O casal mentiroso, no mundo encantado da disney, o resultado da mentira é o crescimento do nariz. Na narrativa bíblica, a mentira resulta em morte. (v.10)
Ananias e Safira tinham tudo para terem ficados marcados na história como um casal que se uniram para servir ao Senhor (v.2). Mais em contra partida eles se uniram para roubar ao Senhor. (v. 4)
O relato desse casal é um contraste com o que registro de Pedro e todos os demais da igreja primitiva. Enquanto todos estavam sendo cheios do Espírito Santo (Atos 2.4; 4.8), esse casal estava cheio de Satanás (v.3).
Para aqueles que acreditam que o único texto em que podemos respaldar nossa compreensão da existência da Trindade, esse capítulo de Atos é mais um dos inúmeros textos em que vemos O Espírito Santo apresentado como Deus (v.3 e 4)
Após esse trágico episódio a Bíblia se volta para a expansão continua do reino de Deus (v.14). Bem como para o cumprimento das Palavras de Jesus de que seus discípulos fariam obras maiores (João 14.12). Não temos nenhum relato da sombra de Jesus curando, mais temos aqui a de Pedro (v. 15,16).
Então entra em cena mais uma vez a liderança religiosa de Israel, com um nobre espírito de inveja (v.17), que os impulsiona a prejudicar o estabelecimento do Reino de Deus. Foi assim nos dias dos apóstolos e continua assim até os dias de hoje. Sempre nos deparamos com pessoas que unem esforços afim de minimizar o bem que é realizado por outros. E infelizmente isso ocorre até em centros religiosos.
Mas não tem problema como dizia o profeta Eliseu: "[...] mais são os que estão conosco do que os que estão com eles" (2 Reis 6:16). Não foi diferente com os discípulos naquela prisão (v.19), e não será diferente conosco.
No verso 28, nos deparamos com uma realidade muito comum desde que o pecado entrou no mundo. A dificuldade das pessoas em arcarem com a responsabilidade dos seus atos (v. 28). Ao se colocarem como vítimas de uma falsa acusação, se esqueciam que eles estavam sendo responsabilizados por sua própria sentença de acordo com Mateus 27.25.
Pedro então deixa mais uma grande lição a todos os que foram Salvos da Cruz, "Antes importa obedecer a Deus do que aos homens". (v.29) E a todos que se submetem a Cristo mediante estrita obediência Deus lhes concedem o Espírito Santo (v.32).
Para encerramos essa explanação temos que ressaltar que embora houve muitos líderes perdidos, e mal intencionados em Israel. Muitos nunca serão todos, e entre os nomes já conhecidos como José de Arimateia, Nicodemos e muitos outros, temos agora mais um nome que sai do anonimato, Gamaliel, um mestre da lei, e influente sobre todo o povo (v.34).
Gamaliel deixa um alerta não apenas aos seus pares, mais a todos nós: Antes de fazermos algo alguém, devemos nos certificar, se fazemos a um homem apenas, ou se não estamos lidando com alguém sobre a obra de Deus. (v.35,38,39).
Os apóstolos então saem desse capítulo depois de presos e surrados, felizes. Não porque são masoquistas como alguns contemplam o cristianismo. Mais porque foram encontrados dignos de sofrer em nome de Jesus. (v.40-42) Esse é um momento que retrata a realidade dos salvos as vésperas da volta de Jesus.
O capítulo se encerra de maneira muito diferente de como ele se inicia. De pessoas que saem mortas por sua infidelidade, temos agora pessoas que saem livres por sua fidelidade. Com quais dos dois você se identificará?
Reynan Matos
Teólogo
Comentários Adicionais