proeminentes, com status social elevado, Israel entretanto perderam a companhia do Deus Eterno (v. 42). Estará você trocando a companhia do Pai de Amor por algo ou alguém? Israel trocou pela rebeldia e presunção (v. 43)

V. 44

"O ser humano pode se aventurar a correr riscos calculados ao lidar com o mundo físico e nada perder, mas nunca é seguro desafiar a Deus". (CBASD, v.1, p. 1047)

V. 45

Sempre ouvir pregadores falaram sobre três maneiras de Deus responder as orações, só não sei porque nunca pregamos acerca das orações que Deus nem escuta (v. 45). Ou seja, a incredulidade é uma barreira para a audição divina.

V. 46

"o pranto derramado em perversa impenitência não pode substituir a obediência nem o arrependimento genuíno". (CBASD, v.1, p. 1048)

Conclusão

1. Eis pecados que devem ser terminantemente evitados

   a. A desobediência e a rebeldia contra Deus. (v. 26)
   b. Acusar Deus de ter errado (v. 27)
   c. A incredulidade (v. 32)

2. Características do servo fiel de Deus

   a. Desejo de ver o povo experimentar as bênçãos de Deus (v. 11)
   b. Cuidado para que todos sejam tratados com equidade (v. 17)
    c. Confiança que o Senhor suprirá as necessidades do povo (v. 29,30)
    d. Franqueza ao apresentar ao povo os pecados deste (v. 32) 

3. Passos para um verdadeiro fracasso

    a. Confissão sem arrependimento autêntico (v. 41; cf Nm 14.40)
    b. Presunção sob o disfarce de Zelo (v. 41 b, 43)
    c. Esforço sem auxílio divino (v. 42,43)

Um recado aos pais

"A lei de Deus devia ser repetida com frequência a Israel. Para que seus preceitos não fossem esquecidos, ela devia ser conservada diante do povo e devia ser sempre exaltada e honrada. Os pais deviam ler a lei para os filhos, ensinando-a para eles como regra sobre regra, preceito sobre preceito. E em ocasiões públicas, a lei devia ser lida aos ouvidos de todo o povo". (CBASD, v.1, p. 1233)
Reynan Matos
Teólogo