Neste
capítulo temos uma apresentação de Deus de uma maneira que não estamos
habituados, contudo, este é um relato indispensável, de modo a vermos como Ele
lida com o Pecado em sua essência.
Embora
devamos destacar que o verbo hebraico ‘naqam’ quando empregado em relação a
Deus, este geralmente é traduzido por “vingar”, contudo representa mais a ideia de
reparação e vindicação.
Assim
como quando a Bíblia apresenta um Deus que se arrepende, mas em um arrependimento
distinto do homem, o mesmo se dá com sua vingança. Em ambos os casos podemos
indicar que são casos de dar em linguagem humano aquilo que é próprio do que é
divino, sempre será limitado, por razões de quem fala e de quem ouve.
Quando
lemos os v. 8,16-18 entendemos que essa “destruição se faz necessária por serem
fonte de prevaricação, moléstia e infecção para o povo de Israel”. (Shedd)
“Além
do mais, os midianitas tinham se aliado aos moabitas para amaldiçoar Israel,
preferindo deste modo, injúria ao Deus de Israel”. (Shedd)
V.
4
“Mil. O total reduzido sugere uma seleção cuidadosa, uma vez que as tribos maiores poderiam ter disponibilizado facilmente um número muito maior”. (CBASD, v.1, p. 1019)
V. 5
“O número parece pequeno
em comparação com os midianitas, que contavam com cinco reis, mais suas forças
armadas”. (CBASD, v.1, p. 1020)
V. 8
“Mataram todo homem. Isto é, do exército inimigo,
possivelmente os homens em idade militar. Outra destruição dos midianitas foi
imposta por Gideão (Jz 8:12). O extermínio de toda a população masculina teria
levado à extinção da nação; no entanto, os midianitas reaparecem vez após vez
no papel de violentos inimigos de Israel (Jz 6:1, 2; 7: 14; 8:22; 9:17, 28; Is
60:6)”. (CBASD, v.1, p. 1020)
“Balaão. Seu fim foi diferente do desejo que ele
expressara para si (Nm 23:10; Js 13:22)”.
(CBSAD, v.1, p. 1020)
V.
12
“Finéias
foi o primeiro a querer castigar a infidelidade praticada com o povo de Moabe e
de Midiã, contra a Lei de Deus (25.7-13), e agora ele volta vitorioso para
Eleazar, seu pai”. (Shedd)
V.
16
Eis
mais um grande detalhe que consideramos com o relato da vida de Balaão.
Conselhos são sempre algo que devemos atentar bem, principalmente quando os
estamos recebendo.
V. 17
“Matai [ ... ] todas as do sexo masculino. A fim de reduzir a nação idólatra à
impotência”. (CBASD, v.1, p. 1021)
V.
18
“As meninas. Uma vez que eram novas e impressionáveis, havia a possibilidade de deixarem a idolatria e as práticas
impuras a ela relacionadas”. (CBSAD, v.1, p. 1021)
V. 19
“A impureza cerimonial era um problema sério para os filhos de Israel (ver Me 7:15). (CBASD, v.1, p. 1021)
V.
23
“Note-se
que a purificação é para tornar algo útil e limpo, não para destruí-lo; por
isso mesmo, cada objeto tinha que ser purificado pela maneira mais forte e
completa que podia tolerar sem ser estragado. Assim também a punição e o
sofrimento purificam o caráter humano, mas Deus não permitiu que essas
tentações fossem além da força humana para enfrenta-las e para vencê-las, 1 Co
10.13”. (Shedd)
“Destas
instruções, podemos entender que precisamos de nos purificar, mesmo quando
estamos em ativo serviço religioso. Às vezes são as horas que exigem maior
cuidado ainda em verificarmos se nosso coração está reto diante de Deus. Na
obra de purificar o metal, o fundidor sabe que a obra está terminada quando
pode ver sua própria face no metal. Assim também o crente está se purificando
quando a face de Cristo se reflete nas suas obras e atitudes”. (Shedd)
V.
27
Porque
todos recebem dos despojos, mesmo os que não foram a guerra? “Todo o arraial
sofrera nas mãos dos midianitas;
portanto, era justo que aqueles que permaneceram no acampamento também recebessem sua porção”. (CBASD, v.1,
p. 1021
V. 28
Curiosidade: “Sobre outros exemplos de divisão de despojos, ver Josué 22:8; e I Samuel 30:24 e 25”. (CBASD,
v.1, p. 1021)
V. 30
“De cada cinquenta.
Isto
correspondia a 2% dos despojos atribuídos à congregação. A porção dos levitas foi: 320 moças, 6.750 ovelhas e cabras, 720
cabeças de gado e 610 jumentos. Sem dúvida, a porcentagem
foi ordenada em proporção ao número relativo de levitas. No entanto, os sacerdotes não tinham permissão para se casar com mulheres que não fossem israelitas (Lv 2l:l4)”. (CBASD, v.1, p.
1021)
V. 49
“Nenhum falta dentre eles
e nós. Quando se fez a chamada
de todos os que haviam participado na expedição,
revelou-se que os israelitas não tinham
sofrido uma só baixa. Certamente, a batalha fora do Senhor (v. 3). Sem dúvida,
seria considerado uma tragédia que alguns
homens perdessem a vida já no limiar da entrada na herança prometida”.
(CBASD, v.1, p. 1022)
Conclusão
1.
Em Balaão temos um exemplo do destino de todos aqueles que em nome de ganhos
pessoais e ilícitos prejudicam a outros.
2.
Não devemos nos esquivar de anunciar o que Deus a de fazer quando Ele é
confrontado com o pecado. Sua justiça reclama uma destruição daquilo e daqueles
que se rebelam contra Ele.
3.
Vemos as grandes bênçãos recebidas pelo povo de Deus em virtude de sua pronta e
plena obediência.
4.
Um vislumbre do futuro galardão da fidelidade, se vê na abundância dos despojos
que cada soldado recebia. (v. 53)
5.
Por fim, quem se beneficia da fidelidade do Senhor, não tem como permanecer com
um coração ingrato. (v.50)
Reynan Matos
Teólogo