Pages

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Atos | Capítulo 16

Mais uma vez um capítulo que marcou o período em que estive na capelania prisional. Já te conto porque. Pois antes tem algo que me é mais cativante neste capítulo que são os versos 7,8 que trazem o registro da cidade de Mísia. E porque me é mais cativante? Estamos as vésperas dos dias das mães e a minha está a uma distância de 1.600 km, e a única diferença entre o nome dessa cidade e o da minhã mãe é de ordem ortográfica, Já que minha mainha se chama Mizia, mas em vez de ser com "S" é com "Z" e não tem acento no primeiro "I".

Em virtude dessa relação de ordem familiar, abro um parenteseis no comentários de hoje. Recentemente vi em algum lugar uma publicação sobre a não comemoração do dia das mães, em escolas, ao que alguns, já queriam estender as igrejas. Meus amigos, verdadeira felicidade não consiste na ausência de dor. Felicidade é sobre tudo a capacidade de desfrutar da vida com tudo que ela tem. Essa geração tem uma aversão exacerbada a dor, não estou aqui promoção de uma adesão ao masoquismo, apenas gostaria de lhe apresentar alguns exemplos da possibilidade de ser Feliz, a despeito da dor.

Quando uma mulher está para dar a Luz, a um filho que aguarda por nove meses normalmente, a dor de um parto normal é algo que nunca poderei descrever, ainda que os avanços tecnológicos de hoje, pudessem abreviar uma realidade milenar. Porque sou Homem, e como se diz: "Homem é Homem, e Mulher é Mulher". Deixando a ênfase Bíblica e Cientifica de gênero de lado, e voltando a Mãe que está para dar a luz em um parto normal. As Mulheres que já passaram por essa experiência podem me corrigir, mais o censo comum da maternidade é que apesar da dor, a recompensa de ter o filho nos braços, é igualmente indescritível. 

Pois bem, você não é mãe, não é mulher, e pode ser que o exemplo para a relação Felicidade a despeito da dor pode não ter sido útil para você. Então vamos a um outro exemplo amplamente conhecido, porém inconscientemente guardado. O ser humano em via de regra, para andar teve que cair, e ao cair se machuca, em alguns casos chegam até obter ferimentos. Mais o que fazemos? sofremos, nos recompomos,  e tentamos mais uma vez, até andarmos, e não andarmos de qualquer maneira, mais andar perfeitamente. O mesmo ocorre com quem teve que aprender a andar de bicicleta e chegou o dia de ter que tira as rodinhas auxiliares.

Penso que uma proposta da exclusão do dia das mães do calendário social, em nome da dor dos que perderam sua mãe, é como também querer excluir toda a Felicidade que desfrutaram nos dias em que estiveram juntos, e por esses dias me remeto, aos dias da amamentação. Porque se eu fosse falar do primeiro dia de aula, na vida de um ser humano, estou falando não apenas do sofrimento de uma criança, mais sobre tudo de uma mãe, que diferente do filho que não tem consciência de que ao final da aula ela estará de volta para o buscar, ela tem essa consciência e sofre mesmo assim. E porque ela não se priva dessa dor? porque ela sabe a alegria que o ensino proporcionará ao seu filho bem como a ela pela conquista dele.

Você então pode me dizer, e quem não teve essa oportunidade, de ter uma mãe, para ser amamentado? Eu lhe respondo com um dos clichês mais verdadeiros não apenas sobre a maternidade, se não sobre a paternidade também: "Pais, são os que criam, que sofrem juntos, que educam. E não aqueles que geram". Se fossemos de fato, tão bons como muitos se veem. Não teríamos que nos preocupar com crianças que estão na escola sem mãe, porque nos já teríamos adotadas. 

Alguém então retruca, não, mais a mãe existe, ela não morreu, não abandou, só não poderá assistir a apresentação do filho. Então eu te pergunto, se a criança não forem educadas a partir das frustrações maternas e paternas, como você acha que ela irá li dar com as frustrações da vida, onde não haverá alguém para tentar reparar a tristeza momentânea?

Amigos não sou nem um pouco favorável ao frenesiar comercial existente em todas as datas comemorativas. Mais daí querer privar a celebração de uma data como o dia das mães em nome da extinção de um sofrimento momentâneo. Acredito ser a formulá ideal para formar uma geração permanentemente fraca.

Acho que lhe deixei pensando um pouco, vamos nos voltar as questões bíblicas de hoje?

É no capítulo 16 de atos que encontramos a primeira menção daquele que se tornaria o grande discípulo de Paulo, Timóteo. 

Como vimos no capítulo 15 de Atos, a discussão existente em torno da circuncisão era grande, e embora a orientação fosse para não incomodar os não Judeus com isso, porque não era uma questão que interferia no processo de Salvação. Timóteo foi circuncidado. E aqui nos é apresentado uma grande lição, se o costume não é prejudicial ao Evangelho, nem ao indivíduo pessoalmente, vale a pena abrirmos mão em virtude da unidade local do corpo de Cristo. (v. 3)

No verso 13, nos deparamos um lugar especial, na cidade de Trôade, havia um espaço onde as pessoas se destinavam para orar. Agora imagine se na sua casa você tivesse a oportunidade de separar um lugar com essa finalidade. Já tive a oportunidade de muitas pessoas desenhando e planejando suas casa, mais infelizmente até hoje não tive a oportunidade de ver alguém reservando um espaço especifico para onde será realizado as orações. Mais mesmo que você já tenha construído ou comprado a sua casa, você ainda pode escolher um lugar por mais simples e pequeno que venha ser, um lugar próprio para você e sua família ter seu momento de comunhão particular com Deus.

