Pages

sexta-feira, 29 de junho de 2018

O PARADOXO DE STOCKDALE - Indicação da 13ª lição da E.S. do 2º tri. 2018

É claro que nem todas as empresas boas a grandes enfrentaram uma crise terrível como a Fannie Mae; menos da metade fez. Mas todas as empresas de bom a grande enfrentaram adversidades significativas no caminho da grandeza, de um tipo de outro - Gillette e as batalhas de aquisição, Nucor e importações, Wells Fargo e desregulamentação, PitneyBowes perdendo seu monopólio, Abbott Labs e um enorme produto Lembre-se, Kroger e a necessidade de substituir quase 100% de suas lojas, e assim por diante. Em todos os casos, a equipe de gerenciamento respondeu com uma poderosa dualidade psicológica. Por um lado, eles aceitaram os fatos brutais da realidade. Por outro lado, eles mantinham uma fé inabalável no final do jogo, e um compromisso de prevalecer como uma grande empresa apesar dos fatos brutais.Chegamos a chamar isso de dualidade, o Paradoxo de Stockdale.
O nome refere-se ao almirante Jim Stockdale, que era o oficial militar mais graduado dos Estados Unidos no campo de prisioneiros de guerra "Hanói Hilton" durante o auge da Guerra do Vietnã. Torturado mais de vinte vezes durante sua prisão de oito anos, de 1965 a 1973, Stockdale viveu a guerra sem quaisquer direitos de prisioneiros, nenhuma data de lançamento definida e nenhuma certeza sobre se ele conseguiria ver sua família novamente. Ele assumiu o fardo de comando, fazendo tudo o que podia para criar condições que aumentassem o número de prisioneiros que sobreviveriam ininterruptamente, enquanto lutavam contra uma guerra interna contra seus captores e suas tentativas de usar os prisioneiros para uma propaganda. Em ponto, ele bateu em si mesmo com um banquinho e se cortou com uma navalha, desfigurando-se deliberadamente, de modo que não podia ser colocado em videoteipe como um exemplo de "prisioneiro bem tratado". Ele trocou informações secretas de inteligência com sua esposa através de suas cartas, sabendo que a descoberta significaria mais tortura e talvez morte. Ele instituiu regras que ajudariam as pessoas a lidar com a tortura (ninguém pode resistir à tortura indefinidamente, então ele criou um sistema passo a passo - depois de x minutos, você pode dizer certas coisas - que deu aos homens marcos para sobreviver). Ele instituiu um elaborado sistema interno de comunicação para reduzir o senso de isolamento que seus captores tentavam criar, que usava uma matriz de cinco por cinco códigos de toque para caracteres alfa. (Toque e desliga igual à letra a, toque-pause-toque-toque igual à letra b, toque-toque-pause-toque igual ao letterf, e assim por diante, por vinte e cinco letras, c dobrando para k.) Expiar Durante um silêncio imposto, a prisão interceptou e varreu o pátio central usando o código, fazendo um swish "We love you" para Stockdale, no terceiro aniversário de seu abate. Após sua libertação, Stockdale tornou-se o primeiro oficial de três estrelas na história da Marinha a usar as asas de aviador e a Medalha de Honra do Congresso.
Você pode entender, então, minha expectativa com a perspectiva de passar parte de uma tarde com Stockdale. Um de meus alunos escrevera seu paperon, Stockdale, que, por acaso, era pesquisador sênior, estudando os filósofos estóicos da Hoover Institution, do outro lado da rua, e Stockdale convidou os dois de nós para o almoço. Em preparação, li In Loveand War, o livro que Stockdale e sua esposaescreveram em capítulos alternativos, narrando suas experiências durante esses oito anos.
Enquanto eu me movia pelo livro, me encontrei me sentindo deprimido. Parecia tão sombrio - a incerteza de seu destino, a brutalidade de seus captores e assim por diante. E então, me dei conta: "Aqui estou sentado em meu escritório quente e confortável, olhando para o belo campus de Stanford em uma bela tarde de sábado. Estou ficando deprimido lendo isso, e conheço o fim da história! Eu sei que ele sai, reúne-se com sua família, se torna um herói nacional, e passa os últimos anos de sua vida estudando filosofia nesse mesmo belo campus.Se isso me deprime, como ele lidou com isso quando na verdade estava deprimido? lá e não conhecia o final da história? "
"Eu nunca perco a fé no final da história", disse ele, quando perguntei a ele. "Eu nunca duvidei que não apenas sairia, mas também que eu prevaleceria no final e transformaria a experiência no evento definidor da minha vida, que, em retrospecto, eu não trocaria".
Não falei nada durante muitos minutos, e continuamos a caminhada lenta em direção ao clube do corpo docente, Stockdale mancando e balançando o arco-íris que nunca tinha recuperado totalmente da repetição da tortura. Finalmente, depois de cerca de cem metros de silêncio, perguntei: "Quem não conseguiu sair?"
"Oh, isso é fácil", disse ele. "Os otimistas."
"Os otimistas? Eu não entendo", eu disse, agora completamente confuso, dado o que ele havia dito centenas de metros antes. "
