Pages

sábado, 2 de março de 2019

Números | Capítulo 24

Eis que a maldição se volta contra o amaldiçoador. Encontramos na Bíblia aquilo que é conhecido como a lei do bumerangue, pode até demorar, mas um dia ele volta.

Neste capítulo somos surpreendido como as pessoas podem ser relutantes a verdade. E que Palavras finas com desejos baixos acompanham ações indignas. 

A beleza entretanto reside na profecia das características do Mésias: 

a. O esplendor (a estrela)
b. A realeza (o cedro)
c. A vitória (ferirá)
d. a possessão e a autoridade (dominador) 

Tal narrativa fora anunciada cerca de 1.400 antes dela ocorrer. 

V. 2

"Quando surge a necessidade, Deus pode usar um ímpio para transmitir uma mensagem verdadeira". (CBASD, v. 1, p. 990)

"Do homem. Várias palavras hebraicas são traduzidas por "homem". A mais comum é 'adam. Essa palavra ocorre mais de 450 vezes, normalmente num sentido genérico. Outra palavra, 'ish, é usada para um homem em contraste com a mulher, um esposo em contraste com a esposa, um senhor em contraste com um servo, uma pessoa eminente em contraste com a humilde. Salienta a individualidade. Um terceiro termo é 'enoshEsse enfatiza a inferioridade, pois procede do verbo "estar doente", "ser incurável". O vocábulo nunca é empregado para designar o Messias. A última palavra para homem é geher, usada aqui por Balaão para falar de si mesmo. Já que ela procede de um radical que significa "ser poderoso", alguns comentaristas pensam que seu uso indica arrogância da parte de Balaão". (CBASD, v.1, p. 991)

V. 4

Curiosidade: "Esse fenômeno físico duplo sugere o controle do Espírito Santo. Experiência similar tiveram Saul (1Sm 19:23 - 24), Ezequiel (Ez 1:28), Daniel (Dn 8:17-18; 10:8-19) e João (Ap I: 17). Alguns também pensam que as experiências de Adão (Gn 2:21) e Abraão (Gn 15:12) foram similares". (CBASD, v. 1, p. 991)

V. 5

"Tuas tendas. A ordem na disposição do acampamento impressionou sobremaneira o profeta". (CbASD, v. 1. p. 991)

V. 13

"O que o SENHOR falar. Estas palavras revelam a falta de sinceridade do profeta. Ele fora até Balaque com um espírito de teimosia e avareza, sabendo muito bem que sua presença despertaria falsas esperanças no coração do rei". (CBASD, v.1, p. 992)

V. 19

"O dominador. Embora esta profecia tenha encontrado cumprimento imediato na figura de Davi, sua consumação final será com Jesus Cristo (SI 72:8)". (CBASD, v.1, p. 993)

V. 24

Curiosidade: "Quanto à aplicação de Assur ao império persa, ver 1 Macabeus 1:1, que se refere às conquistas de Alexandre, o Grande. Posteriormente, a Pérsia conquistou o território da Assíria". (CBASD, v.1, p. 994)

Reynan Matos
Teólogo