Pages

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Gênesis | Capítulo 10

Esse capítulo confirma as palavras de Paulo em Atenas, de que Deus "de um só fez toda a raça humana" (At 17:26).

Apesar das genealogias serem provavelmente as partes mais desaminadoras para a maioria esmagadora dos leitores da Bíblia. Com tudo, eles foram preservadas por conter informações essências.

No caso da descendência de Noé em especial. "As listas relativas aos descendentes de Jafé e de Cão denotam a importância da fraternidade natural do ser humano (cf. At. 7.26). Antes de deixar à parte, por assim dizer, as demais nações, para tratar especialmente de Israel, o povo escolhido, Deus nos deslumbra com uma visão amorável, com relação aos povos da terra inteira. Trata-se de uma separação temporária visando à Grande Comissão (Mt 28.18-20) que, finalmente, reafirma o extremo interesse divino pela salvação do mundo todo. Israel jamis deverá esquecer-se de que o lugar privilegiado que desfruta tem por base tão somente a graça de Deus". (Sheed)

Só a titulo de curiosidade segue duas imagens que sintetizam a genealogia de Noé e sua ocupação geográfica:




Isso posto, podemos concordar que com base em Gênesis 10:

1. Todas as nações têm um só sangue (uma das mais cabais provas da inspiração das escrituras encontra-se no fato de que nenhuma outra literatura jamais ensinara a respeito da fraternidade natural dos homens, pelo contrário, todas as nações sempre se opuseram a este ensino).
2. Todas  as nações apresentam-se dotadas de uma necessidade suprema (cf Rm 1.18-22; 3.23 e Gl 3.22).
3. Todas as nações dispõem de um só meio de salvação (cf Gl 3.7-14)

Reynan Matos
Teólogo

Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia

V. 1

"Sem significa "nome" ou "fama"; Cam, "calor"; e Jafé, "beleza" ou "expansão". O último significado é preferível para o nome de Jafé, em vista da bênção pronunciada sobre ele pelo pai (ver Cn 9:27). Os nomes provavelmente refletem os sentimentos de Noé por ocasião do nascimento de cada filho. O nascimento de Sem assegurou "fama" a Noé; havia um lugar particularmente "caloroso" em seu coração para Cam; e em Jafé ele viu o crescimento de sua família. Os nomes também sugerem presciência profética. Sem ficou famoso como progenitor de Abraão e, assim, do Messias; a natureza de Cam era ardente, indômita e sensual; os descendentes de Jafé se dispersaram por vários continentes". (CBASD, p. 260)

V. 5

"Quando o Gênesis foi escrito, as populações das partes central e ocidental do Mediterrâneo estavam subdivididas em muitos grupos diferentes, provavelmente, todos eles descendentes de Javã, o quarto filho de Jafé". (CBASD, p. 264)

V. 6

"Os egípcios descenderam do segundo filho de Cam". (CBASD, p. 265)

V. 7

Sabá: "rica nação mercantilista. Em geral se acredita que foi a rainha desse povo que fez uma visita a Salomão". (CBASD, p. 266)

V. 32

"A lista das nações proclama a unidade da raça humana, declarando que todos descenderam de uma fonte comum. Por mais diversificadas que sejam hoje em sua localização geográfica, aparência física ou em peculiaridades nacionais, todas podem traçar sua origem a Noé e seus três filhos. Essa lista recusa as teorias que delineiam a humanidade a diferentes progenitores originais". (CBASD, p. 275)