Já havíamos nos deparado com Chefes de Estado, Chefes militares, Chefes religiosos, interessados em Deus e na sua Palavra, agora nos deparamos com uma mulher comerciante por nome Lídia (v. 14), sem sombra de dúvida não a barreiras para a Palavra de Deus, ela é acessível a todos.

Temos então um caso de possessão (v.16), infelizmente essa é uma possibilidade que não sabemos explicar nos detalhes de como ocorre. E temos que assegurar que; Apesar de todo teatro existente em muitas igrejas, sobre essa situação, é algo que realmente acontece a muitas pessoas. O mais comum é o que ocorre de forma ativa, mais não se engane também existem as possessões passivas como a vivida por Pedro em Mateus 16.23.

E do mesmo modo que é nos dias de hoje, já naqueles dias havia alguém que se beneficiava financeiramente dessa situação (v. 16). E quando Paulo liberta a menina ele juntamente com Silas é arrastado pela praça  para serem açoitados. Então que está hoje sendo perseguida pelas verdades da Palavra de Deus, deve encontra no relato de hoje, esperança mais uma vez. 

Quando falei da libertação de Pedro em Atos 12, disse do fervor em que se encontrou os reeducandos da cadeia em que eu era capelão. E quando estudamos sobre como as cadeias de Paulo e Silas cairão ao cantar a Deus, nunca tinha visto uma congregação cantar tão forte. Você pode não estar preso por processo judicial, mais você pode está preso emocionalmente, por um passado frustrante ou sofrido. Pode estar preso fisicamente por uma enfermidade. Pode está preso amorosamente a alguém que não é um cônjuge a sua altura e só hoje você se da conta disso. Gostaria de fazer uso das palavras da irmã Judite uma cristã que conheci na época de minha adolescência, ela sempre dizia: "Quem canta seu males espanta, e a Deus encanta". A primeira parte sempre ouvi muita gente em vários lugares do País falar, porém a segunda parte, ela encontra até apoio bíblico para sua declaração. 

No verso 25, diz que já era por volta da 00.00, observe bem, enquanto Pedro dormia, em sua prisão confiante na atuação do seu Deus. Paulo e Silas, estavam cantando. A realidade por eles vivida é exatamente composta em uma música em que diz: "Vou passando pela prova, dando Glória, dando Glória a Deus, dando Glória Deus". Esse verso 25 é um dos mais pelos exemplo a ser seguido pelos cristãos dos dias atuais em suas lutas religiosas. Eles estavam passando por uma dificuldade em virtude do Evangelho não do que estavam fazendo de errado e mesmo assim glorificavam a Deus. E hoje o que eu encontro é um monte de Cristãos que sofrem em virtude de suas mas escolhas e ainda, mal dizem o nome do Senhor, determinando isso e aquilo. 

Diante da exaltação do nome do Senhor as cadeias de rompem, e o carcereiro se ver perdido. (v.27) Exatamente como os dias de hoje, quando alguém enxerga a salvação na vida do outro, ele entra em colapso diante da vida dele. 

E se o salvo, o é de fato, deveriam agir exatamente como Paulo, impedir a destruição daqueles que o contemplam, (v. 28) e lhes apresentar o Evangelho de tal modo, que sua única pergunta seja: "Senhores o que devo fazer para ser Salvo?". (v. 30)

Essa é a pergunta mais elementar da humanidade, e ao contrario do muito que se fala por aí, essa é de fato a única pergunta que a Bíblia busca responder. O que o homem precisa para ser salvo? e a essência da resposta é: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa". (v.31)

Mais o que veria ser esse "Crê no Senhor Jesus?" Seria apenas frequentar uma igreja, orar, ler a Bíblia, ser batizado, levantar a mão? Não. Crê é antes de tudo não apenas acreditar, mais acima de tudo confiar-se nas Mãos de Deus, para que Ele o ajude a mudar de rota. 

E se você é essa pessoas eu gostaria de poder orar por você a fim de que Deus lhe molde por completo, lhe libertando de tudo que te aprisiona, quer seja de ordem, financeira, social, emocional, sexual, familiar, religiosa, ou trabalhista. 

Oração:

Deus eterno e Pai amado, muito obrigado por tua Palavra, sem sombra de dúvida todo o seu conteúdo é relevante para as nossas vidas, já que nela encontramos relatos de pessoas que alcançaram tamanha intimidade contigo, que as forças do mal não prevaleceram sobre elas. E assim como elas foram libertas. Gostaríamos de nos entregamos em tuas mãos para que o senhor não apenas nos libertar, mais acima de tudo que O Senhor nos molde de acordo com tua vontade. É  o que te pedimos crendo no poder que a no nome de Jesus, amém!

Reynan Matos
Teólogo

Comentários Adicionais