Um discurso apelativo do início ao final, é assim que poderíamos classificar o segundo discurso de Moisés.
Com um apelo que se estende até nós hoje, a urgente necessidade de um coração circuncidado (v. 16, cf. Rm 2.29).
“Escreverei. A lei de Deus é ineficaz até que se permita que Ele as
escreva de novo "em tábuas de carne, isto é, nos corações" (2Co 3:3;
ver também Rm 8:3, 4). Só quando o mundo contemplar o reflexo da lei escrita no
coração dos servos de Deus é que poderá ser instruído e edificado. Deus
escreveu nas tábuas de pedra, e elas testemunharam de Seu caráter e vontade. Assim
também a igreja leva a inscrição feita pelo Espírito Santo, para que a
humanidade a contemple (2Co 3:2). Uma vida assim se torna em monumento da graça
de Deus, memorial de Seu poder que opera na vida do ser humano”. (CBASD, v.1,
p. 1080)
V. 1
“Lavra. Deus providenciou as primeiras tábuas de pedra (Êx
24: 12) e Moisés, as segundas”. (CBASD, v.1, p. 1080)
V. 2
V. 6
O destaque a oficialização de Eleazer como sacerdote, destaca a misericórdia divina a despeito de Sua indignação para com Arão (9.20).
V. 8
Curiosidade: Assim como um dia na semana, e o dízimo dos bens, eram consagrados ao Senhor, Ele o fez com uma das 12 tribos.
“Em caráter eles estavam
separados de seus irmãos por escolha própria; e, por escolha de Deus, foram
separados para Seu serviço”. (CBASD, v.1, p. 1080)
“Para estar diante do
SENHOR. Esta frase indica devoção consagrada ao serviço do Senhor no
Ministério público. Eles ministravam perante Deus, como oficiais da corte o
faziam perante um rei. Os sacerdotes eram responsáveis perante Deus. A frase é
usada também com referência aos profetas como ministros de Deus (lRs 17:1;
18:15) e ao serviço que Geazi prestava ao profeta Eliseu (2Rs 5:25)”. (CBASD,
v.1, p. 1081)
V. 12
"O verdadeiro temor e o verdadeiro amor são complementares e inseparáveis". (Shedd).
“E O ames. Quando no
coração há amor verdadeiro a Deus, o ser humano não se entrega por fraqueza à
tentação (ver Gn 39:9; Dt 13:4; 1Rs 8:23, 48; Jo 15:10)”. (CBASD, v.1, p. 1082)
Conclusão
O segundo discurso de Moisés consiste de apelo à:
a. Completa devoção baseada
na grandeza de Deus.(v.12-22)
b. Ao amor e à obediência
baseado na disciplina de Deus. (v. 11.1-7)
c. Obediência baseado nas
bênçãos que Israel receberia se este permanecesse fiel. (v. 11.8-17)
d. Lembrança constante das
Palavras de Deus, baseado em suas promessas de vitória (v. 11.18-25)
e. Para decidir entre uma das
duas opções, bênção ou maldição. (11.26-32)
Reynan Matos
Teólogo