Pages

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Gênesis | Capítulo 17

Assim como nos dias de hoje, o nome sempre foi algo importante, apesar da razão para a importância do nome variar de acordo com a cultura vigente. No caso da narrativa bíblica, os nomes estão muito associado ao caráter de quem os recebe. 

Ismael é o primeiro a receber um nome dado por Deus (Gn 16.11). 

Abrão significa pai exaltado, enquanto Abraão, significa Pai de multidão.

Sarai significa minha princesa, já Sara princesa

Isaque significa riso, "visto que tanto Abraão, como Sara, riram-se admitindo que se tratava de uma promessa irrealizável. Por ocasião do nascimento de Isaque, porém, eles riram-se por motivo diferente (21.6). A "aliança perpétua" se refere diretamente à primeira vinda de Cristo que é o verdadeiro Isaque (Gn 3.15)". (Shedd)

Reynan Matos
Teólogo

Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia

V. 1

Agora já se havia se passado 23 anos (os 10 anos do capítulo anterior com mais 13 do nascimento de Ismael conforme Gn 16.16) desde a promessa, com um intervalo de 13 anos entre o capítulo 17 e o 18.

"Durante os últimos 11 anos Deus lhe havia aparecido pelo menos quatro vezes (ver 12: 1, 7; 13:14; 15:1)". (CBASD, p. 321)

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Este nome de Deus, 'El-Shaddai, se encontra apenas nos livros de Gênesis e Jó: seis vezes no primeiro e 31 vezes no último. Este é um dos muitos indicativos de que o autor de ambos os livros foi a mesma pessoa". (CBASD, p. 322)

"Estando agora pronto para renovar Sua promessa a Abraão, Deus o encontrou um pouco cético. Por esta razão Deus Se apresentou como "o Deus Todo-Poderoso", para quem nada, por mais difícil que parecesse aos homens, seria impossível". (CBASD, p. 322)

"Anda na Minha presença. O original heb. diz: "Anda diante de Mim" (KJV). Durante 13 anos Abraão não havia andado inteiramente "diante de" Deus; daí a ordem para que o fizesse. Abraão devia andar como se estivesse na presença do próprio Deus, cônscio da inspeção divina e atento à Sua aprovação- não atrás dEle, como se estivesse concentrado em suas próprias falhas e desejoso de evitar ser observado. Há uma nítida diferença entre a expressão usada para designar esta ordem e a que foi usada para designar a vida de Enoque (Gn 5:24) e a de Noé (6:9). Foi dito, com respeito a estes dois patriarcas, que eles andaram "com Deus", enquanto que a solicitação a Abraão é que ande "diante" de Deus. Isto sugere um grau menos completo de companheirismo, e talvez implique o desagrado
de Deus pela falta de fé de Abraão no caso de Agar". (CBASD, p. 322)

"Sê perfeito. Deus desejava que Abraão compreendesse que a realização completa da promessa divina exigia que ele estivesse à altura do exaltado padrão divino de pureza e santidade (ver Mt 5:8, 48). Abraão foi chamado a uma experiência mais elevada do que havia conhecido até então". (CBASD, p. 322)

V. 10

"Ele devia ser um sinal da aliança com o Israel literal, assim como o batismo o é para o Israel espiritual (ver Gn 17:11; Cl2:11, 12; Tt 3:5; 1Pe 3:21). O primeiro se relaciona com o nascimento físico; o último está relacionado ao renascimento espiritual". (CBASD, p. 324)

V. 11

"Será isso por sinal. Deus estabeleceu sinais e memoriais de vá rios eventos significativos. O sábado foi instituído como um memorial da criação; a circuncisão, como sinal da aliança abraâmica; o batismo, como memorial da morte e ressurreição de Cristo; e a Ceia do Senhor, como memorial de Seu sacrifício vicário. Sinais exteriores podem ensinar verdades espirituais, tornando-se assim canais apontados por Deus para abençoar espiritualmente os praticantes. Assim, podem servir como lembretes perpétuos da graça de Deus e de nosso próprio dever e responsabilidade". (CBASD, p. 324)

V. 12

"Com a rejeição do Israel literal como povo escolhido de Deus, a circuncisão deixou de ter significado como rito religioso (At 15:5, 10, 19, 20, 24, 28, 29; Gl 2:3-5; 5:2-6; Rm 2:28, 29)". (CBASD, p. 325)

V. 18

"Tomara que viva Ismael diante de Ti. Este rogo sugere que desde o nascimento de Ismael, Abraão havia se apegado tenazmente à esperança de que esse filho poderia ser o herdeiro prometido. Cego para a possibilidade de Sara, em sua idade avançada, dar-lhe um filho, Abraão intercede em favor de Ismael. Abraão ficaria contente em aceitar o filho que ele próprio arranjara, até mesmo em lugar do que nasceria de Sara. Além do mais, isso o pouparia do embaraço de renunciar ao plano que ele próprio anunciara publicamente de que Ismael seria seu herdeiro (ver PP, 146)". (CBASD, p. 325-326)

V. 20

Curiosidade: "O nome dos 12 filhos de Ismael são dados em Gênesis 25:12-16. Como os 12 filhos de Jacó, cada um deles se tornou pai de uma tribo (ver com. de Gn 25: 13-1 6)". (CBASD, p. 326)

V. 21

Para pensarmos: "Embora Agar tivesse vindo a crer no Deus verdadeiro, a influência de sua educação egípcia anterior se demonstrou decisiva na vida de Ismael e seus filhos , pois os descendentes dele se tornaram pagãos". (CBASD, p. 326)

"Neste mesmo tempo. Um limite de tempo é agora anexado à promessa de um filho. Não poderia mais haver lugar para incerteza. Após esperar quase 25 anos desde a primeira promessa e de ter demonstrado tanto fé quanto dúvida no passado, Abraão ficou sabendo que o tempo de espera devia logo terminar". (CBASD, p. 326)