Pages

sábado, 20 de outubro de 2018

Gênesis | Capítulo 8

Dois pontos importantes sobre Gên 8:

1. Ao se lembrar de Noé, a Bíblia enfatiza o fato de Deus esquecer apenas dos pecados outrora perdoados.

2. A primeira reação de Noé, após a efetivação de sua salvação, é erguer um altar ao SENHOR!

E assim como Deus se lembrou de Noé, Ele deseja manter cada um de nós em seus planos. Toda via, estaremos dispostos a erguer um altar ao ETERNO, a semelhança de Noé?

Um aspecto curioso presente no relato do dilúvio é a estrutura de sua apresentação, conhecida na teologia como quiasmo:

7 dias de espera pela chuva 
   7 dias de espera pelo diluvio 
     40 dias de diluvio 
       150 dias de chuva 
         DEUS SE LEMBRA DE NOÉ 
       150 dias sem chuva
     40 dias de espera 
   7 dias de espera primeira pomba 
7 dias de espera segunda pomba
(Bíblia Andrews)

V. 1

"Lembrou-Se Deus de Noé. Este verso não implica que Deus houvesse esquecido Noé durante um tempo. Esta é uma expressão que indica divina solicitude e graça. Uma indicação comovente da ternura de Deus para com Suas criaturas se encontra na declaração de que Deus também Se lembrou de todas as outras criaturas viventes. Ele diz que, embora cinco pardais sejam vendidos por dois asses, "nenhum deles está em esquecimento diante de Deus" (Lc 12:6, 7; cf. Mt 10:29-31; 6:26); também Se lembrará de Seus filhos fiéis, que valem "bem mais" do que "muitos pardais". (CBASD, p. 248)

V. 14

"A arca é prova da bondade de Deus e da fé obediente de Noé. A arca foi um refúgio em tempo de perigo, um lar para os desabrigados e um templo onde a família de Noé adorava a Deus. Conduziu-os em segurança do velho mundo para o novo, de um ambiente de vício e pecado para uma Terra purificada do pecado. A arca era o lugar de salvação apontado por Deus, e fora dela não havia segurança. E como foi nos dias de Noé, assim será quando a presente era chegar a um abrupto fim por ocasião da vinda do Filho do homem (ver Mt 24:37). Aqueles que desejam ser salvos precisam se valer da provisão que Deus fez para a salvação". (CBASD, p. 249)

v. 20

"O primeiro ato de Noé ao sair da arca foi adorar a Deus. Os sacrifícios oferecidos por Noé não eram apenas uma expressão de gratidão por haver sido preservado, mas também um testemunho de sua fé no Salvador - que era tipificado pelos sacrifícios de animais. Na oferta "de animais limpos e de aves limpas", Noé deu evidências tanto de gratidão quanto de generosidade". (CBASD, p. 250)

Reynan Matos
Teólogo

Comentário Bíblico Adventista

V. 4.

"Ararate. Todos os expositores bíblicos concordam que a referência aqui é à região montanhosa da Armênia, embora não se saiba exatamente qual a parte das montanhas do Arara te. Nada tem sido comprovado sobre a descoberta de restos da arca de Noé. A localização tradicional, o moderno monte Ararate, tem dois picos, um com 5.137 m, outro com 3.896 m de altura. Entre os persas esses picos gêmeos são conhecidos como Koh-i-nuh, "a montanha de Noé". Este seria

um lugar ideal para a arca repousar enquanto as águas baixavam. A partir dele, os sobreviventes do dilúvio podiam se espalhar por todas as terras (ver com. de Gn 7:24)". (CBASD, p. 248)


V. 5.

"As águas foram minguando. As águas baixaram gradualmente por dois meses e meio após a arca ter repousado sobre as montanhas do Ararate". (CBASD, p. 248)

V. 14

Segue uma descrição do que seria o diário de bordo da arca durante o dilúvio:


"Transcorreu um período de exatamente cinco meses do início do dilúvio até o tempo em que a arca repousou sobre as montanhas do Ararate (Gn 7:11; 8:4). Isso é também dado como 150 dias (7:24), indicando assim que os cinco meses continham 30 dias cada um. É incerto, contudo, se o ano, no tempo de Noé, era lunar ou solar, e se começava na primavera ou no outono". (CBASD, p. 249)
"Mais tarde, quando a arca repousou sobre as montanhas do Ararate, começou um tedioso tempo de espera, que durou mais de sete meses. Noé pode ter pensado algumas vezes que Deus tivesse esquecido a solitária arca e seus ocupantes no topo daquela montanha. Ele, no entanto , teve as duas virtudes gêmeas: fé e paciência. Com que alegria Noé deve ter ouvido uma vez mais a voz de Deus ordenando que saísse da arca". (CBASD, p. 250)