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domingo, 21 de outubro de 2018

Gênesis | Capítulo 9


Em Gênesis 9 Deus estabelece uma aliança com a humanidade. 

Após estabelecida a aliança de Deus com o homem, Noé recebe os princípios necessários à continuação da vida sobre a terra:

1. Provisão concernente ao domínio da natureza.
2. Provisão dos meios que se sustente a vida sobre a terra.
3. Provisão implícita de um sistema de governo humano. 

Outro detalhe importante sobre o presente capítulo é que a Bíblia não ignora as limitações, e imperfeições dos personagens, ainda que esses sejam seus heróis. A Bíblia Sheed traz o seguinte comentário a esse respeito: "Noé não era perfeito, embora tivesse andado com Deus. Deste modo, a Bíblia não somente revela ser digna de toda confiança quando ressalta os merecimentos dos heróis, mas também quando relata a pecabilidade deles, persuadindo-nos, portanto, de que Cristo, o único verdadeiramente justo, permanece como fonte exclusiva de salvação para o homem (Hb 4.15,16)". 

No verso 12 temos então o primeiro de muitos sinais que viriam sobre a aliança de Deus com a humanidade, como a água no batismo, e o pão e suco na ceia do Senhor.

Para aqueles que gostam de uma bebida alcoílica não pode deixar de estudar esse episodio da vida de Noé, em que são tratados dois grandes problemas dos nossos dias, o vício e a pornografia. Esses temas estão presentes na embriaguez e nudez de Noé.

Eis aqui a primeira referência feita a respeito desse horrendo pecado, nas escrituras. Encontra-se por toda a Bíblia exorações e denúncias contra o uso de bebida alcoólica, incluindo-se até mesmo no catálogo dos mais abomináveis males. (Pv 23.20; Is 5.11,22; 28.1-7; Rm 13.13; 1Co 5.11; 6.10; Gl 5.21; e Ef 5.18)

Quanto ao tema da nudez (pornografia), se Cam foi amaldiçoado por ter contemplado a nudez de seu pai, o que não está implicado na contemplação da nudez alheia, e indiscriminada? 

Bem O pecado de Noé proporciona aos cristãos a seguinte admoestação (Shedd): 

1.Não está jamais imune ao pecado e às tentações.
2. Pequeninos deslizes cometidos durante o curso normal da existência poderão acarretar perigos graves.
3. O crente poderá dar ocasião a que outros cometam pecados, mesmo dentre os familiares.
4. Cumpre que o crente esteja consciente da imparcialidade com que Deus pune o pecado.

V.21

"O registro do pecado de Noé mostra a imparcialidade da Bíblia, que registra tanto as virtudes dos grandes servos de Deus como suas faltas. A idade e as vitórias espirituais anteriores não são garantia contra a derrota na hora da tentação. Quem pensaria que um homem que andara com Deus por séculos e que resistira às tentações de multidões, cairia sozinho? Um momento de descuido pode macular a mais pura vida e desfazer grande parte do bem que se faz no decorrer de anos". (CBASD, p. 256-257)

"A intemperança de Noé levou vergonha a um respeitável idoso e sujeitou alguém que era sábio e bom ao escárnio e à zombaria". (CBASD, p. 257)

V. 29

"Embora Noé fosse um homem justo e andasse com Deus, não atingiu a estatura espiritual de seu bisavô Enoque". (CBASD, p. 258)

Reynan Matos 
Teólogo

Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia

V. 3

"Ser-vos-á para alimento. Isso não significa que as pessoas tenham começado a ingerir carne pela primeira vez nessa ocasião, mas que pela primeira vez Deus as autorizou, ou melhor, permitiu fazer o que o dilúvio havia tornado uma necessidade. Os ímpios antediluvianos eram carnívoros (CS, 109)". (CBASD, p. 253)

"Além disso, a alimentação carnívora encurtaria a vida pecaminosa dos homens (CRA, 373)". (CBASD, p. 253)

"A razão pela qual Deus permitiu complementar a dieta vegetariana com carne foi não só a ausência temporária de vegetais como resultado do dilúvio, mas, provavelmente, também o fato de a superfície da Terra haver mudado tão completamente e diminuído sua fertilidade que, em algumas terras, como no extremo norte do planeta, o solo não produziria suficientes alimentos vegetais para sustentar a humanidade". (CBASD, p. 253)

V. 4

"Deus previu que o homem, presa vulnerável de crenças supersticiosas, pensaria que ao participar do fluido vital dos animais teria sua própria capacidade vital fortalecida ou prolongada". (CBASD, p. 253)

V. 5

"Da mão do homem. Esta advertência é dirigida contra o suicídio e o homicídio. Deus requer que a pessoa que tira a própria vida, bem como aquela que tira a vida do próximo, preste conta desse ato. O mandamento "Não matarás" é tão amplo em suas implicações que todo tipo de encurtamento da vida é proibido. O homem não pode dar a vida e, portanto, não tem o direito de tirá-la, a menos que solicitado a fazer isso por ordem divina. Ninguém que esteja em plena posse das faculdades mentais e morais, e que, portanto, seja responsável por seus atos, pode escapar da retribuição de Deus -nem mesmo o que atenta contra si mesmo. Na ressurreição, todo indivíduo terá de comparecer diante do tribunal de Deus para receber sua recompensa (Rm 14:10; 2Co 5:10)". (CBASD, p. 254)