Os otimistas. Ah, eles foram os que foram, vamos sair no Natal. E o Natal viria e o Natal iria. Então eles diziam: 'Vamos sair pela Páscoa'. E a Páscoa chegaria e a Páscoa chegaria. E então o Dia de Ação de Graças, e então seria o Natal novamente. E eles morreram de um coração partido. "
Outra longa pausa e mais caminhada. Então ele se virou para mim e disse: "Esta é uma lição muito importante. Você nunca deve confundir a fé de que você vai acabar no final - que você nunca pode perder" com a disciplina de confrontar os fatos mais brutais de sua realidade atual, seja qual for eles podem ser. "
Até hoje, eu carrego uma imagem mental de Stockdale admoestando os otimistas: "Não estamos saindo de Natal; lide com isso!"
Aquela conversa com o almirante Stockdale ficou comigo e, de fato, teve uma profunda influência no meu desenvolvimento. A vida é injusta - às vezes para nossa vantagem, às vezes para nossa desvantagem.Todos nós experimentaremos desapontamentos e eventos esmagadores em algum ponto do caminho, contratempos para os quais não há "razão", ninguém para culpar. Pode ser doença; pode ser lesão; pode ser um acidente; pode estar perdendo um amor; pode estar sendo varrido em uma mudança política; pode estar sendo abatido sobre o Vietnã e jogado em um campo de prisioneiros de guerra por oito anos. O que separa as pessoas, me ensinou Stockdale, não é a presença ou ausência de dificuldades, mas como elas lidam com as inevitáveis ​​dificuldades da vida. Ao lidar com os desafios da vida, o Paradoxo de Stockdale (você deve se convencer de que prevalecerá no final e também deve confrontar os fatos mais brutais de sua realidade atual) mostrou-se poderoso para voltar atrás de dificuldades não evidentes, mas para todos aqueles que Aprendi a lição e tentei aplicá-la.
Eu realmente nunca considerei mywalk com o Stockdale aspart da minha pesquisa em grandes empresas, categorizando-a mais como uma lição pessoal do que como uma aula particular. Mas, quando desvendamos as evidências da pesquisa, continuei voltando a isso em minha mente. Finalmente, um dia, durante uma reunião da equipe de pesquisa, compartilhei a história de Stockdale. Houve um silêncio em torno da mesa quando terminei e pensei: "Eles devem pensar que estou mesmo no campo esquerdo".
Então Duane Duffy, um membro da equipe quieto e pensativo que havia feito a análise do A & P versus Kroger, disse: “É exatamente com isso que estou lutando. Estou tentando entender a diferença essencial entre a A & P e a Kroger. E é isso. Kroger era como Stockdale, e A & P era como os otimistas que sempre pensaram que sairiam no Natal. "
Em seguida, outros membros da equipe começaram a comentar, observando a mesma diferença entre seus conjuntos de comparação - Wells Fargo versus BankofAmerica, ambos enfrentando desregulamentação, Kimberly-Clark versus Scott Paper, ambos enfrentando o terrível poder da Procter & Gamble, Pitney Bowes versus Addresso perda de seus monopólios, Nucor versus Bethlehem Steel, ambos enfrentando importações, e assim por diante. Todos eles demonstraram esse padrão psicológico para-doxista e o definiram como o Paradoxo de Stockdale.
O Paradoxo de Stockdale é uma assinatura de todos aqueles que criam a grandeza, seja em liderar suas próprias vidas ou em liderar outras. Churchill teve durante a Segunda Guerra Mundial. O almirante Stockdale, como Viktor Frankl antes dele, viveu em um campo de prisioneiros. E enquanto as nossas empresas boas a grandes não podem alegar ter experimentado a grandeza de salvar o mundo livre ou a profundidade da experiência pessoal de viver em um POWcamp, todos abraçaram o Paradoxo de Stockdale. Não importava quão sombria fosse a situação ou quão estultificadora fosse sua mediocridade, todos eles mantinham uma fé inabalável de que não apenas sobreviveriam, mas prevaleceriam como uma grande companhia. E, no entanto, ao mesmo tempo, eles se tornaram implacavelmente disciplinados em confrontar os fatos mais brutais de sua realidade atual.
Como muito do que encontramos em nossa pesquisa, os elementos-chave da excelência são totalmente simples e diretos. Os bons a grandes líderes estavam se livrando de muito barulho e confusão e apenas focalizavam as poucas coisas que teriam o maior impacto. Eles conseguiram fazê-lo em grande parte porque operavam de ambos os lados do Paradoxo de Stockdale, nunca deixando um lado ofuscar o outro.Se você for capaz de adotar este padrão duplo, você aumentará drasticamente as chances de tomar uma série de boas decisões e, finalmente, descobrir um conceito simples, ainda que profundamente perspicaz, para fazer as realmente grandes escolhas. E uma vez que você tenha um conceito unificador e simples, você irá fechar uma transição sustentada para resultados inovadores. É a criação desse conceito que se transforma.

Reynan Matos
Teólogo

Fonte:
Jim Collins. Good to Great: Why Some Companies Make the Leap ... and Others Don't. Nova York: Haper Collins, 2001, p. 83-87