"Moisés já havia orientado sobre os perigos da associação com os povos de Canaã (capítulo 7) e o orgulho pela prosperidade futura (capítulo 8). No capítulo 9, ele trata do orgulho pela vitória militar. Os israelitas estavam para vencer nações muito mais poderosas e protegidas por cidades “amuralhadas até aos céus” (v. 1). Porém, o Senhor iria adiante deles (v. 3). Ao obter vitórias espetaculares, os israelitas certamente teriam a impressão de que sua justiça ou retidão ética (tsedaqah) havia conquistado o favor divino. Moisés, então, os previne, ressaltando que a razão da vitória não seriam os méritos de Israel, mas a “impiedade” (rasha) daquelas nações (v. 4)". (Jornada espiritual 2019, p. 67)
V. 2
Curiosidade: "Anaquins. Literalmente, "os de pescoço longo". Podem ser descendentes de Anaque. Arba, fundador de Hebrom (Js 14:15; 15:13), era chefe dos anaquins. Eles foram espalhados pela região montanhosa de Judá (ver Nm 13:22, 28, 33). Filhos de Enaque. Após a conquista israelita, nenhum dos anaquins permaneceu em Judá, mas um pequeno remanescente sobreviveu na Filístia (Js 11:22; 2Sm 21:16; ICr 20:4). Acredita-se que Golias era descendente dos anaquins (Nm 13:33; Js 11 :22; 1Sm 17:4)". (CBASD, v.1, p. 1077)
V. 3
Moisés cuidou em assegurar que o povo mantivesse viva na memória que o Senhor Deus é que sempre deveria estar a frente deles. E nós, quem demos deixado estar a nossa frente? posição social, pessoas influentes, Origem familiar? quem vai adiante de você em suas lutas, onde reside sua verdadeira confiança?
V. 4
"Maldade. Quando Abraão habitava em Canaã, a medida "da iniquidade dos amorreus" ainda não havia se enchido (Gn 15:1 6). Por 215 anos, Abraão e seus descendentes foram testemunhas fiéis do Deus verdadeiro, para que os habitantes dessa terra tivessem oportunidade de se converterem de seus maus caminhos. Somente quando as nações de Canaã tinham enchido de modo irreversível a taça de iniquidade e seu tempo de graça tinha se acabado é que Deus os expulsou de sua terra (ver Lv 18:24-28; 1Rs 14:23, 24; 21:26)". (CBASD, v.1, p. 1077)
V. 5
"O SENHOR [ ... ] as lança de diante de ti. Originalmente Deus havia dado a terra de Canaã aos amorreus e às outras tribos que os israelitas encontraram ali (Dt 32:8; At 17:26), mas por causa do mau procedimento, eles perderam o direito de permanecer nela. Se Israel imitasse a conduta dessas nações, também seria expulso. Isso aconteceu afinal (ver Êx 34:24; Dt 4:38; 11:23; Js 23:5, 9)". (CBASD, v.1, p. 1077)
V. 6
"A expressão 'de dura cerviz' descreve a pessoa que, ao ser chamada, não vira sua cabeça para atender à voz de quem chamou". (Shedd)
"Moisés deixa claro que Israel não tinha base nenhuma para pensar que sua própria justiça poderia servir de lastro para o triunfo. De fato, Israel só fora preservada da destruição através da renovação misericordiosa do pacto quebrado, em uma resposta de Deus à intercessão de Moisés". (Shedd)
"Deus roga a Seu povo que não endureça o coração (Sl 95:8). Porém, Israel fez isso com frequência (Êx 32:9; 33:3, 5; 34:9; ver com. de Êx 4:21 )". (CBASD, v.1, p. 1078)
V. 8
"Eles se rebelaram na presença de Deus". (CBASD, v.1, p. 1078)
V. 9
"O jejum com frequência acompanhava períodos devotados à meditação sobre assuntos sagrados, pois ele tende a clarear a visão espiritual". (CBASD, v.1, p. 1078)
V. 10
"Estando reunido todo o povo. Referência à notável ocasião em que Israel se reunia para ouvir Deus proclamando a santa lei (Dt 10 :4; 18:1 6)". (CBASD, v.1, p. 1078)
V. 14
Constatando a dureza do povo no verso 13, Deus se propõe a refazer sua nação a partir de Moisés, e ainda assim ele estaria sendo fiel a promessa feita aos patriarcas. "Moisés porém, cumpriu fielmente seu ofício mediador em favor de Israel, em vez de aproveitar-se da oportunidade de ser um segundo Abraão". (Shedd)
Uma postura bem distinta, daqui constatamos regular entre o pretenso povo de Deus. Onde parece que a vida que vale a pena ser vivida é só aquele em que o nosso nome tem a devida notoriedade.
"Deixa-Me que o destrua.O pecado deliberado, premeditado pode acabar repentinamente com o tempo da graça". (CBASD, v.1, p. 1078)
V. 18
Curiosidade: "O vosso pecado. Antes disto, por três vezes Israel desobedeceu gravemente a Deus -em Mara (Êx 15: 23), no deserto de Sim (Êx 16:2, 3) e em Massá (Êx 17:2-7)". (CBASD, v.1, p. 1078)
V. 19
Assim como no caso das filhas de Zelofeade (Nm 27.1-7; 36.6,10), Deus continua a ouvir e interagir com as sugestões dos seus filhos. E isso em nada afeta sua onisciência. Ilustremos, ainda que limitadamente, é como alguém que já tinha a intenção de fazer um benefício para outem, e o beneficiário se antecipa pedindo antes que lhe seja oferecido o benefício, contudo se ele não houvesse pedido ele já o receberia. Ou como um Pai que sabe o que o filho precisa, mas espera que este o peça, com o intuito de lhe ensinar, que na vida para algumas realizações só através da intervenção de outros.
V. 20
"Arão. Ele considerava Moisés excessivamente severo com o povo e pensou que seria melhor ser mais conciliatório e, em parte, satisfazer os desejos deles. Mas essa transigência com o pecado era trágica. Não é de se surpreender que Deus estivesse pronto a destruí- lo; a culpa de Arão era maior do que a do povo". (CBASD, v.1, p. 1078)
"O fato de que lhe foi permitido viver e se tornar sumo sacerdote testifica da misericórdia e da paciência divina". (CBASD, v.1, p. 1078)
V. 24
Simplesmente um dos versos mais tristes da Bíblia. E você como tem vivido?
V. 25
"Prostrei-me. Em sua intercessão. Moisés tipifica o ministério medianeiro de Cristo ". (Shedd)
Com isso, "O povo de Israel devia sua existência a Moisés, que intercedeu por eles". O que nos faz pensar, por que a intercessão é tão importante e eficaz na vida das pessoas?" Entre as respostas, poderíamos destacar que ela faz com que nos voltemos para a necessidade do outro em detrimento da nossa, abrindo mão de um tempo de algo que poderia estar realizando para o nosso benefício com o intuito de buscar o benefício do outro.
Segundo o Pr. Adolfo Suárez eis o que se espera de um intercessor:
1. Que seja sensível ao pecado.
2. Que tenha coragem de agir rapidamente.
3. Que enfrente o pecado das pessoas.
4. Que tome providencias quando descobre o mal.
5. Que ore em favor das pessoas
6. Que seja amigo de Deus.
A interseção substitui um espírito de acusação. Por isso precisamos de pessoas mais dispostas a interceder do que em acusar.
Reynan Matos
Teólogo