V. 6

"A injunção divina confere poder judicial ao governo temporal e coloca a espada em sua mão. Deus tomou o cuidado de erigir uma barreira contra a supremacia do mal e, assim, lançou o fundamento para um desenvolvimento civil ordenado da humanidade". (CBASD, p. 254)

V. 15

"A mente espiritual pode ver, nos fenômenos naturais, revelações que Deus faz de Si mesmo (ver Rm 1:20). Assim, o arco-íris é uma evidência, para o crente, de que a chuva trará bênçãos, e não destruição universal". (CBASD, p. 255)

V. 17

"Este é o sinal. A aliança entre Deus e Noé concluiu os eventos ligados à maior catástrofe que o mundo já experimentou. A Terra, uma vez bela e perfeita, apresentava então, até onde alcançava a vista, uma imagem de completa desolação. Os seres humanos h aviam recebido uma lição sobre os terríveis resultados do pecado. Os mundos não caídos viram o fim terrível a que se chega ao seguir as propostas de Satanás". (CBASD, p. 255)

V. 18

"A raiz da depravação se encontrava em seu primitivo ancestral Cam, "o pai de Canaã". (CBASD, p. 256)

V. 20

"Noé tivesse recebido licença para matar animais e ingerir sua carne, ele julgou necessário começar a arar o solo imediatamente para dele obter alimento". (CBASD, p. 256)

"Passou a plantar uma vinha. A declaração não significa que Noé plantou apenas uma vinha e nada mais. A vinha é mencionada para explicar os eventos seguintes, mas não exclui o fato de ele lavrar a terra para outros propósitos". (CBASD, p. 256)

"Noé não errou ao plantar uma vinha. A videira é uma das nobres plantas que Deus criou. Cristo a usou para ilustrar Seu relacionamento com a igreja (Jo 15) e honrou seu fruto, bebendo dele na última noite de Seu ministério terreno (Mt 26:27-29). O suco de uva, não fermentado, é altamente benéfico ao corpo humano". (CBASD, p. 256)

V. 22

"Vendo a nudez do pai. O fato de Cam ser novamente chamado o pai de Canaã parece indicar que tanto pai quanto filho tinham inclinações profanas semelhantes, que se revelaram não só no incidente aqui descrito, mas também posteriormente nas práticas religiosas de toda uma nação. Além do mais, mostra que o evento ocorreu algum tempo após o dilúvio, quando Canaã, o quarto filho de Cam (Gn 10:6), já havia nascido. O pecado de Cam não foi uma transgressão involuntária. Talvez ele tenha visto acidentalmente a condição vergonhosa do pai, mas, em vez de ficar cheio de tristeza pela insensatez do pai, ele se alegrou com o que viu e se deleitou em divulgá-lo". (CBASD, p. 257)

V. 23

"Sem e Jafé tomaram uma capa. Os dois irmãos mais velhos de Cam não participaram dos sentimentos perversos do mais novo. Adão também havia tido dois filhos bem disciplinados, Abel e Sete, e um filho do pecado, Caim. Embora todos houvessem recebido o mesmo amor paterno e a mesma educação, o pecado se manifestou muito mais marcadamente em um que nos outros. Agora o mesmo espírito de depravação irrompe em um dos filhos de Noé, enquanto que os filhos mais velhos, criados no mesmo lar e sob as mesmas condições que Cam, mostram admirável espírito de decência e domínio próprio. Como as más tendências do criminoso Caim foram perpetuadas em seus descendentes, a natureza degradada de Cam também continuou se revelando em sua descendência". (CBASD, p. 257)

V. 25

"Orígenes, um dos pais da igreja, menciona a tradição de que Canaã foi quem primeiro viu a vergonha do avô e contou a seu pai. Não é impossível que Canaã tenha participado da má ação do pai. A maldição de Noé não parece ter sido pronunciada por ressentimento, mas como uma  profecia. A profecia não prende Canaã em particular ou os filhos de Cam em geral às cadeias de um destino de ferro. É simplesmente uma predição do que Deus viu de antemão e o anunciou através de Noé. É presumível que Canaã já estivesse
andando nos pecados do pai, e esses pecados se tornaram um traço tão forte no caráter dos descendentes de Canaã que Deus mais tarde ordenou sua destruição". (CBASD, p. 257)

V. 27

"Profecias como essa não determinam o destino de indivíduos dentro do grupo mencionado, seja para a salvação ou para a perdição. A cananeia Raabe e o jebuseu Araúna foram recebidos na comunhão do povo escolhido de Deus, e a mulher cananeia  foi ajudada pelo Senhor por causa de sua fé (Mt 1:5; 2Sm 24:18; Mt 15:22-28). No entanto, alguns ais foram pronunciados sobre os endurecidos fariseus e escribas, e Israel foi rejeitado como nação por causa da incredulidade (Mt 23:13; Rm 11:17-20)". (CBASD, p. 258)
Ellen G. White

Um sinal visível aos homens, anjos e Deus. 

"O arco representa o amor de Cristo que circunda a Terra e chega aos mais altos céus, ligando o ser humano com Deus e unindo a Terra ao Céu". (CBASD, p. 1201)

"Podemos nos regozijar na esperança, pois o arco da aliança de Deus está sobre nós. Ele nunca Se esquecerá de Seus filhos, de quem cuida". (CBASD, p. 1201)